sábado, 4 de agosto de 2007

Previews Europa #1 - "Ligue 1"


Falar do Campeonato Francês nos últimos quatro/cinco anos tem sido repetitivo. O Olympique Lyon, atual hexacampeão, quase sempre consegue vir ainda mais forte à disputa, na mesma medida em que os principais adversários não são capazes de construir equipes equiparáveis.

Lyon - *****
Principais reforços: Keita, Bodmer, Grosso e Belhadj (33 milhões de euros)
Maior destaque: Juninho Pernambucano

Para esta temporada - talvez em parte por uma súbita esperança de equilíbrio – a mídia aponta para um leve declínio dos lioneses. Com novo treinador, Alain Perrin, competente - mas não muito rodado, o elenco do Lyon se ressentirá de três perdas significativas: Eric Abidal, Florent Malouda e Tiago – todos titulares. Para repor, o clube apostou em Kader Keita, Mathieu Bodmer e Fabio Grosso, jogadores de potencial, mas longe de serem certezas.

Com supostos problemas de vestiário (Juninho abdicou da braçadeira de capitão em razão de críticas de companheiros; Fred também causou polêmica), o Lyon também terá a ausência de Grégory Coupet pelos próximos três meses. Na última temporada, uma outra lesão do goleiro foi decisiva no declínio das rodadas finais.

O cenário, mesmo com tudo isso, está longe de ser cinzento. O Lyon tem supremacia técnica, financeira e moral, tanto que iniciou a temporada batendo o Sochaux e levantou o caneco da Supercopa. Porém, os hexacampeões já não parecem fortes o suficiente para seguir sonhando com a Liga dos Campeões. Nada, todavia, que lhes tire o favoritismo absoluto na Ligue One.

Olympique Marseille - ****
Principais reforços: Djibril Cissé, Karim Ziani, Zenden, Benoit Cheyrou, Gaël Givet e Jacques Faty (28 milhões de euros)
Maior destaque: Samir Nasri

Traçar planejamentos ousados e promissores é tônica recorrente no Vélodrome. Entretanto, há tempos o Marseille não chega para uma temporada com uma mistura consistente como a atual. Samir Nasri parece ter potencial para protagonizar eventualmente a competição, e acompanhado de Djibril Cissé, atacante que garante 20 gols por temporada na França, pode dar algo mais para o OM, que precisará conciliar sua rotina doméstica com a Liga dos Campeões.

Os muitos bons reforços no mercado, graças ao dinheiro de Ribéry, ajudam a compor uma fórmula interessante, quase a única capaz de se opor ao Lyon.

Toulouse - ****
Principais reforços: Ilunga, Jönsson, Gignac, Cetto e Riou (6,25 milhões de euros)
Maior destaque: Johan Elmander

Principal surpresa da última temporada, onde conseguiu a terceira colocação com orçamento modesto, o Toulouse, mesmo se esforçando no mercado, não parece ter fôlego suficiente para conciliar os compromissos europeus com a Ligue One. Por isso, caso dê a lógica e fique pelo caminho diante do Liverpool, em trágico sorteio para a Liga dos Campeões, a equipe deve se ater ao cenário doméstico, onde tem time para brigar pela ponta. Não esquecendo a Copa Uefa, o clube pode seguir o exemplo do Lille em 2006/2007.

Lens - ****
Principais reforços: Aubey, Laurenti, Sablé, Runje, Akalé e Bonaventure Kalou (13 milhões de euros)
Maiores destaques: Akalé e Dindane

Uma sutil queda na tabela, para quem foi vice-líder durante boa parte da temporada, deixou o Lens de fora da Liga dos Campeões. Ainda assim, os lensois gastaram muito – e bem – para fazer frente ao top três e tentar repetir o título de 1998. Guy Roux, no comando, tem tudo para colaborar.

Monaco - ***
Principais reforços: Berthod e Piquionne (8 milhões de euros)
Maiores destaques: Bolívar e Piquionne

Repetir um constante flerte com o rebaixamento não passará pela cabeça de Ricardo Gomes, que conseguiu dar um vice-campeonato francês ao Bordeaux e agora tem o clube do principado em mãos. O cenário, porém, não anima. Ainda que tenha tempo hábil para contratar, o Monaco pouco fez para suprir as significativas vendas de Givet e Yaya Touré. Mas o elenco, mesmo assim, é qualificado.

Psg - ***
Principais reforços: Camara, Bourillon e Digard (12 milhões de euros)
Maior destaque: Rothen

O espírito vitorioso e a consistência no trabalho de Paul Le Guen fez os parisienses desenharem um astral melhor para esta temporada. Com nomes experientes – Landreau, Rothen, Pauleta e Gallardo – o PSG tem condições de se sair bem na acotovelada briga pelas vagas européias.

Lille - **
Principais reforços: Tahirovic, Maric, Beria e Padilla (3,3 milhões de euros)
Maior destaque: Mirallas

Com mais de 30 milhões de euros em caixa – pelas vendas de Odemwingie, Bodmer e Keita, principalmente – o Lille gastou apenas a décima parte do valor para planejar a nova temporada. O comando de Claude Puel, sempre elogiado, deverá ser ainda mais exigido. O centroavante belga Kevin Mirallas, de boa performance no Europeu Sub-21, será um aliado importante.

Bordeaux - **
Principais reforços: Jussiê, Alou Diarra, Bellion e Chalmé (17 milhões de euros)
Maior destaque: Fernando Cavenaghi

Rennes - **
Principais reforços: Pagis, Jérôme Leroy e Fanni (4,7 milhões de euros)
Maior destaque: Etienne Didot

Auxerre - **
Principais reforços: Tamas, Maoulida, Lesage, Chafni, Marcos Antônio (11 milhões de euros)
Maior destaque: Thomas Khalenberg

Sochaux - **
Principais reforços: Dramé, Maurice-Belay, Stéphane Dalmat e Mathis (3,7 milhões)
Maior destaque: Jérémie Brechet

Saint Etienne - **
Principais reforços: Matuidi, Varrault, Gigliotti, Payet, Tavlaridis e Nivaldo (16 milhões de euros)
Maior destaque: Jérémie Janot

Le Mans - **
Principais reforços: Zito, Sory Camara, Abou Keita e El Bahri (3,3 milhões de euros)
Maior destaque: Grafite

Nancy - *
Principal reforço: Macaluso (300 mil euros)
Maior destaque: Benjamin Gavanon

Lorient - *
Principais reforços: Vahirua, Cantareil e Ciani (2,5 milhões de euros)
Maior destaque: Marama Vahirua

Nice - *
Principal reforço: Hellebuyck (1,6 milhão de euros)
Maior destaque: Éderson

Valenciennes - *
Principais reforços:Pujol, Carlos Sanchez e Audel (3,4 milhões de euros)
Maior destaque: Grégory Pujol

Metz - *
Principais reforços: Gygax e Bessat (1,4 mihão de euros)
Maior destaque: Gygax

Strasbourg - *
Principais reforços: Paisley e Rentería (900 mil euros)
Maior destaque: Rentería

Caen - *
Principais reforços: Karl Svensson, Jemaa e Eluchans (2 milhões de euros)
Maior destaque: Yoan Gouffran

-> Especiais que recomendo


8 comentários:

Gerson Sicca disse...

Dassler, ano passado achei muito baixo o nível do futebol francês. E o PSG, time de tradição, estava uma naba.
Abraço

Unknown disse...

Dassler, só tu e Ergos pra conseguirem acompanhar o campeonato francês! hehe =P

Ultimamente tem sido um campeonato de baixo nível técnico e com poucas emoções, já que o Lyon costuma sobrar em relação aos adversários.

Esse ano pode ser um pouquinho mais complicado, já que o Lyon passa por uma renovação e o Marseille investiu bem - deve ser o rival direto do hexa campeão.

Anônimo disse...

Um dos grandes "problemas", é que os adversário do Lyon gastam muito mal seu dinheiro. Ao contrário dos atuais hexacampeões, que sabem fazer boas contratações e reposições. Veja o caso do Olympique, por exemplo. Levou uma bolada com o Ribéry e trouxe quem? Com isso, o Lyon, que já tem um ótimo time, caminha a passos largos para o inédito e espetacular heptacampeonato.

Abraços!

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

Lyon favoritaço, sem dúvida alguma. Venceu o Auxerre com autoridade na estréia. Destoa dos demais, adquiriu muita cancha nos últimos anos. Acho bastante improvável a perda do hepta.

Realmente, em CNTP, o Marseille é o principal rival. Porém, trata-se de um time que depende muito do Nasri. Isso ficou nítido na primeira rodada, o empate com Strasbourg foi bastante feio.

Vejo também um Monaco enfraquecido, Bordeaux e Lens com upgrades, Lille e Toulouse como incógnitas e um Paris Saint-Germain na parte de cima da tabela(esse é um feeling pessoal).

Na parte de baixo, afirmo que, no mínimo, dois rebaixados saem entre Valenciennes (essa vitória diante do Toulouse foi atípica), Nice, Metz e Strasbourg (time do "craque" Rentería).

Enfim, vamos ver o que acontece...

Abraço, Dass!

Braitner Moreira disse...

Se o Brechet-maior-destaque-do-Sochaux for aquele que (não) jogou por Milan e Inter, sem chances pro time... não cair é um baita lucro.

E não entendo porque o Monaco não aproveita das várias vantagens de ser um time do principado. O time não é mais o mesmo do início da década, e parece que nem pretende voltar a sê-lo.

Abbracci!

Gerson Sicca disse...

Bom, Dassler, pior q no ano passado vai ser difícil o PSG. Ficar.Remar pra não cair no francês é o fundo do poço(exagerei um pouquinho).

Juliana Loreto disse...

amooooooooooooooooooooo

Maurício disse...

POST DEUS! Sensacional mesmo, por isso que falo que ainda vou querer ser igual a voces quando crescer hahaha