quinta-feira, 2 de julho de 2009

O campeão


Sete anos separaram os três títulos do Corinthians na Copa do Brasil: 95, 2002 e agora 2009. Sempre acompanhados dos regionais/estaduais, conquistados pelos corintianos no mesmo ano. E a Copa do Brasil deste ano foi conquistada em Porto Alegre, palco da queda para a segunda divisão. Não haveria forma mais sintomática de atestar o que aquele pequeno bando de loucos gritava nas arquibancadas coloradas: o Coringão voltou.

Voltou porque tem um trabalho sólido dentro e fora de campo, que tem sido eficiente em buscar os jogadores certos para as posições certas. Pela sabedoria em se utilizar da grandeza do próprio clube para ser cada vez mais forte. Pela força que naturalmente tem, porque é um dos maiores.

O coringão voltou também porque tem um treinador dos mais competentes. Na beira do campo, gaúcho como Felipão e tantos outros que dominam a Copa do Brasil. Fora dele, ciente e consciente do que é preciso para administrar um grupo de jogadores e conquistar a confiança de todos, do presidente ao roupeiro, passando pela imprensa.

Tudo isso explica a postura corintiana no palco do Beira-Rio. Seguro a ponto de conter a pressão inicial do Internacional e competente para ganhar território e passar a jogar – mais que o adversário. Legitimamente (viu Fernando Carvalho?), o Corinthians é o campeão da Copa do Brasil.

2 comentários:

André Augusto disse...

Um time maduro e técnico, foi o que vi ontem. E Mano é o grande responsável por isso, após o revés do ano passado.

O trabalho que ele vem desenvolvendo é fantástico, equiparado - guardadas as devidas proporções - ao de Abel braga, Muricy e Felipão.

Blog do Carlão - Futebol é nossa área disse...

Para mim Mano está somente atrás de Felipão, entre os técnicos brasileiros, desde o ano passado.