domingo, 7 de dezembro de 2008

10 motivos para mais um título do São Paulo


1-) A campanha fulminante no returno. Foram 12 vitórias e seis empates, em uma seqüência invicta de 18 partidas. A única derrota foi para o Grêmio e, deve-se dizer, com gol irregular.

2-) Foi o campeonato de Muricy Ramalho. Ninguém tem tantos méritos quanto o técnico nesta conquista, fazendo a equipe crescer a partir do momento em que teve mais tempo para treinar, vencendo as partidas com formações diferentes e estudando friamente as virtudes e fraquezas dos adversários. Deve ser louvado ainda pela revelação de Jean e as recuperações de Hugo e Dagoberto.

3-) A manutenção de praticamente todo o grupo, mesmo com a janela de transferências. O clube se recusou a vender jogadores importantes e provavelmente a ter prejuízo no balanço da temporada. O saldo de 2008, com o título, se torna lucrativo.

4-) Tudo o que jogou Hernanes, o craque do campeonato. Deixando de ser o volante que marcava e iniciava o jogo em 2007, para ser o cérebro e o espírito da equipe de 2008. Mesmo com a cobrança às vezes indelicada de Muricy, mostrou maturidade e provou ser um craque para os padrões do futebol brasileiro.

5-) O desempenho de Borges nos últimos seis jogos, com oito gols anotados e participações decisivas, provando que pode, sim, ser o centroavante da equipe. Foi muito bem fazendo o pivô, também, fazendo com que Aloísio fosse esquecido rapidamente.

6-) O outro valor individual a ser citado é André Dias, o grande zagueiro do Campeonato Brasileiro. Atuou em 32 partidas e foi absolutamente regular. Esqueceu os problemas pessoais que lhe prejudicaram em outro momento e jogou no mesmo nível de Miranda, tão bom quanto, mas que perdeu momentos importantes por lesão.

7-) A mentalidade vitoriosa do clube, liderada por Rogério Ceni, um capitão que ninguém tem. Venceu jogos importantes mesmo quando não brigava pelo título, e só foi superado, mesmo, pelo Grêmio no confronto direto. Foram só cinco derrotas dentro do Campeonato Brasileiro.

8-) Um dos melhores, e talvez o melhor, preparo físico do país. Especialmente quando o campeonato passou a ter um jogo por semana, o São Paulo decolou. No Bezerrão, contra o Goiás, foi incrível como a equipe de Muricy marcou o tempo todo e esteve na ponta dos cascos.

9-) A presença importante de Juvenal Juvêncio, chacoalhando o elenco em momentos importantes da competição, oferecendo incentivos financeiros providenciais e, claro, dando respaldo a Muricy Ramalho nos momentos difíceis.

10-) Como se tirou uma diferença de onze pontos, claro, os vacilos do Grêmio, caindo demais após o primeiro turno perfeito. Nove vitórias em 19 jogos é pouco demais para quem quer o título.

3 comentários:

André Augusto disse...

ável pela conquista é o Muricy. Legal ver a seriedade e a busca pela perfeição deste que é o maior profissioanl no Brasil atualmente. Hernanes foi monstro e realmente foi o melhor jogador do certame e Borges esteve sempre inspirado. Só discordo quanto ao Dagoberto. Acho que a recuperação do Hugo foi de mais valia ao SP do que o futebol que ele apresentou.
Realmente, a organização venceu mais uma vez.

Filipe Lima disse...

Vou escrever em breve um pouco sobre a "organização" do São Paulo. Concordo com quase tudo que você disse. Minha única diferença é sobre o Hernanes. Estou mais próximo do que viu a Placar e, para mim, Rogério e André Dias fizeram campeonatos melhores que Hernanes, que teve períodos extremamente irregulares. Num campeonato que premia a regularidade, Rogério e André o foram mais, ao meu ver.

Abraços.

Gerson Sicca disse...

o São PAulo hj é o gigante brasileiro. Incomparável. E Murixy é tetra!