quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A perspicácia tricolor


Em entrevista para a ESPN Brasil nesta terça-feira, Marco Aurélio Cunha falou algumas bobagens e arrotou uma arrogância que lhe é peculiar. O dirigente e vereador paulistano a partir de 2009, eleito pelo DEM, não é exatamente uma figura arrogante no trato pessoal, mas não perde uma oportunidade de falar uma bobagem para dar aquela cutucada nos rivais. E nem ele, carinhosamente chamado de Lenhador de Bonsai, se leva a sério, diga-se de passagem.

Ainda assim, Marco Aurélio Cunha passou da linha nesta última entrevista. Disse que o São Paulo dá aula aos demais, que contrata como poucos e que vai fazer uma contratação cirúrgica, como tantas outras, para a meia, setor que há dois anos não é bem preenchido pelo mercado tricolor. É fato que o São Paulo é mais organizado e inteligente que a maioria, mas a postura do dirigente só contribui para a antipatia dos demais, e jamais pode ser louvada.

Pois o amigo Roberto Piantino fez um levantamento espinhoso de negociações fracassadas lideradas pelo São Paulo nos anos recentes. Vale olhar e, quem sabe, questionar Marco Aurélio Cunha, o que não fez André Plihal na referida reportagem.

Defensores: Reasco, Jancarlos, Maurinho, Juninho, Jadílson e Lúcio

Meio-campistas: Joílson, Marquinhos, Ramalho, Zé Ramalho, Fredson, Fábio Santos, Lenílson, Carlos Alberto, Velber, Falcão e Rodrigo Fabri

Atacantes: André Lima, Rondón, Marcel, Lima, Edgar e Christian

15 comentários:

Gustavo Oliveira disse...

Ainda bem que ainda existe vida inteligente na imprensa. Boa Dassler!!

E tem mais. Considerando só de 2004 pra cá, que foi a época das vacas gordas:
- Defensores: Eder, Danilo Silva, Michel, Anderson, Alex Bruno, Lino,
- Meio-campistas: Caiuby, Fernando (irmão do Carlos Alberto), Francisco Alex, Leandro Bonfim, César Sampaio
- Atacantes: Eder Luiz, Roger, Alex Dias, Nildo, Jean, Rafinha

E se considerar desde 2002 que foi quando o Marcelo Portugal Gouveia assumiu então...
Ricardinho, Lucio Flavio, Rico, Leandro Amaral, Dill, Jorginho Paulista, Leonardo Moura, Regis, Itamar

Fernando Alécio disse...

E mesmo com essas contratações que não deram certo, neste período, o São Paulo ganhou:

Paulista 2005
Libertadores 2005
Mundial de Clubes FIFA 2005
Brasileirão 2006
Brasileirão 2007
Brasileirão 2008

Isso sem falar das contratações bem sucedidas, quase todas a custo zero, que compensaram e muito as que não deram certo: Cicinho, Fabão, Danilo, Júnior, Mineiro, Josué, Amoroso, Aloísio, Borges, Dagoberto, Hugo, Ilsinho, Rodrigo (duas vezes), Miranda, Alex Silva, Leandro, Jorge Wágner, André Dias, Zé Luís...

Se considerar 2002 quando o MPG assumiu, pode acrescentar Luís Fabiano, Souza, Lugano...

Luiz Henrique Mendes disse...

É, são poucos.

Luiz Henrique Mendes disse...

O que o Marco Aurélio Cunha falou é a verdade. O politicamente correto, às vezes, é chato.

É claro que a arrogância também.

Fernando Alécio disse...

O que contribui para a "antipatia" dos demais não são declarações "arrogantes", mas sim o fato de ganhar títulos em seqüência. É isto que faz com que os torcedores de outros times "não gostem" do São Paulo.

Lembro quando o São Paulo ganhou as duas primeiras Libertadores em 1992 e 1993, quase todo mundo (com as óbivas exceções de corintianos, palmeirenses e santistas) torceram para o São Paulo.

Hoje, se o São Paulo disputa algum título, todo mundo torce contra, o que é perfeitamente natural e compreensível, pois ninguém gosta de ver um time que não seja o seu dominar. E, falemos a verdade, ninguém agüenta mais ver o São Paulo campeão, tricampeão, hexacampeão (fora os são-paulinos, claro).

Tal situação é percebida - e sem disfarces - na imprensa, inclusive.

Hoje todo mundo nutre simpatia pela Portuguesa. Todo mundo torceu para a Lusinha não cair. Vamos supor que a Lusa monte times competitivos, ganhe um Campeonato Paulista, se classifica para a Libertadores, ganha a Libertadores e o Mundial.

Todo mundo vai ficar contente, vão chover artigos elogiando a Portuguesa e sua diretoria, as contratações, a "organização", etc. "A Lusa é o Brasil", narradores vão gritar.

Mas se a Portuguesa depois for bi e tricampeã da Libertadores e do Mundial e emendar um tricampeonato consecutivo no Brasileirão, o que vai acontecer?

Todo mundo vai estar com uma inveja danada da outrora simpática Lusinha e os torcedores dos outros times vão secar até não poder mais.

Qualquer frase dos seus dirigentes vai soar como arrogância, vão dizer que a Lusinha - quem diria - só ganhou porque foi ajudada pela arbitragem e por aí vai. Enfim, vão tentar achar defeitos e minimizar os méritos do time no que for possível.

O que incomoda de verdade um torcedor de futebol é ver um time que não seja o seu conquistar um título atrás do outro. Pior ainda se este time for um rival.

Arthur Virgílio disse...

E Eduardo Costa vem aí. Acho que não aguenta e entrará nessa lista de decepções.

O São Paulo é o mrlhor do Brasil, porém, Marco Aurélio Cunha não precisa achcar que é o dono do mundo.

André Augusto disse...

Ainda assim, mais acertou do que errou né? Mas não levo esse cara a sério. É mais fanfarrão que dirigente.

Gustavo Oliveira disse...

Fernando,
Todas a custo zero? Nessa sua lista tem um monte que não foi a custo zero:

Cicinho, Júnior, Dagoberto, Miranda, Jorge Wagner, Leandro, Rodrigo e Luis Fabiano eu tenho certeza que não foram custo zero.

Tem outros que tenho dúvidas:
Mineiro, Aloísio, Borges, Leandro, Jorge Wágner.

Realmente esses foram boas contratações. Mas ninguém disse que o São Paulo só contrata pereba. Mas o que não da para aceitar é dizer que o São Paulo só faz contratação certeira. Não é verdade, tão ai os exemplos para você ver. Só isso.

Fernando Alécio disse...

"Isso sem falar das contratações bem sucedidas, quase todas a custo zero, que compensaram e muito as que não deram certo". Não está escrito que foram todas a custo zero.

Gustavo Oliveira disse...

Acerta mais que erra? Não acho que seja exatamente isso. Na verdade o São Paulo acerta mais que os outros.

Segue um levantamento das contratações de 2004 até hoje (ano em que o SPFC voltou a ser vitorioso), e minha opnião sobre erros e acertos. No que me diz respeito são mais erros. Mas é só a minha opnião, podem contestar a vontade.

2008
Acerto : Adriano, Rodrigo
Erro : Fabio Santos, Carlos Albero, Juninho, Eder Luis, Eder, Jancarlos, André Lima, Joílson
----------------------------------------------------------------------------------------
2007
Acerto : Jorge Wagner, Borges, Dagoberto, Hugo, Zé Luíz
Erro : Jadílsol, Marcel, Fredson, Caiuby, Fernando, Danilo Silva, Francisco Alex
----------------------------------------------------------------------------------------
2006
Acerto : Miranda, Ilsinho, Ricardo Oliveira, Leandro, André Dias, Richarlyson, Bosco,
Erro : Reasco, Lucio, Maurinho, Lenilson, Roger, Edgar, Michel, Alex Dias, Rodrigo Fabri, Lima
----------------------------------------------------------------------------------------
2005
Acerto : Mineiro, Josué, Cicinho, Aloísio, Luizão, Amoroso,
Erro : Alex Bruno, Vélber, Christian, Leandro Bonfim, Falcão
----------------------------------------------------------------------------------------
2004
Acerto : Rodrigo, Fabão, Grafite, Danilo,
Erro : Nildo, Jean, Lino, César Sampaio, Marquinhos, Ramalho

Gustavo Oliveira disse...

Desculpe Fernando. Não tinha visto o quase.

Fernando Alécio disse...

Cicinho que eu saiba veio de graça, depois de se desvincular na Justiça do Atlético Mineiro que não lhe pagava salários, FGTS, etc.

E esse negócio de contratação fracassada vai do conceito de cada um. Por exemplo, para você o Alex Bruno pode ser, para mim não é, pois quando o SPFC precisou dele o cara deu conta do recado, foi titular nos jogos decisivos da reta final da Libertadores 2005 e jogou pra caramba.

Pode ter perdido espaço no time depois, porque o São Paulo contratou zagueiros melhores que ele (André Dias, Miranda, apareceu o Breno, etc), mas não considero uma contratação fracassada o Alex Bruno.

Mesma coisa o Anderson, é um ótimo zagueiro, mas se o Rodrigo, André Dias e Miranda são titulares induscutíveis no momento, isso não faz do Anderson um "pereba", mas sim um reserva de luxo.

Um clube precisa ter pelo menos 22 jogadores no plantel e só 11 jogam. Muitos são contratados para compor o grupo. O Éder Luiz, por exemplo, claro que não veio para ser titular - e quando entrou foi útil na maioria das vezes.

Em 2005 e 2006 eu achava o Richarlyson um "pereba", considerava o pior jogador do SPFC, rezava para ele ser vendido, e em 2007 foi um dos melhores do time. Enfim, futebol é muito dinâmico. Raí mesmo demorou para "dar certo" no São Paulo. Se estivéssemos em 1988, talvez na tua lista de más contratações do São Paulo figurasse o Raí.

Algumas contratações realmente foram um fiasco, como a do Eder do Noroeste, ninguém entendeu, nem para reserva serviu. Juninho que veio do Botafogo também foi um mico, pelo menos até agora.

Desses que vieram agora - R. Silva, W. Diniz, Washington, J. César, E. Costa - é muito difícil que todos "dêem certo", talvez alguns não vão se destacar como se espera (e é provável que isso aconteça, até porque aí vemos claramente que alguns foram contratados para compor o grupo, não para ser titular indiscutível).

Fernando Alécio disse...

O Hugo mesmo, Gustavo, se a lista fosse feita ano passado, estaria na coluna de "erro" e não a de "acerto". O Bosco foi contratado e não é titular. Mas você mesmo colocou ele na coluna do "acerto", e fez corretíssimo porque o Bosco cumpre com excelência o propósito para qual foi contratado. Por essas e outras eu acho que há uma linha muito tênue entre esse negócio de "acerto" e "erro".

Unknown disse...

Caro Dassler, a maioria desses jogadores vieram para compor elenco e não para ser titulares, os únicos que vieram para ser titulares desses aí são:Reasco, Joílson(que se mostrou útil na reta final do campeonato), Fabio Santos e Carlos Alberto. O resto veio pra compor elenco, falar que as outras foram um fracasso é um equívoco, pois eles não vem para jogar todos os jogos.

rafael disse...

Joílson foi erro? Não vejo assim. Reasco pode não ter sido o maior dos acertos, mas fez algum papel (o time não perdeu nenhum jogo que ele participou). O problema foram as contusões (uma provocada por um quebra absurdo de um jogador do Botafogo naquele jogo do Engenhão- 0 a 2- em que o São Paulo assumiu a liderança de 2007).