domingo, 2 de novembro de 2008

Sábado com tática (3) – Caçula, líder e ultra-ofensivo

Hoffenheim atua e brilha em esquema maluco

Obasi é um dos três avantes do Hoffe


Brasil, África e Leste Europeu são três localidades pródigas para se encontrar talento futebolístico. O mais incrível é ver a mistura entre as três culturas justamente no futebol alemão. E dando um precioso resultado. O Hoffenheim, em sua temporada de estréia na Bundesliga, venceu sete de dez jogos e lidera com 22 pontos.

A campanha surpreendente é, também, fruto do esquema tático ultra-ofensivo de Ralf Rangnick, ex-Schalke 04. Com um 4-3-3 recheado por dois meias ofensivos e três homens de frente, o Hoffenheim tem feito placares incríveis, como os 3-0 construídos sobre o então líder Hamburgo em 35 minutos de jogo no último domingo.

O resultado da ofensividade dos blue-weiss é o índice de segundo principal ataque entre as melhores ligas nacionais da Europa. São 27 gols marcados em 10 jogos, média inferior apenas à do Barcelona, de 24 gols em 8 jogos. Na Inglaterra, o Manchester City fez 23 gols em 10 jogos, enquanto na França o melhor poder de fogo é o do Olympique Marseille, com 21 gols em 11 jogos. Famoso pela força de suas defesas, o italiano tem Lazio e Udinese como mais fortes ataques, com um número baixo: 17 gols em 9 jogos.

Em campo, o Hoffenheim se constrói com uma linha defensiva que atua adiantada, reduzindo o espaço de ação dos adversários. Pesa, para isso, a ótima capacidade física da jovem equipe de Rangnick, que tem laterais rápidos como Beck e Ibertsberger e um zagueiro veloz, o capitão Compper, de só 23 anos e ex-Borussia Monchengladbach. Mais lento, Jaissle é outro menino: 20 anos.

O meio-campo só tem um marcador de ofício: Luiz Gustavo, encontrado no Corinthians de Alagoas, é um volante dominador, com passadas largas e que nunca se nega ao choque, embora tenha virtudes técnicas bem razoáveis. Bem abertos pelos dois lados, Carlos Eduardo – canhoto, mas pela direita -, e o bósnio Salihovic – também canhoto e que atua na esquerda -, são talentosíssimos e armam o jogo, sempre pelos lados do campo. A juventude do trio também impressiona: A dupla brasileira tem 21 anos e Salihovic tem 24.

No ataque, o Hoffenheim também prima pela velocidade. Por isso, a troca de posições entre o trio de avantes complica a vida dos adversários. Os africanos Demba Ba (senegalês, 23 anos) e Obasi Ogbuke (nigeriano, 22 anos) costumam abrir o jogo pelos lados, em rapidez, técnica, força física e faro de gol. Mais pelo centro, mas sem menos movimentação, aparece bem Vedad Ibisevic, outro bósnio de 24 anos, artilheiro da Bundesliga com 11 gols.

A qualidade do trio de atacantes, aliás, pode ser comprovada em números: Ibisevic, com 2,30, Obasi, com 2,58, e Ba, com 2,65, são os três melhores jogadores do Campeonato Alemão, de acordo com as notas da conceituada Revista Kicker. Lembrando que os conceitos, por lá, são atribuídos de cinco a zero, valendo o zero como uma hipotética melhor nota.

O estilo de jogo do jovem e vibrante Hoffenheim é favorecido, também, pelo acanhado gramado do Carl-Benz Stadion, onde o clube tem mandado seus jogos na Bundesliga. Ali, os blue-weiss se impõem física, técnica e mentalmente sobre os rivais. Essa mentalidade determinada, por ora, vai levando o Hoffe ao topo. Se ele se manterá lá por mais tempo, só o futuro irá dizer. Ainda assim, tem sido encantador ver o caçula atuar.

Um comentário:

Gilson Gustavo disse...

Oi Dassler,
sou leitor da revista e do site da Trivela e agora de blog.

Gostei da análise sobre o caçula da Bundesliga. O time realmente tem chamado a atenção e como todo novato, desperta desconfianças, mas pelo jeito e pela grana de seu dono, parece que o Hoffenheim veio para ficar.

PS> Dá-lhe Football Manager.