domingo, 2 de dezembro de 2007

As bolinhas já rolaram..


Escolher o principal destaque para a próxima Eurocopa é uma tarefa difícil. Grupo da morte (como sempre), sorteio parecido com 2004 e rivalidades à prova: o cenário decidido pelas bolinhas, neste domingo, ressaltou o clima de dramaticidade que deve marcar a Euro. Aliás, que já ocorreu nas próprias Eliminatórias, com a classificação da Itália e as eliminações marcantes de escoceses e ingleses.

A campeã Grécia, situada no grupo D, terá dois dos três adversários que teve em 2004, quando comeu pelas beiradas, matou França e República Tcheca e surpreendeu Portugal na finalíssima. Ao invés dos lusos, a quem venceu já na estréia, a seleção de Otto Rehhagel defrontará a Suécia, de marcante participação também em 2004. Rússia e a Espanha, vivendo mais uma vez um grande momento, completam a disputa que será nas austríacas Innsbruck e Salzburg.

Pelo grupo C, jogado nas suíças Berna e Zurique, a Holanda provou, mais uma vez, que não tem mesmo muita sorte. O time de Van Basten, após tentar entregar o último jogo contra País de Gales para fugir de um eventual grupo da morte no sorteio, terá as duas finalistas da última Copa do Mundo pela frente. Itália e França, que já se defrontaram durante as Eliminatórias, colocam a Orange novamente em uma chave dura, como já foi em 2006 na Alemanha. A Romênia, vivendo um momento que não passava desde 1994, completa a briga por apenas duas vagas. Detalhe: a seleção de Victor Piturca deixou os holandeses pra trás na fase classificatória.

Na chave B, a tendência é que a Alemanha nade de braçadas como na Copa do Mundo. Com outro sorteio favorável, o Nationalmannschaft poderá provar que é, no momento, o principal selecionado na Europa. Em Viena e Klagenfurt, a Áustria contará com a torcida local, para tentar a façanha da classificação: o time austríaco é fraquíssimo. Além deles, Croácia - em alta com um time rejuvenescido, e Polônia, com uma fase classificatória segura, tentarão impedir os alemães de somarem nove pontos.

Fechando a sorte nas bolinhas, foi sorteado o grupo A, sediado por Basiléia e Genebra, onde os tchecos defrontam os anfitriões na abertura da Euro. República Tcheca e Portugal, semifinalistas em 2004, têm leve favoritismo, mas terão que enfrentar a co-anfitriã Suíça, em momento razoável. Estes, porém, devem fazer um jogo trepidante contra a Turquia, contra quem protagonizaram uma briga ferrenha na repescagem das Eliminatórias para a Copa. À época, os suíços levaram a melhor e foram pra Alemanha.

Um comentário:

André Augusto disse...

Mas que grupo da morte, hein? Não tinha um pior não? rs

Abraço!