terça-feira, 5 de agosto de 2008

O Botafogo não pára de subir


Oitava posição: o Botafogo, na 17ª rodada, chegou em sua melhor colocação desde a primeira jornada do atual Campeonato Brasileiro. Em sete jogos no clube, Ney Franco venceu quatro, empatou dois e só perdeu um, para o São Paulo no Morumbi, onde jogou melhor que os donos da casa. Antes ameaçado pelo rebaixamento, o Fogão fala em terminar o turno a três pontos do G-4 - hoje a distância é de cinco pontos.

A recuperação do moral e da confiança são os pontos principais do trabalho do treinador mineiro. O time desmotivado de Geninho deu lugar a um Botafogo corajoso, intenso e com objetivos sempre definidos em cada partida. Maduro após passagens boas por Flamengo e Atlético Paranaense, Ney parece pronto para um grande trabalho em Caio Martins.

Em pouco tempo em General Severiano, Ney tem variado entre dois sistemas táticos: o 4-3-1-2, o mais habitual, e o 4-2-3-1, utilizado em momentos esporádicos. Na arrumação da equipe, o treinador tem sabido aproveitar bem o legado de Cuca, que tinha jogadores versáteis. Casos de Zé Carlos, Leandro Guerreiro, Jorge Henrique e Túlio, por exemplo. A chegada de Gil e Carlos Alberto oferece ainda mais argumentos na hora de montar o time.

Com alta velocidade, o Botafogo se impõe mesmo contra adversários fortes, como Flamengo e São Paulo, por exemplo. Pensar em G-4, a julgar pela força de outros concorrentes, ainda parece cedo para 2008. O atual oitavo lugar é digno e bastante positivo, mas o Fogão quer subir ainda mais.

Nenhum comentário: