quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A Copa Sul-Americana pegou


O que houve nesta noite de quarta-feira no Beira-Rio, definitivamente, é o que a Copa Sul-Americana precisava para pegar de uma vez no Brasil. Pergunte a Vanderlei Luxemburgo se ele não gostaria de levantar esse caneco, ou se Muricy Ramalho não queria ter levado seu time adiante. É verdade que ainda são necessários muitos ajustes, especialmente de calendário, mas um torneio com tantos grandes clubes do continente não pode ser desprezado. E o Internacional, primeiro brasileiro a levantar esse título, certamente, sente um sabor bastante especial.

Poderia ter sido bem mais tranqüilo, pois o Estudiantes é tecnicamente bem inferior em relação ao Internacional. Tite, como de praxe, foi defensivo demais, e manteve o time postado na defesa de maneira muito exagerada.

Os meias externos Angeleri, lateral posicionado no meio-campo, e Benítez, aberto pela esquerda, tiveram liberdade demais, e o treinador colorado, ao tentar igualar a marcação, com duas linhas de quatro - Gustavo Nery na esquerda, Taison na direita -, minou a criatividade de sua equipe. Alex, de maneira alguma, pode ficar tanto tempo fora de uma final, e o Inter ainda não está ofensivamente pronto para atuar em um 4-4-2 ortodoxo, com duas linhas.

No fim, ainda assim, prevaleceu a maior capacidade do time brasileiro, que mesmo sem dominar como dominou em La Plata, pressionou na base da raça e venceu graças ao oportunismo de Nilmar, o herói do título colorado. Invicto, o Inter é campeão da Sul-Americana 2008.

Confirmados na Copa Sul-Americana de 2009:
Internacional (campeão), Goiás, Coritiba, Botafogo, Vitória e Atlético-MG
Entram, ainda, o 5º e o 13º - hoje, seriam Flamengo e Fluminense


Foto: Zero Hora

Um comentário:

Gerson Sicca disse...

Se não pegou para o Luxa, q vai ter q se contentar com o paulista, q certamente dá muito menos projeção que a sul-americana, pra mim e pra torcida colorada pegou até demais. O estádio estava lindo, a comemoração ainda continua, as vendas nas lojas do Inter aumentaram cerca de 40% e o quadro social deve ampliar-se ainda mais.
E um clube grande vive de títulos. Alguns dirigentes desdenham pq querem esconder ao próprio fracasso.Esses dirigentes incompetentes não tem a noção do impacto q causa um título desses nas crianças. Isso garante a torcida do futuro.E o Inter corre atrás da torcida perdida nos anos 80 e 90.