sexta-feira, 14 de setembro de 2007

North London Derby


Neste sábado, Londres e toda a Inglaterra param a fim de acompanhar aquele é o principal duelo de forças de todo o país. Tottenham e Arsenal, ambos sediados no norte londrino, preenchem o principal requisito para um grande clássico: hostilidade. Mais que isso, têm sempre ótimas equipes e os jogos, historicamente, são marcados pela franqueza de jogo dos times, ao contrário da tradicional tensão que habitualmente gera partidas visualmente pouco agradáveis.

O momento atual das equipes é absolutamente distinto. O Arsenal, mesmo fragilizado pelas saídas de Henry e Ljungberg, tem tido a consistência necessária para se manter no top four – atualmente é vice-líder. Por sua vez, o Tottenham tem apenas uma vitória em cinco jogos, tendo acumulado três derrotas e um empate nas outras rodadas. É apenas 14º na Premier League.

Um resultado ruim pode catalisar o que já há algumas semanas é cogitado em White Hart Lane: a cabeça do holandês Martin Jol está à prêmio. Mesmo com um elenco capacitado em mãos, o técnico sequer conseguiu pôr os Spurs na Liga dos Campeões, o que naturalmente já é um fracasso. O sevillista Juande Ramos, inclusive, recebeu uma proposta oficial para disputar a Premier League, prontamente recusada.

Como visitante, Arséne Wenger poderá comprovar a boa fase de sua equipe, responsável por tirar do Manchester City a invencibilidade na Premier League. O treinador francês conta, especialmente, com as ótimas fases de Fábregas e Van Persie, jogadores vitais para as aspirações da equipe na temporada.

- História do clássico -

Londres é, em todo o mundo, das cidades que possuem mais clubes profissionais de futebol. Atualmente, além de Arsenal e Tottenham, há outros três londrinos na Premier League: Chelsea, West Ham e Fulham. Acrescente ainda equipes conhecidas como Charlton, Watford, Crystal Palace, Queens Park Rangers e Millwall. A maior das rivalidades, porém, está no norte, naquele que é conhecido como o North London Derby.

A hostilidade entre os dois clubes pode ser datada de 1913. Os dois já existiam e tinham até confrontos registrados. Porém, não passava de uma rivalidade caseira e comum. Pois a partir da segunda década do século passado, tudo mudou. Foi quando o Arsenal partiu de Maner Ground para Highbury, a cerca de seis quilômetros do White Hart Lane. A proximidade naturalmente despertou aquela que se tornaria a principal rivalidade dos gramados ingleses.

E o primeiro confronto após isso foi, no mínimo, surpreendente. O Arsenal ainda jogava a segunda divisão, mas teve valentia suficiente para aplicar amplos 5-1 em White Hart Lane, diante do Tottenham, clube da elite nacional. Ao longo das décadas, o registro de grandes duelos envolvendo Gunners e Spurs é enorme. Três dos mais recentes, porém, merecem menção.

- Jogos marcantes recentes -

O timaço do Arsenal em 2003/04 quebrava recordes na mesma medida em que, impiedosamente, aniquilava seus adversários em um vistoso estilo de jogo focado nos contra-ataques. Nomes como Henry, Pires e Vieira, viveram ali, os melhores momentos de suas carreiras. Pois havia um derby, em White Hart Lane, para ratificar o título inglês. Após impor 2-0 (Vieira e Pires) já na primeira etapa, o esquadrão de Wenger permitiu um empate dos donos da casa (com Redknapp e Keane), que fizeram de tudo por uma vitória, algo que adiava o título dos rivais de Highbury.

O empate, todavia, foi suficiente para o título inglês do Arsenal, comemorado em pleno White Hart Lane. O Tottenham, porém, pôde se orgulhar da reação e do empate, não dando ao timaço de Thierry Henry uma vitória em seus domínios.

-

O duelo entre Arsenal e Tottenham era o que de melhor ficava para o final da Premier League 2005/06. O Chelsea já havia garantido o título e, a quarta vaga para a Liga dos Campeões, era o que de fato importava àquele momento. Para disputar a principal competição européia, Martin Jol precisava trazer três pontos de Highbury, antiga casa dos rivais. Lennon e Carrick viviam grande fase e eram, ali, as principais virtudes dos Spurs.

E eis que Robbie Keane, aos 21min do segundo tempo, dava a vitória ao Tottenham, colocando a equipe na Liga dos Campeões. Mas do outro lado havia Thierry Henry, maior artilheiro da história dos Gunners. Há apenas seis minutos do fim, a torcida vermelha presente pôde vibrar: o comemorado quarto lugar materializava o fracasso dos rivais.

-

O mais recente duelo, e também de infelicidade para a torcida do Tottenham, se deu pela semifinal da Copa da Liga de 2006/07. Arséne Wenger confiara essencialmente aos jovens e reservas a oportunidade de disputar aquela é, apenas, a terceira em grau de importância para os ingleses. Com atuações memoráveis dos brasileiros Denílson e Júlio Baptista, o Arsenal havia batido o Liverpool por goleada dentro de Anfield Road, solidificando a estratégia de Wenger.

No jogo de ida, o Tottenham havia ido para o vestiário com 2-0 (Berbatov e Júlio Baptista contra) à frente do placar no White Hart Lane. Pois Júlio Baptista, nome da competição, fez duas vezes, levando para o Emirates Stadium a possibilidade de vaga na final. Outro empate, agora de 1-1 (de um lado Adebayor, do outro Mido), pediu que houvesse prorrogação, onde os Gunners marcaram duas vezes (com Aliadiére e Chimbonda contra), selando a vaga na final, posteriormente vencida pelo Chelsea.

- Números

Artilheiros do clássico: Billy Minter e Bobby Smith (Tottenham) com 9 gols; Robert Pires e Alan Sunderland (Arsenal) com 8 gols.

Duelos: 155 jogos, com 65 vitórias para o Arsenal, 49 para o Tottenham e 41 empates.

- “Traidores”

Do Arsenal para o Tottenham: Jimmy Brain, Laurie Brown, David Jenkins e Rohan Ricketts.

Do Tottenham para o Arsenal: George Hunt, Freddie Cox, Vic Groves, Jimmy Robertson, Steve Walford, Willie Young, Pat Jennings, Kevin Stead e Sol Campbell.

- Plantão médico -

Para conseguir um bom resultado em casa, Martin Jol terá praticamente todo o elenco à disposição e apenas King e Ekotto estão de fora do derby. Naturalmente, a novidade é o jovem talento Aaron Lennon, recuperado após quatro meses de lesão. Lennon deve ser urgentemente aproveitado.

Os Gunners poderão usufruir do francês Sagna, recuperado de lesão e que cobre o buraco na lateral-direita. Outros como Senderos, Gallas, Eboué e Lehmann, seguem no estaleiro.

- Possíveis escalações

Arsenal: Almúnia, Sagna (Diarra), Touré, Gilberto Silva e Clichy; Hleb, Fábregas, Flamini e Rosicky; Van Persie e Adebayor

Tottenham: Robinson, Chimbonda, Kaboul (Dawson), Ricardo Rocha e Lee; Malbranque (Lennon), Huddlestone, Jenas e Bale; Robbie Keane e Berbatov.

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente e didático. E o jogo foi bastante interessante.

Futeblogpe: disse...

Ótimo texto, Dassler. Bastante informações.

Velho, os Spurs contrataram Bent, por 24 milhões, quando já tem dois grandes jogadores que são Keane, e Berba. Falta opção no meio campo.

Torraram muita grana, e fazem uma camapnha decepcionante, na minha opinião.

Abração!

Hugo

André Augusto disse...

Cara, belissima pesquisa!
Não imaginava que a rivalidade do dérbi londrino fosse tão grande.
Mas no jogo, Adebayor e Fabregas destruiram qualquer chance dos Spurs.

Abraço!

Anônimo disse...

Caro Dassler, parabéns pela pesquisa, muito interessante mesmo!
Porém, não acho que o "North London Derby" tenha maior relevância que o "Merseyside Derby" entre Liverpool e Everton.

Parabéns por sua coluna na trivela.com também!!

Um abraço!