quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Os melhores do Brasileirão 7/7


Com um sensível atraso, o Papo de Craque encerra, enfim, a divulgação dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro de 2007. No ataque, a regularidade é definitivamente chutada para escanteio. Os "match winners" dominam a votação, especialmente quando tenham feito jogos decisivos. Nesse sentido, os nomes eleitos foram mais que absolutos.

Acosta - "Centroavante"

O uruguaio Acosta, pouca gente percebia, mas não tinha como ser meio-campista. Levemente desengonçado, também pelo porte físico, não dava a fluência necessária ao setor Timbu, embora fizesse seus golzinhos. Roberto Fernandes, então, foi astuto. Colocou o gringo entre os zagueiros adversários, onde ele fez gols de todas as maneiras imagináveis e se tornou o principal personagem na reação do Náutico.

Tardiamente, aos 30 anos, Acosta se encontrou. No futebol, na vida e dentro de campo, atuando como centroavante. Pretendido por boa parte dos clubes grandes do país, o uruguaio também tem suscitado pressão entre os cisplatinos, doidos para lhe ver na celeste olímpica. Por ora, o alvirrubro é o principal atacante - quiçá jogador - do Campeonato Brasileiro de 2007.

Leandro Amaral - "Português"

Leandro é daqueles casos raros de jogador que renasce. Tudo bem, muita gente renasce. Mas não a ponto de ser eleito para a seleção do Campeonato Brasileiro. Aos 30 anos, apenas no Vasco é que o atacante mostrou o grande futebol que lhe levou para a Fiorentina em 2000.

Além de fazer muitos gols, claro, decidiu jogos e carregou a equipe, de bons momentos no primeiro turno. Leandro Amaral renasce, justamente, em um clube de colônia lusa, o que chega a ser bastante curioso. Simples, porém, é sua escolha para os melhores: Leandro foi soberbo!

RANKING DOS ATACANTES

6 votos: Acosta (Náutico)

5 votos: Leandro Amaral (Vasco)

4 votos: Kléber Pereira (Santos), Felipe (Náutico), Edmundo (Palmeiras) e Josiel (Paraná)

3 votos: Carlinhos Bala (Sport), André Lima (Botafogo), Alecsandro (Cruzeiro) e Anderson Aquino (Sport)

2 votos: Fernandão (Internacional), Alexandre Pato (Internacional), Marcos Aurélio (Santos), Aloísio (São Paulo), Finazzi (Corinthians), Borges (São Paulo), Guilherme (Cruzeiro), Somália (Fluminense), Marcelo Moreno (Cruzeiro), Roni (Cruzeiro) e Rodrigão (Palmeiras)

1 voto: Dagoberto (São Paulo), Éder Luís (Atlético-Mg), Jorge Henrique (Botafogo), Dodô (Botafogo), Christian (Internacional), André (Juventude), Weldon (Sport), Fabrício Carvalho (Goiás), Marcel (Grêmio), Marcelo Ramos (Atlético-Pr), Paulo Henrique (Atlético-Mg), Otacílio Neto (Figueirense), Alan Kardec (Vasco), Leandro (São Paulo), Wesley Brasília (América), Vanderlei (Atlético-Mg), Renatinho (Santos) e Tuta (Grêmio)

3 comentários:

Pedro Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Lopes disse...

Foram, sem sombra de duvidas, os dois melhores atacantes do Brasileirao.

O Acosta foi a maior surpresa do campeonato, principalmente por conta da sua idade. Eu lembro que, logo nos seus primeiros dias no Nautico, ele disse que veio ao Brasil para resolver sua vida financeira. O que me surpreendeu foi o (baixo) salario do uruguaio nos primeiros meses de Nautico: 12 mil reais. Depois de mostrar servico, ele ganhou um aumento. Com isso, passou a ganhar 40 mil.

Quanto ao Leandro Amaral, o que me impressionou nele foi a disposicao que ele mostrou durante o Brasileiro. O cara, apesar de ser atacante, corre o campo todo durante os 90 minutos. E ja tem 30 anos nas costas...