sábado, 9 de junho de 2007

Ousadia dos bávaros


Nem bem terminou a temporada européia e o Bayern de Munique, desconcertado por não terminar entre os três primeiros na Bundesliga e ficar fora da próxima Liga dos Campeões, já contabiliza seis novos reforços para 2007/08. Segundo garante a imprensa alemã, os bávaros também têm praticamente tudo certo com Miroslav Klose e Zé Roberto. Se acertar com o primeiro, é possível que Roy Makaay seja negociado.

Renovando e reforçando o elenco de maneira drástica e aparentemente competente, o Bayern de Munique se prepara para brigar com unhas e dentes pelo próximo título alemão. A chegada de jogadores de grande nível como Franck Ribéry e Luca Toni (foto), dão a dimensão das pretensões do clube que é, sem dúvida alguma, um dos maiores gigantes do Velho Continente.

Para aprofundar a renovação, foram seis os jogadores a já deixar o clube. Owen Hargreaves, cobiçado pelo Manchester United, rendeu pomposos 22 milhões de euros aos cofres bávaros. Além dele, foram liberados Claudio Pizarro (Chelsea), Ali Karimi e Hasan Salihamidzic (Juventus), além de Mehmet Scholl, aposentado. Roque Santa Cruz, outro que rende pouco na relação custo-benefício, não deve ficar.

Os seis reforços são:

Luca Toni - atacante - 11 milhões de euros

Assumirá imediatamente a condição de centroavante titular. Tem moral, sede de vitória e principalmente muita capacidade para triunfar no futebol alemão. Dependerá muito do próprio desempenho do time, mas as expectativas, não há porque não serem boas.

Franck Ribéry - meia-direita - aproximadamente 20 milhões de euros

Destaque da última Copa e muito cobiçado pelos gigantes da Europa, deve dar muitas opções e é certeza de uma presença vibrante em campo. Pode jogar pelo lado direito do meio, como meia-atacante ou até segundo atacante. A última opção é, aparentemente, a mais provável.

Marcell Jansen - lateral-esquerdo - 10 milhões de euros

Figura regular do Borussia Mönchengladbach há mais de uma temporada, o lateral que figura sempre na seleção alemã, terá enfim a oportunidade de jogar em um clube forte. Sua presença dá mais de uma opção para Ottmar Hitzfeld que, quando quiser, poderá deslocar Lahm para a direita.

Hamit Altintop - meia - custo zero

Jogador que alia vigor e técnica, foi um dos melhores nomes do Schalke 04 nos últimos dois anos. De origem turca, o reforço tem tudo para assumir a alcunha de curinga no meio bávaro, antes preenchida por Salihamidzic. Teoricamente, briga por vaga no lado direito da segunda linha de quatro.

José Sosa - meia-direita - 9 milhões de euros

A poucos dias de completar 22 anos, o argentino José Sosa chega ao Bayern de Munique para desmitificar passagens frustrantes recentes de Julio dos Santos e Roque Santa Cruz, jovens e sulamericanos como ele, mas que nada fizeram na Bavária. É tido como talentoso, foi grande destaque no último Torneo Clausura, vencido pelo Estudiantes. Atua pela direita e faixa central. Compõe o elenco inicialmente.

Jan Schlaudraff - atacante

Schlaudraff, no modesto Aachen, surpreendeu a Europa com gols magníficos durante a primeira metade da temporada. Atingiu rapidamente o Nationalelf e acertou há um bom tempo com o Bayern. Nos últimos meses, caiu seu desempenho e também o clube que defendia. Joga como meia-atacante ou mais à frente. Aparentemente e, por características, supre a lacuna deixada por Mehmet Scholl. Não será fácil de ser preenchida, mas é uma aposta bastante válida.

Análise geral

São contratações ousadas, interessantes e bem planejadas. É bem possível que o Bayern venha fortíssimo para vencer a próxima Bundesliga, especialmente por os outros oponentes fortes (Stuttgart, Werder Bremen e Schalke 04) estarem na briga pela Liga dos Campeões. Naturalmente, também brigará pela Copa da Uefa, embora esta seja um objetivo secundário.

Como deve jogar

Se mantiver a formação do fim da última temporada, Ottmar Hitzfeld deverá jogar com duas linhas de quatro com dois atacantes à frente. Na defesa, Kahn, Sagnol, Lúcio, Van Buyten e Lahm. No meio, apostaria em Altintop e Schweinsteiger pelos lados, com a faixa central preenchida por Van Bommel e Demichelis. À frente, Luca Toni com Ribéry. Este último, entrando no meio-campo, abriria vaga para outro homem de frente, possivelmente Podolski ou Klose, se chegar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito!

E a chegada do Klose parece bem iminente.

Braitner Moreira disse...

Ainda acho que Toni não vai dar certo :P

Que mudança no ataque... Pizarro, Santa Cruz e Makaay dando lugar a Toni, Schlaudraff e Klose.

Timaço que o Bayern tá montando, às vezes é preciso dar um passo atrás para descer do salto.