domingo, 19 de agosto de 2007

Previews #3 – Premier League


Optei por, no último semana, priorizar o início da Bundesliga. Dessa forma, mesmo em meio a terceira rodada, apresento as previsões e novidades para os 20 times que tentarão fazer com que os gramados ingleses vejam novamente a liga mais trepidante do Velho Continente. Espanha e Itália vêm forte, mas a trinca Liverpool-Manchester United-Chelsea é poderosíssima e tem logo atrás outras equipes fortes como Arsenal, Tottenham e Newcastle.

Manchester United - *****
Principais reforços: Nani, Carlos Tévez, Anderson, Pique e Hargreaves (86,3 milhões de euros)Maior destaque: Cristiano Ronaldo

Equipe que demonstrou o mais envolvente futebol da última temporada européia, o Manchester United foi ao mercado para, com agressividade, combater as duas principais dificuldades que teve: a baixa profundidade de seu elenco e o envelhecimento iminente de jogadores-chaves como Giggs e Scholes. Com um plantel invejável nas mãos, o competente Alex Ferguson não terá argumentos para perder o bi-campeonato inglês e não voltar à semifinal da Liga dos Campeões.

Chelsea - *****
Principais reforços: Malouda, Glen Johnson, Claudio Pizarro, Sidwell, Alex e Ben Haim (21 milhões de euros)
Maior destaque: Didier Drogba

As enormes dificuldades em escalar o time - sobretudo na defesa - nos cruciais meses de dezembro e janeiro certamente não saíram da cabeça de Jose Mourinho e toda a cúpula dos Blues. Ao contrário de quantias exorbitantes e extravagâncias (como Ballack e Shevchenko), o Chelsea investiu em peças estratégicas e baratas para ter mais opções táticas e de plantel, sendo o francês Malouda a única aquisição relevante em termos financeiros. Alex, que pode ser avaliado como um reforço expressivo, já tinha vínculo com o clube, que deve sofrer bastante com as ausências de Drogba e Essien, durante a Copa das Nações Africanas. Daniel Alves, ao que parece, será o outro nome caro a pisar em Stamford Bridge até o dia 31.

Liverpool - *****
Principais reforços: Lucas, Fernando Torres, Babel, Voronin, Itandje e Benayoun (71 milhões de euros)
Maior destaque: Steven Gerrard

O Liverpool foi às compras pensando em deixar de ser "apenas" um time copeiro. Com muitas e grandes opções de elenco, Rafa Benítez tem nas mãos, qualidade suficiente para brigar pelo primeiro lugar. Nas últimas semanas, se desfez do maluco Bellamy e apostou 35 milhões de euros no espanhol Fernando Torres, mais caro negócio do mercado europeu. Para lhe ajudar, ainda foram trazidos o holandês Babel e o ucraniano Voronin, fechando com Dirk Kuyt um plantel ofensivamente poderoso. Com uma série de bons jogadores para todas as posições (só para volante, conta com Mascherano, Sissoko, Lucas e Xabi Alonso), os Reds poderão
buscar o título que não vem há 17 anos.

Arsenal - ****
Principais reforços: Eduardo da Silva, Fabianski, Nordtveit e Sagna (32 milhões de euros)
Maior destaque: Cesc Fabregas

Tradicionalmente um clube que pouco gasta, o Arsenal não se esforçou para mudar o panorama após a, desde já sentida, venda de Thierry Henry. Além dele, Ljungberg e Reyes se foram, deixando às mãos de Arséne Wenger um plantel jovem, talentoso, porém aparentemente incapaz de ir além do quarto lugar, que aliás, já será satisfatório no Emirates Stadium. A aposta será mais uma vez na evolução dos já maduros Fabregas e Van Persie, amparados por outros promissores como Walcott, Eduardo da Silva, Bendtner e Denílson. Hleb e Rosicky devem ser essenciais para a temporada dos Gunners, assim como o bom sistema defensivo de Eboué, Touré e Gallas. Para a atual temporada, o clube gastou mais do que arrecadou em vendas (mais de 43 milhões de euros).


Tottenham - ****
Principais reforços: Kaboul, Darren Bent, Bale, Taarababt e Kevin-Prince Boateng (63,8 milhões de euros)
Maior destaque: Robbie Keane

Romper a quinta colocação das últimas duas temporadas é o principal objetivo do Tottenham nesta Premier League. Martin Jol, que já havia recebido ótimos reforços na época passada, arrebatou jovens cobiçados como Bale (18 anos), Kaboul (22), Boateng (20), Darren Bent (23) e Taarababt (18), gastando aí exorbitantes 63,8 milhões de euros. Com uma espinha dorsal já muito forte, Jol precisará extrair o máximo de seus jogadores, não falhando como falhou na última PL. Potencial, o plantel tem de sobra.

Newcastle - ****
Principais reforços: Barton, Viduka, Caçapa, Gérémi, Rozenhal, Alan Smith e José Enrique (31,2 milhões de euros)
Maior destaque: Obafemi Martins

Vítima - ou cúmplice - de trabalhos pífios de seus últimos treinadores, o Newcastle fez uma aposta aparentemente segura ao contratar Sam Allardyce para o comando da equipe nesta temporada. Credenciado pelo que fez com o Bolton nas últimas duas temporadas, onde foi à Uefa e orbitou próximo da Liga dos Campeões, Big Sam tem um plantel fortíssimo para comandar, especialmente após as contratações de Alan Smith e Joey Barton. Nomes apagados, os de Owen, Luque e Damien Duff, precisão ressurgir para dar mais fôlego aos Magpies, onde já brilham jovens fabulosos como Milner e Steven Taylor. Entretanto, o clube precisará superar o estigma recente de sempre decepcionar as expectativas.

Everton - ***
Principais reforços: Baines, Pienaar e Jagielka (19 milhões de euros)
Maior destaque: Andy Johnson

Com um plantel homogêneo e sem muitas individualidades, o Everton construiu uma base sólida nos últimos anos, brigando sempre no terço de cima da classificação. Na temporada retrasada, o clube chegou a disputar a fase de classificação da Liga dos Campeões, onde acabou ficando e dando margem a um início hesitante na Premier League. Sem muita movimentação no mercado, mas também sem vender nomes importantes, os Toffees devem seguir na mesma toada, dependendo de bons jogos de Arteta e Tim Cahill, jogadores relevantes no meio-campo, sempre propiciando oportunidades para o goleador Andy Johnson.

Manchester City - ***
Principais reforços: Elano, Rolando Bianchi, Geovanni, Gelson, Bojinov, Martin Petrov, Garrido e Corluka (59,7 milhões de euros)
Maior destaque: Micah Richards

Com um novo dono, o tailandês Thaksin Shinawatra, disposto a investir, o Manchester City passou o carrinho de compras pelos quatro cantos da Europa, buscando novos jogadores em Croácia, Itália, Ucrânia, Espanha e Brasil. Além deles, veio Sven-Göran Eriksson, assumindo seu primeiro clube após 5 anos e meio com o English Team. Com a imagem arranhada, o sueco tem na bagagem porém muitos trabalhos competentes, e pode dar ao City uma trajetória mais digna nesta temporada da Premier League.A atração será Elano, sempre bem cotado com Dunga, e enfim disputando uma liga de ponta na Europa.

Portsmouth - ***

Principais reforços: John Utaka, Nugent, Distin, Hreidarsson, Muntari, Cranie e Makengo (30,9 milhões de euros)
Maior destaque: Sol Campbell

O Portsmouth inicia essa temporada disposto a repetir os primeiros meses da Premier League passada, quando se manteve com segurança no primeiro terço da classificação. Sem perdas significativas - apenas Glen Johnson e Lua Lua se foram, o treinador Harry Redknapp pode ter outro bom desempenho, mas os principais nomes do time, como Sol Campbell, David James e Kanu, estão em uma faixa etária avançada. Por isso, as chegadas de jogadores emergentes como Muntari, Utaka e Nugent, este destaque da sub-21 inglesa, parecem providenciais. O Pompey, está claro, tem igualdade de condições com as demais concorrentes da "classe média"do Campeonato Inglês.

Blackburn - ***
Principais reforços: Santa Cruz, Rigters e Nielsen (6,2 milhões de euros)
Maior destaque: Benni McCarthy

Acreditar na evolução de jogadores jovens e talentosos parece a receita da vez no Blackburn. Apenas Roque Santa Cruz, ex-Bayern, foi uma contratação cara, dentre as feitas pelo clube. Por sua vez, Derbyshire, Bentley e Rigters, todos promissores, devem dar um salto de qualidade para o time à medida que forem amadurecendo. Além destes, Mark Hughes tem em mãos uma equipe briosa, por vezes violenta, mas que raramente brigará abaixo da faixa intermediária da tabela.

Bolton - ***
Principais reforços:Helguson, Mikel Alonso, Dzemaili, McCann, Jlloyd Samuel, Guthrie, Cid e Wilhemsson (5,6 milhões de euros)
Maior destaque: Nicolás Anelka

A sempre limitada e eficiente equipe do Bolton, deverá agir sem seu grande mentor, Sam Allardyce. Com basicamente o mesmo time da última temporada, quando foi sexto lugar, Sammy Lee precisará do máximo de regularidade de suas estrelas inconstantes: Anelka e Diouf. A pouca ousadia de mercado da equipe - gastou apenas 5,6 milhões de euros - contrasta com a preocupante sede dos rivais, quase todos gastando acima de 30 milhões. Comedido, o Bolton preferiu apostar na quantidade, trazendo nomes medianos como Samuel e McCann, suficiente para lhe manter uma condição estável na temporada.

Reading - ***
Principais reforços: Faé, Kalifa Cissé, Bikey e Lyskov (6,5 milhões de euros)
Maior destaque: Lita

Entre os bons nomes do elenco da temporada passada, o Reading manteve quase todos, exceção feita a Sidwell. Dessa forma, o modesto clube, oitavo lugar da Premier League 06/07, já tem na cabeça a receita para repetir o sucesso. Muito coesa, ofensiva, e que vende caro uma derrota, a equipe do técnico Steve Coppel é favorita para outra boa performance, se possível, subindo um pouco mais e atingindo a Copa da Uefa. Qualidade, jogadores como Lita, Shorey, Doyle e Hunt, têm para proporcionar.

West Ham - ***
Principais reforços: Bellamy, Dyer, Faubert, Ljungberg, Parker e Richard Wright (47,3 milhões de euros)
Maior destaque: Craig Bellamy

Após o milagre da permanência na última Premier League, o West Ham apostou em uma sensível renovação de elenco, trocando nomes como Harewood, Reo-Cocker, Tévez e Benayoun, por outros como Bellamy, Dyer, Parker e Ljungberg. A qualidade, pesando perdas sentidas e chegadas relevantes, não parece mudar em grande parte, até porque Faubert, que poderia dar um relevante acréscimo ao time, se contundiu já na pré-temporada e só deve estrear oficialmente em 2008. Os Hammers, ao que parece, precisarão da mesma determinação de abril e maio para atingir uma posição de destaque entre a "classe-média" local.

Aston Villa - ***
Principais reforços: Reo-Cocker, Harewood e Carson (18 milhões de euros)
Maior destaque: John Carew

O competente Martin O'Neill segue no Villa Park e esse é, na verdade, o principal trunfo do Aston Villa para a atual temporada. Se consegue se opor com facilidade ao rival Birmingham, já faz um tempo que a equipe grená não sai da figuração dentro da Premier League, embora o trabalho de O'Neill tenha consistência. Carew, nome mais rodado do time titular, precisará superar o estigma de hesitação recente de outros atacantes, como Baros e Angel. A seu lado, tem jovens talentosos como Ashley Young, Agbonlahor e Gardner, todos agora acompanhados de Nigel Reo-Cocker, com a chance de dar um salto relevante na promissora e aparentemente estagnada carreira.

Middlesbrough - **
Principais reforços: Aliadière, Mido, Luke Young e Tuncay (25,5 milhões de euros)
Maior destaque: Stewart Downing

Fulham - **
Principais reforços: Konchesky, Cook, Healy, Baird, Steven Davis, Kamara, Aaron Hughes e Bouazza (35,9 milhões de euros)
Maior destaque: Diomansy Kamara

Wigan - **
Principais reforços: Koumas, Michael Brown, Granqvist, Melchiot, Sibierski e Bramble (10,4 milhões de euros)
Maior destaque: Emile Heskey

Birmingham - *
Principais reforços: Parnaby, Kapo, O'Connor, De Ridder, Kingson, Schmitz, Queudrue, Djorou e Ridgewell (13,5 milhões de euros)
Maior destaque: Johan Djorou

Sunderland - *
Principais reforços: Craig Gordon, McShane, Halford, Russel Anderson, Chopra, Richardson, Etuhu e O'Donovan (42,1 milhões de euros)
Maior destaque: Kieran Richardson

Derby County - *
Principais reforços: Earnshaw, Claude Davis, Todd, Hinchliffe, Price, Griffin e Feilhaber (12,2 milhões de euros)
Maior destaque: Robert Earnshaw

7 comentários:

Anônimo disse...

quem diria q Geovanni ia iniciar tao bem no Man City? Dois gols em tres jogos, dá a vitoria no classico de Manchester... e no Cruzeiro, tava abaixo da critica... não me lembro nem se ele fez algum gol q não fosse de penalti... não me lembro msm...

Ah!
Mto bem sacado o título
"E agora Josué?"
huauhahuahu



o/

Arthur Virgílio disse...

Com tantas estrelas a Premier League está ganhando espaço do galático campeonato espanhol.

Anônimo disse...

O Manchester City realmente começou surpreendendo, tá bem montado o time, acho que disputará vaga para a Copa da UEFA e pode beliscar uma Champions League, quem sabe.

O Arsenal está muito enfraquecido, mas é nessa hora que os times surpreendem, sem responsabilidades, sem pressão, visto o Sttutgart campeão alemão ano passado.

Mas no final das contas, é difícil imaginar que o título não vá para o Chelsea, Manchester United ou Liverpool.

Acredito que o título vá para Manchester United, mas acho que esse ano ele será muito mais disputado que no ano passado, acredito no como falei antes, no Arsenal e Manchester City surpreendendo.

Maurício disse...

O melhor campeonato do mundo! Só acho que o City vai pegar Uefa, deixando Arsenal ou Tottenham pra trás...mas vamos ver!

Abraços

Jefferson Nogueira disse...

Uma das coisas que mais gosto de estar entrando aqui é poder estar me atualizando com o futebol inglês!Abraço!

Lucas Meneses disse...

E ae Dassler, tudo beleza?

O campeonato Inglês está sensancional! Sem dúvidas o emlhor campeonato da atualidade.
O preview, com todas as informações sobre transferências e os resumos dos clubes, ficou muito bom. Parabéns!

Alguns destaques até o momento:

*Manchester United: apesar dos 80 milhões em contratações, os Devils mostram no início do campeonato que ainda têm um elenco reserva fraco. Com 3 jogos e 2 pontos conquistados, o time de Fergunson não apresenta o que todos esperavam, e dá sinais de que pode não brigar pelo título...

*Manchester City: com excelentes contratações, o City monta um bom plntel e é o líder do campeonato, com 3 jogos e três vitórias, além de não ter tomado gols até o momento. Diante deste início, Eriksson mostra que seu time deve até brigar por uma vaga na UCL.

*Chelsea e Liverpool vêm muito fortes. O empate no domingo foi mais uma prova de que os dois brigarão pelo título com unhas e dentes.

*Arsenal: se eles não se cuidarem, uma 7ª colcoação não será mais surpresa...

*Bolton: a última colocação é medíocre. 6º colocado na temporada passada e classificado para a Copa da Uefa, o Bolton deve acordar para a vida. O time é fraco, mas não merece estar em último. A saída do mago Sam foi crucial para isso.

*Wigan: Cotado para o rebaixamento, acredito que o time pode supreender e até ficar entre os dez primeiros... posso até estar enganado, mas vale à pena ficar de olho neles.

*Totteham: depois de um início preocupante, a goleada no último jogo pode ser o começo de uma boa campanha para Martin Jol e companhia. O próximo jogo é em casa contra o Manchester United, uma vitória pode embalar o time, que tem por objetivo a 4ª posição... acredito neles!
_____________

Abraços Dassler!

Anônimo disse...

Muito massa a cobertura ai Dassler.

E acredito no Liverpool essa temporada! Claro, com o Chelsea e Manchester correndo atrás.

E acho que de novo Manchester e Chelesea e Liverpool vão chegar com tudo na UCL.

Abraços!

Hugo Fernandes