quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Natal com tática (5) - Mais do mesmo*

Reforços contratados para 2009 dão a entender que São Paulo, Corinthians e Santos manterão suas fórmulas táticas para a próxima temporada

Ronaldo, Júnior César e Lúcio Flávio: alguns dos principais nomes que chegam em São Paulo

O Campeonato Brasileiro de 2008 acabou há pouco mais de 15 dias e já há clubes que têm o elenco quase completo para a próxima temporada. Especialmente em São Paulo, quando Corinthians, São Paulo e Santos já realizaram boas compras e mantiveram seus treinadores. Sinal de que já havia, antes desses dias, algumas situações encaminhadas. A exceção no futebol paulista é o Palmeiras, que ainda tem muito o que agir para entregar um bom elenco para Vanderlei Luxemburgo.

Os sistemas táticos das três equipes, consolidados no final da última temporada, têm possibilidades razoáveis de serem mantidos a partir de uma observação sobre os reforços já contratados. Muito embora Mano Menezes e principalmente Muricy Ramalho, em muitos momentos, optem por surpreender taticamente em algum jogo mais importante.

Tricampeão brasileiro, o São Paulo terminou 2008 com um desenho tático consolidado. Foi o 3-1-4-2, normalmente posicionando Jean atrás de uma linha de quatro armadores, comandados por Hernanes. Nesse sentido, Eduardo Costa encaixa como uma luva, oferecendo a Muricy a possibilidade de adiantar Jean na linha à frente, ou mesmo tendo um jogador mais viril e mais experiente na proteção.

A chegada de Júnior César também oferece a Muricy a possibilidade de trazer Jorge Wagner, normalmente o ala na linha de quatro, para o centro, sacando Hugo. Arouca, que teoricamente chega em abril, é outro que encaixa perfeitamente numa linha de armadores: sabe marcar, se deslocar e armar com a mesma eficiência, exatamente o que pede a posição. Em tese, e tudo isso são apenas suposições, pode ser o substituto de Hernanes.


No Corinthians, Mano Menezes tem em Ronaldo, quando fisicamente pronto, uma opção fabulosa para a aplicação do 4-2-3-1, esquema utilizado pelo treinador desde o Grêmio em 2006. Forte, técnico e experiente, o Fenômeno concentraria marcadores ao seu redor, abrindo espaço para a penetração de seus três meias. Nesse setor, Jorge Henrique, outro reforço, é propício para o jogo pelos flancos, com velocidade e um estilo de jogo insinuante. Além dele, Mano tem Dentinho, Morais, Wellington Saci e Otacílio Neto, entre outros, para esses flancos.

Outro que pode jogar mais à frente é Elias. Adaptado para a função de volante, ele é meia de origem, e pode abrir espaço no setor caso Mano Menezes prefira nomes mais marcadores. Cristian, Fabinho, Túlio e Nílton são opções com essas características.

Por fim, no Santos, Márcio Fernandes atuou em todos os seus jogos, a partir da efetivação no cargo, com um losango no meio-campo, alternando o 4-3-1-2 com raros momentos de 4-3-2-1. Essa manutenção de esquema foi um pontos para a recuperação santista, e é difícil pensar que Márcio opte por outro desenho em 2009.

Madson e Lúcio Flávio, reforços confirmados, podem atuar com desenvoltura pelos lados, no losango. Lúcio, aliás, atuava dessa maneira no Botafogo de Ney Franco, fazendo o lado direito. Madson, taticamente dedicado e determinado em campo, cumpre o lado esquerdo com dinamismo e excelência. Ambos, caso Márcio Fernandes não queira Molina como o meia-atacante, podem cumprir essa função.

No fim das contas, o objetivo das suposições é mostrar como os três clubes saem na frente, em São Paulo, para 2009. Caso mantenham os sistemas táticos que cumpriram finalidade em 2008, os treinadores saírão ainda mais à frente. Reforços para isso eles já receberam.





Histórico de táticas:
1) Os problemas táticos para Robinho no Man City


* A seção Sábado com Tática, excepcionalmente desta vez e após longo atraso e semanas em branco, volta na véspera de Natal.

Nenhum comentário: