domingo, 31 de agosto de 2008

Fim de tradição na Premier League


O Campeonato Inglês era o único dos grandes campeonatos de futebol que resistia à idéia de ter sete jogadores como opção no banco de reservas. A nova temporada, porém, pôs fim à essa medida e faz a alegria dos treinadores que sempre precisavam se desdobrar e inevitavelmente recorrer para as improvisações.

A idéia de manter apenas cinco jogadores no banco, o que era utilizado na Premier League até a temporada passada, tem explicação. Imaginava-se que, assim, se diminuiriam as já profundas diferenças na força dos elencos entre grandes como o Manchester United e frágeis como o Derby County, lanterna da última edição da primeira divisão inglesa.

O fato de ter apenas quatro jogadores de linha à disposição faziam surgir algumas peculiaridades. Especialmente na defesa, clubes preferiam contratar e ter no banco jogadores capazes de atuar em mais de uma posição. Boulahrouz, por exemplo, chegou ao Chelsea há dois anos com um cartão de visitas onde se dizia poder jogar na zaga, nas duas laterais ou mesmo de volante.

De qualquer forma, a grande maioria dos clubes da Premier League estão, atualmente, entre os economicamente mais fortes da Europa. O sucesso da competição - hoje a mais forte do planeta bola - e a abertura escancarada para investidores, ainda que de lisura duvidosa, fazem de clubes historicamente médios, como Manchester City ou Portsmouth, verdadeiras potências no mercado de transferências.

2 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Interessante, não sabia deste detalhe. Logo na Inglaterra que os elencos são tão estrelados. Por isso, que é comum o rodízio de jogadores, para que todos tenham oportunidade de jogar.

André Augusto disse...

Achei demias essa medida. Era a única coisa que faltava para deixar o campeonato ainda melhor!

Nesses casos, a tardição não cabe frente aos milhões investidos.