quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Futebol brasileiro em outra realidade


O site português Futebol Finance divulgou nesta quarta-feira as melhores médias de público do futebol europeu na última temporada. A liderança é do Manchester United, tricampeão inglês e presente nas duas finais europeias mais recentes, com com 75.304 torcedores. Ainda há Borussia Dortmund, Real Madrid, Barcelona e Borussia Dortmund acima dos 70 mil.

No futebol brasileiro, atrair o público ao estádio ainda é um mito. Chegar às arquibancadas para ver seu time segue sendo uma verdadeira aventura, desde comprar o ingresso, até ir ao banheiro e passando na saída para voltar pra casa. Logo, os números da Série A são bem diferentes.

O Atlético-MG vive um momento especial com sua torcida e lidera a média de público do Campeonato Brasileiro, com 37.257 torcedores por jogo. Logo atrás vem o Flamengo, com 31.275. O terceiro colocado está distante e é o São Paulo, com 22.562. Na Europa, todos levariam de lavada.

Com seus números, o Atlético-MG viria apenas na posição 37 entre os europeus. O Flamengo, no número 47, enquanto o São Paulo nem estaria entre os 50 primeiros.

É, ainda há muito trabalho para o país do futebol, da Copa de 2014 e da Olimpíada 2016.

Compare: os números da Europa x os números do Brasil

Nenhum comentário: