quinta-feira, 16 de agosto de 2007

E agora Josué?


O adeus de Josué, inexplicavelmente, provocou furor semelhante ao de Alexandre Pato. Em todos os setores da imprensa, pipocaram comentários a respeito do que faria o São Paulo sem seu cabeça-de-área, cedido ao Wolfsburg.

De fato, Josué, titular e campeão da Copa América, fará falta. Normalmente um tipo de jogador que recebe elogios, o volante sempre foi reverenciado no Brasil, seja por sua insuperável capacidade de marcação, seja pelo ótimo passe, seja por infiltrações providenciais na área adversária. Estas, aliás, raríssimas desde a volta de Muricy Ramalho ao Morumbi.
A atual temporada, todavia, mostra que o São Paulo tem dentro de casa a receita para seguir vencendo. Hernanes - maduro, discreto (como Josué) e adaptado - e Richarlyson - polivalente, sagaz e de ótimo passe - podem e devem ser o analgésico de Muricy. A dupla, que orbita entre os titulares do tricolor regularmente, têm tudo para manter a trilogia Josué-Mineiro.

Confira os jogos do São Paulo sem Josué em 2007:

São Paulo 2 x 2 Figueirense (Fernando e Hernanes)
São Paulo 2 x 1 Cruzeiro (Hernanes e Richarlyson)
São Paulo 1 x 1 Corinthians (Hernanes e Richarlyson)
São Paulo 0 x 0 Flamengo (André Dias e Richarlyson)
São Paulo 1 x 0 Internacional (Hernanes e Richarlyson)
São Paulo 0 x 0 Figueirense (Hernanes e Richarlyson)
São Paulo 2 x 0 Santos (Hernanes e Richarlyson)
São Paulo 2 x 0 Vasco (Hernanes e Richarlyson)
São Paulo 1 x 0 Paraná (Fredson e Souza)
São Paulo 2 x 2 Marília (Luan e Richarlyson)
São Paulo 5 x 0 Barueri (Fredson e Richarlyson)
São Paulo 3 x 1 Palmeiras (Hernanes e Richarlyson)
São Paulo 4 x 0 Rio Branco (Hernanes e Richarlyson)
São Paulo 0 x 1 São Caetano (Hernanes e Hugo)
São Paulo 1 x 0 Ponte Preta (Hernanes e Souza)
São Paulo 2 x 1 Guaratinguetá (Fredson e Souza)

SP sem Josué - 16 jogos, 10 vitórias, 5 empates e 1 derrota
Com Richarlyson e Hernanes - 8 jogos, 6 vitórias e 2 empates

5 comentários:

Marcus Alves disse...

Sinceramente, não acho a saída do Josué tão preocupante assim. Além da dupla Richarlyson e Hernanes, ainda há boas peças de reposição na base, como a promessa Juninho e os campeões da Taça SP, Serginho e Luan.

Em tempo, me parece que, enfim, o Hernanes terá uma seqüência como titular. Sempre foi melhor que seu companheiro de posição.

Abraço!

PS. Josué chegava pouco à frente. E quando o fazia, não fazia tão bem quanto o Mineiro. Falta de confiança para disparar para ao gol, talvez.

Gerson Sicca disse...

Pra mim o São Paulo não vai deixar de ser campeão por ter perdido o Josué. O elenco tricolor é muito superior ao dos demais clubes.
Ah, chegaste a ver o negócio do botafogo no supremo tribunal federal lá no meu blog?

Maurício disse...

Passando só pra deixar um alô, pois comentei a respeito no blog.

Abraços!

Anônimo disse...

O Marcus tem razão na questão da confiança do Josué quanto a arremates. Não foram poucas as vezes -- inclusive na Copa América -- que ele poderia ter chutado a gol e preferiu distribuir a bola. É do estilo dele.

Ao contrário do que chegou a ser discutido na comunidade, em nenhum momento, esses números mostram que o Josué não era importante para o SP. Eles só mostram que há substitutos de qualidade no elenco do SP: Hernanes e Richarlyson.

O problema, nesse caso, é o substituto do substituto. Quando um dos dois se lesionar por um tempo mais longo, entra o Fernando. Daí o banco terá alguém inexperiente, que, de repente, com uma suspensão de Fernando ou do outro volante, terá que entrar em um jogo importante. Aí é complicado.

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

"Sinceramente, não acho a saída do Josué tão preocupante assim. Além da dupla Richarlyson e Hernanes, ainda há boas peças de reposição na base, como a promessa Juninho e os campeões da Taça SP, Serginho e Luan."

O post do Marcus reflete exatamente o que eu penso, Dass.

Abraço!