segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Avarento e competente


Entender o mau humor de Muricy Ramalho sempre foi algo complicado e que gerou discussões em torno da imprensa. Mesmo após vitórias empolgantes, o treinador são-paulino raramente esboçou sorrisos ou comemorações calorosas. Obcecado pelo trabalho e sempre cismado, Muricy evita qualquer reação empolgada geralmente por temer acomodação e/ou queda de rendimento dos jogadores.

Até aí, dá pra se entender e até admirar Muricy Ramalho. Tive a oportunidade de conversar com ele, no último ano, por quase uma hora. É um sujeito bastante amigável e cortês, à sua maneira, nem sempre fácil de entender por alguns. Entretanto, Muricy tem extrapolado e por vezes, parece querer um reconhecimento que todos já lhe dão, como disse bem Antero Grecco, enquanto o treinador são-paulino falava após a vitória sobre o Santos.

Seus méritos, no sucesso do São Paulo, são muitos. A concepção tática dos jogadores e do time como um todo, é fabulosa. Não há, em todo o elenco são-paulino, alguém que só jogue em apenas uma posição, com exceção talvez dos atacantes. Os próprios atletas, individualmente, demonstram dicernimento com o que ocorre em campo, e isso também é mérito do treinador. Aliás, Muricy também treina variações e sabe, quando preciso, rodar o elenco.

Também é do treinador a disposição do time em todos os jogos. Muricy, que sempre diz não haver necessidade de motivação, tem sempre dentro de campo jogadores dispostos e obstinados pela vitória e pela perfeição. A parte física é outra que sobra, e aí entra a equipe comandada por Carlinho Neves, que há anos faz o São Paulo sempre intenso. E como foi dito por Carlos Cereto, uma equipe de basquete, onde todos defendem e atacam. Definição perfeita!

Muricy não precisa se afirmar e pode, inclusive, relaxar, sem deixar a peteca cair. Seus jogadores estão acostumados com o jeitão turrão que transparece, mas internamente o treinador é um sujeito amigável e isso posso assegurar. Só não pode é se auto-rotular como avarento e injustiçado, como faz a cada entrevista coletiva.

5 comentários:

Marcus Alves disse...

De fato, o Muricy é muito 'chorão'. Mas não como o Luxemburgo, que, a cada derrota, procura explicações em supostos erros da arbitragem.

Os defeitos do Muricy são outros.

André Rocha disse...

Muricy é meio psicótico mesmo, estilo Bernardinho. Mas isso pode ser bom, pois ele acaba cobrando bastante da equipe e tirando o melhor dela. Abração, Dassler!

Unknown disse...

É, às vezes Muricy exagera nessa imagem que vende pra impressa.

Também tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, quando treinava o Náutico, e, além de agradável, é um sujeito muito educado e humilde.

Mas, creio, Muricy ainda é muito subestimado por alguns setores da imprensa - que queriam até derrubá-lo pós a elimninação da libertadores. Daí talvez venha essa "chiadeira" dele.

Abração, Dassler!

Maurício disse...

To mais sumido que o Dualib hehe...mas de fato o Muricy é sim meio excêntrico, não gosto do jeito dele. Mas como falar que o time tem deficiências? Com essa seqüência de vitórias? Acho difícil.

abs

Gerson Sicca disse...

Muricy é muito bom treinador. ele tb tem olho bom pra jogador. O ceará, por exemplo, estava encostado no são caetano e ele trouxe para o inter, onde foi muito bem. O Jorge Wagner melhorou muito sob o comando do muricy.
Eu só via um problema nele, que no são paulo não tem ocorrido, já que o time tem cacife pra liquidar de vez com qualquer adversário: no inter ele tinha dificuldades para arrumar o time durante a partida, principalmente quando saía perdendo.
Qto ao mauro na band, acho q ele atura aquela turma por imaginar q são os osssos do ofício.
Grande abraço