domingo, 18 de outubro de 2009

As marcas do Mundial Sub-20


A falta que jogadores como Giuliano, Paulo Henrique Ganso, Alex Teixeira e Tolói fizeram em seus clubes já dá a dimensão do bom time que Rogério Lourenço, mesmo com tantos problemas, conseguiu reunir para a seleção sub-20 que disputou o Mundial da categoria no Egito. Chegar até a decisão, superando bons adversários como Alemanha e Uruguai, foi uma vitória particular para o treinador, que conseguiu dar espírito de grupo e um equilíbrio tático interessantes para uma equipe montada abaixo de suas possibilidades.

É verdade que ficará na garganta o gosto amargo de não vencer um jogo que estava nas mãos. Desde a expulsão de Daniel Addo na etapa inicial, Gana ficou nas cordas e o Brasil não foi suficientemente incisivo para matar o adversário, em que pese a prejudicial lesão de Tolói, deixando os brasileiros, na prática, também com 10 a partir de certo momento.

Para uma equipe marcada pelo conjunto e pela personalidade determinada, essa falha decisiva custou caro. Errar três pênaltis na disputa fatal é mais uma hesitação imperdoável e que torna o título aceitável para Gana. Resta a satisfação das vitórias marcantes sobre Uruguai e Alemanha, dois dos times mais fortes do torneio.

Em suma, a competição disputada na África apresentou partidas de tirar o fôlego, como Itália e Espanha, Brasil e Alemanha ou Costa Rica e Hungria, bem como grandes valores como Dominic Adiyiah, Andre Ayew, Kopplin, Koman, Nemeth e Viudez, para não ir além - e até goleiros como Alavarado, Fiorillo, Rafael e Agyei.

Não há como fechar os olhos para os tantos desfalques importantes, que em campo tornariam o Mundial Sub-20 um torneio de primeiríssima linha. A Fifa, quase sempre omissa nesse tipo de situação, precisa urgentemente criar mecanismos para que, em 2011, os melhores da geração /91 e /92 estejam em campo.

Mais: Review cirúrgico dos amigos Lincoln Chaves e Marcus Alves sobre o Mundial

3 comentários:

Gilson Gustavo disse...

Oi Dassler,
vi alguns comentaristas falarem em maior força física de Gana com relação ao time brasileiro. Você viu isso também?

Carlos Silva disse...

Dassler, está havendo algum problema com o Olheiros.net? Há dias não consigo acessar lá, pois só aparece uma página de erro.

Dassler Marques disse...

Gilson, claro que há sim. Mas não força não resolve sozinha e o time de Gana tinha talento e também organização tática.

E Carlos, estamos realmente com problemas que, espero, devem ser resolvidos entre hoje e amanhã.

Abraços