quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Como ganhar um título


Na terça-feira o Botafogo iniciou o jogo decisivo com uma derrota. Zé Roberto, o indomável, talvez cheio de si após virar matéria no site da Fifa, fez das suas. Se perdeu e perdeu o jogo. Sem ele, os cariocas perdiam uma de suas referências. E em um campeonato onde falta talento, Zé é o tipo de jogador que pode desequilibrar.

Sem ele e com Jorge Henrique não tão agudo, faltou mobilidade ao setor ofensivo botafoguense. Dodô e André Lima, novamente, não corresponderam jogando juntos e tão parados, facilitaram uma defesa quase intransponível. Por isso, a melhor alternativa teria sido Joílson, jogando em cima do terceiro zagueiro são-paulino. Não na ala.

Com a bola rolando, o São Paulo e Muricy mais uma vez se valeram do que significa ter um grupo forte, absolutamente versátil, e fadado às decisões. A aparentemente defensiva e criticável alteração – Júnior no lugar de Dagoberto – mudou o rumo do jogo. Com Jorge Wagner pelo meio e Leandro mais aceso à frente, as oportunidades apareceram quase que instantaneamente.

Ainda que o gol tenha vindo de cabeça, no escanteio, a sensação de que o São Paulo abriria o placar era presente. Até porque, durante o jogo todo, os nervos tricolores estiveram mais no lugar. A necessidade de afirmação com a vitória não fez nada bem aos botafoguenses, agressivos e afoitos o tempo todo. A pressão, mais uma vez, foi forte sobre os ombros do time de Cuca. E os de Muricy, mais uma vez, foram cirúrgicos.

Goste ou não do São Paulo, os números são incríveis: 74% de aproveitamento fora de casa, sete gols sofridos em dezoito jogos, apenas três derrotas em toda a competição, vitórias contra Santos, Grêmio, Cruzeiro e Internacional. O Campeonato Brasileiro está longe de se ver decidido, mas onde falta talento, prevalecem fatores que sobram ao time do Morumbi. Talvez aí um indício relevante.

11 comentários:

Anônimo disse...

Tem um pensamento do PVC que resume o que está sendo essa briga antecipada pelo título:

O torcedor do São Paulo passa rodada após rodada vendo o time jogar feio e achando que vai ser campeão. O torcedor do Botafogo passa rodada após rodada vendo o time jogar bonito e achando que não vai ser campeão.

É a regularidade do São Paulo.

Escrevi que SP e Botafogo, até o momento, são antagonistas. Um é o futebol defensivo, o outro, o ofensivo. Porém, para ser campeão, é necessário um equilíbrio entre ataque e defesa. Será campeão, ao meu ver, o time que chegar a esse equilíbrio primeiro.

E o SP parece muito mais próximo de alcançá-lo, pelo que vem demonstrando nos últimos jogos.

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

Repito aqui o que postei no blog do Maurício:

O São Paulo se faz de morto para matar o coveiro. Regular, sabe dar o bote na hora certa. Coeso, posta armadilhas na defesa e decide lá na frente. Um time feio, é verdade. Mas, acima de tudo, um time que precisa ser destacado como VENCEDOR.

São Paulo Futebol Clube: Campeão Brasileiro de 2007.

Abraço, Dassler!

Anônimo disse...

Luciano Almeida paracia um Sandro Goiano ao quadrado.

Maurício disse...

Assino embaixo como sempre. Quanto à minha opinião sobre o assunto, já está no meu blog.

Real contratou o Drenthe, achei uma bela compra.

abraço poio!

Futeblogpe: disse...

O São Paulo é um time mais regular, equilibrado e consistente que o Botafogo. Além, claro, de ter disparado o melhor elenco do Brasil.

Muricy, tão criticado após a eliminação na libertadores, também merece os créditos de manter sempre um time competitivo e motivado.

Muita coisa ainda pode acontecer, mas me arrisco a dizer que o São Paulo é favoritaço ao título brasileiro.

Abraço

Frederico Lira

André Augusto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Augusto disse...

A regularidade do SP e a "amarelação" do Botafogo m momentos decisivos (Carioca e Copa do Brasil) fizeram parte dos motivos que deram ao São Paulo essa liderança incontestável...e pelo andar da carruagem, vai ser assim...
E o Zé Roberto realmente faz falta, mesmo com as presepadas.
Se ele for pra Arábia, como andam dizendo, com esse comportamento aí, vai tomar chibatadas até dizer chega...rs

Lucas Meneses disse...

A minha opinião é a mesma e para tanto, assino tudo o que tu disse Dassler.

Em um campeonato onde não há destaques, fatores nos quais o São Paulo está imbatível são relevantes e o credenciam como o único candidato ao título.

Gostei do que o Filipe disse (ou o pesamento do PVC...):

"O torcedor do São Paulo passa rodada após rodada vendo o time jogar feio e achando que vai ser campeão. O torcedor do Botafogo passa rodada após rodada vendo o time jogar bonito e achando que não vai ser campeão."

É isso.

Abraços Dassler.

Unknown disse...

O que o Ergos escreveu e a citação do PVC formam o que penso a respeito. O São Paulo é o único time desse campeonato que inspira confiança.

Gerson Sicca disse...

o São Paulo conteve muito bem o time do Botafogo, q tinha um ataque passivo frente ao bloqueio paulista, e soube ganhar o jogo. Pra mim vai ser campeão.
Abraço

Juliana Loreto disse...

muaaaaaaaaaah =***