sábado, 29 de setembro de 2007

Constrangimento no Alto da Glória


O Couto Pereira lotou na última sexta-feira para receber o jogo de líderes da Série B, envolvendo Coritiba e Ipatinga. O bom e competitivo futebol das equipes acabou sendo, na reta final, ofuscado por um episódio que pode até ser visto como pitoresco, mas é bastante lamentável.

Cléber Wellington Abade não parece ser um árbitro desonesto, mas é, e sempre foi, um dos mais atrapalhados. O árbitro paulista deu nos instantes finais do jogo, para o Coritiba, um pênalti bastante duvidoso, embora o lance seja passível de interpretação. Anderson Lima bateu e o goleiro Fred, pasmem, defendeu três cobranças consecutivas, todas repetidas por Abade e o não menos confuso bandeirinha, Claudemir Maffessoni.

As repetições soaram como preciosismo e teimosia por parte da arbitragem. Tais marcações, aliás, são tipicamente comuns aos árbitros brasileiros, que são famosos também por ser os que mais marcam faltas durante as partidas. Em todo o mundo, eventuais avanços de goleiros são sistematicamente ignorados, com razão, na opinião deste que vos escreve. O constrangimento no Couto Pereira foi geral.

A questão, aliás, provoca outro tipo de discussão. Basta uma rápida visita aos sites dos dois clubes para constatar o quanto assessoria de imprensa é uma questão, muitas vezes, infelizmente, alheia ao jornalismo correto. No bom site do Ipatinga, o decoro passou longe na hora de escrever o relato pós-jogo: "Ipatinga é operado no Couto Pereira", diz o título da matéria, cujo teor o leitor já pode imaginar.

Por sua vez, o portal do Coxa esquece a imparcialidade e dá razão ao preciocismo de Cléber Abade. Diz que "o pênalti foi bem marcado" e "as cobranças foram retornadas de forma correta". As situações são absolutamente lamentáveis e, os jornalistas autores da matéria, se esquecem que o único propósito que têm é o de informar o leitor com precisão. Como pôde se ver, "detalhe" desconsiderado.

- O jogo

Nada disso, porém, pode apagar o bom futebol das duas equipes. O Coritiba mostrou os motivos pelos quais lidera a competição. Recheado pelo talento de garotos como Henrique, Diogo e Keirrison, além do providencial suporte dos experientes Ricardinho, Anderson Lima e Edson Bastos, o Coxa se mostrou um time técnico e que sabe o que fazer com a bola nos pés. Possivelmente, se fará presente na Série A 2008.

A equipe mineira, cuja escalação pode causar arrepios em um torcedor flamenguista, é tão operária como a cidade que dá nome ao clube. Tem um meio-campo de muita força, sobretudo em Leandro Salino e Augusto Recife. Além de se defender bem, cria situações perigosas de ataque sem se expor na defesa. Outro time valoroso.

9 comentários:

Anônimo disse...

Defintivamente, essa situação do Couto Pereira foi lamentável. O nível da arbitragem brasileira é dos mais baixos.

http://www.blogdotimba.blogspot.com/

Luiz Fernando Bindi disse...

Não nos esqueçamos do excelente e algo injustiçado Renê Simões.

Quanto ao fato: não foi pênalti e o juiz foi um tanto preciosista em todos os lances.

Quanto ao Ipatinga: mais um time fake e que provou do veneno que o classificou na Copa do Brasil.

Gerson Sicca disse...

Gostei mais do Ipatinga como equipe, principalmente no primeiro tempo. Boa marcação e saída fácil para o ataque. Devemos nos lembrar q é um estreante na série B e está mostrando personalidade. Há, é claro, o grande apoio do Cruzeiro, o que faz a diferença

Anônimo disse...

rapaz...
de tdos os sites oficiais de clubes de futebol que já visitei, apenas um é imparcial ao comentar os jogos, pelo menos nas vezes que eu o visitei: o do Internacional.

quanto às seguidas repetições, a velha pergunta continuará martelando: E se o pênalti fosse para o Ipatinga, no msm Couto Pereira, seria marcado? E se fosse marcado, seria repetida tantas e tantas vezes?

Nunca saberemos...




o/

Marcelo Sant´Ana disse...

As assessorias de imprensa refletem os desejos dos dirigentes: transferir a responsabilidade na derrota e abusar de superlativos na vitória.

Porém as transmissões de TV ajudam a desmascarar certas opiniões.

Abraço.

http://blogdomarcelosantana.futebolbaiano.net

Anônimo disse...

Dassler, estive no Couto Pereira na sexta e realmente o constrangimento foi geral. Até a torcida alvi-verde não acreditava no que via.
Aliás, esse é um detalhe interessante. A torcida coxa-branca está se mostrando a mais pessimista que eu já vi. Mesmo com o time fazendo uma boa campanha, vencendo adversários diretos em jogos difíceis, o pessoal continua desconfiando do time.

Abraços

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Dassler, vamos aqui também deixar a nossa indignação ao fato de a anta do batedor de penalty (que não sei quem foi) ter conseguido a proeza de perder os 3 seguidos. Nem o Martin Palermo consegue isso. Bom, ele ja conseguiu, mas ao menos foi durante toda a partida, né.
Volta Dida!

http://pandegosepatuscos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Vi o jogo e com certeza as duas equipes estarão na Série A em 2008. O Ipatinga me surpreendeu, tem uma defesa fortíssima e raramente toma gols. O time do Coxa é excelente também, grandes revelações como Henrique (que não jogou bem sexta), Keirrison e principalmente Pedro Ken (que desfalcou o time nesse jogo). Acho que inclusive dá pra fazer bonito na Série A ano que vem. Agora, sobre o penalti é lamentável. Além de ser inexistente, foi palhaçada do bandeira, porque esse povo não tem critério. O Rogerio Ceni pratiacamente sai jogando um penalti e o bandeira não tem coragem pra voltar, e contra times pequenos esses caras ficam corajosos. Lamentável.