segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Viva os pontos corridos


Dez jogos simultâneos e oito deles decisivos para o que resta a ser decidido no Campeonato Brasileiro de 2008, o sexto da história em pontos corridos e o terceiro cujo título só será definido no apagar das luzes. É verdade que a vantagem são-paulina diante do Grêmio indica emoções contidas na expectativa pela taça, mas é inegável a afirmação do modelo vigente desde 2003. Se falava-se em mudanças para a edição de 2009, o cenário para isso fica pouco favorável.

Na briga pelo título, o São Paulo queimou seu último cartucho com o empate diante do Fluminense. A equipe de René Simões repetiu suas ótimas atuações recentes e encarou a volta ao Morumbi como uma revanche com a LDU. Arouca e Júnior César tiveram liberdade para jogar e, ainda assim, a defesa permaneceu guardada. O cenário nervoso para os são-paulinos ficou ainda mais tenso com as repetitivas bolas alçadas para a área, ainda que o empate tenha vindo a partir disso.

A partida no Distrito Federal sugere cuidados para o São Paulo, já que o Goiás tem se mostrado fortíssimo em jogos com esse nível de dificuldade, como o de domingo no Maracanã ou quando esmagou o Grêmio no Olímpico. Ainda assim, o título está mais para os paulistas que para os gaúchos, que fizeram e devem continuar fazendo o seu dever. Vencer o Atlético Mineiro em casa deve ser uma formalidade para os de Celso Roth.

Na briga por duas vagas à Libertadores, é o Palmeiras quem tem tudo para bater o Botafogo em casa e se garantir diretamente na fase de grupos. Por sua vez, o Cruzeiro, apático no Beira-Rio, recebe a já rebaixada Portuguesa sem poder dar mole para, no mínimo, disputar também em 2009 a fase qualificatória. O Flamengo voltou a patinar no Maracanã e precisará de uma vitória bastante improvável, na Arena da Baixada, para torcer por tropeços também improváveis de palmeirenses e cruzeirenses.

Ainda pegando no tranco, a Copa Sul-Americana deve receber equipes que se posicionem até a 14ª posição. Isso porque, pela primeira vez em 2009, não terá o campeão brasileiro, além do Sport, que está na Libertadores, e possivelmente do Internacional, que se ficar com a taça de 2008 se garante como campeão e abre outra vaga brasileira. Santos e Fluminense são favoritos para se juntar a Goiás, Botafogo, Vitória, Coritiba, Atlético-MG e, em tese, Flamengo.

Lutando contra o rebaixamento, Vasco e Figueirense tentarão não se juntar com Portuguesa e Ipatinga, já sem chances de permanência. Vascaínos precisarão bater o Vitória em São Januário, enquanto o Figueira tenta a terceira vitória consecutiva - agora diante do Inter, em Florianópolis. O Atlético-PR, que recebe o Flamengo, e o Náutico, que vem até a Vila Belmiro pegar o Santos, são os outros ameaçados.

Enfim, um campeonato fabuloso.

Para ver a classificação e os jogos restantes:

Nenhum comentário: