segunda-feira, 23 de abril de 2007

Campeões solitários


Creditar qualquer êxito a ausência de um oponente forte é fato constante em qualquer acalorada discussão de boteco, não importa se com ou sem cerveja. Os famosos bordões “ganhou de ninguém” e “jogou contra o vento”, são recorrentes. No caso dos títulos ratificados por Lyon e Internazionale neste fim de semana, as afirmações são cabíveis.

Seja aqui no Brasil, na França ou na Itália, poderá ser dito que lioneses e neroazzuri tiveram grandes méritos, mas não tiveram grandes dificuldades. Evidente que as circunstâncias são diferentes e as conclusões também, o que claramente não pode desconsiderar a forma exuberante da dupla. Por outro lado, o fracasso no âmbito europeu acaba por reforçar a sensação de que a presença de uma segunda força no território nacional dificultaria as coisas para ambos.

- Lyon –

A atual temporada se iniciava com requintes supremos para um Olympique de Lyon arrasador durante todo 2006. Com dez vitórias e um empate nas onze primeira rodadas da Ligue 1, o então pentacampeão francês também sobrava na Liga dos Campeões e parecia fortalecido por um amadurecimento de Malouda, destaque francês na Copa do Mundo.

O fantasma de 2007 assombrou a forma arrebatadora da equipe como não se via há pelo menos cinco anos. Para entender melhor, além de ser eliminado pela Roma na Liga dos Campeões e falhar na Copa da França e Copa da Liga Francesa, os lioneses só venceram cinco jogos na Ligue 1 após a virada do ano. Mais que isso: nos últimos quatro, balançaram a rede uma vez e acumularam três empates sem gols. Sinal claro de piloto automático ligado.

Por incompêtencia geral, as equipes com capacidade financeira do futebol francês (Monaco, PSG e Olympique Marseille) jamais fizeram frente a um Lyon que mesmo opaco durante treze rodadas consecutivas, nunca foi ameaçado. Para a próxima época, jogadores como Juninho e Fred precisarão jogar muito mais, Houllier precisará extrair o melhor de jovens como Clerc e especialmente Benzema, além de contar com as saídas iminentes de Caçapa, Malouda e Abidal.

- Internazionale –

Famosa por tremer nos momentos em que precisa decidir, a Internazionale não teria como falhar desta vez. A verdade é que a cúpula interista mostrou coragem ao manter a base da última temporada, mesmo em meio a tantos comentários negativos após a derrota para o Villarreal na semifinal da Liga dos Campeões. Além disso, buscou reforços com pedigree campeão, entre eles Grosso, Ibrahimovic e principalmente Vieira.

Jogando um futebol característico da Juventus nas últimas temporadas, mas sem a ajuda das arbitragens, a Inter sequer nos duelos contra o Milan deu margem pro azar ao vencer com naturalidade, embora em muitos outros momentos tenha deixado a sensação de se contentar com pouco e fazer apenas o necessário para acumular três pontos.

Como tem sido dito nos quatro cantos do mundo e do orkut, a Internazionale terá uma grande provação na temporada que virá. Se o Milan perdeu pontos e foi obrigado a queimar etapas, é provável que chegue rejuvenescido e zerado. A Juventus, sempre arrebatadora, deve ir às compras com sede de vingança. A Roma de Spalletti, vice-campeã com muitos méritos, terá totais condições de reforçar o elenco, algo que faltou até aqui. Forças crescentes como Lazio, Fiorentina e Palermo também compõem uma receita que poderá, no futuro próximo, dar suporte àqueles que, em um boteco qualquer, vão dizer que a Inter “bateu em bêbado”, outro argumento típico.

3 comentários:

Maurício disse...

O Lyon me decepcionou. Achei que esse era o ano deles, mas o time começou a jogar muito mal após a virada do ano. Tivesse o Francês algum time à altura, o hepta estaria ameaçado. Mas a verdade é que não tem mesmo.

Quanto à Inter, ainda vão falar por um bom tempo que só foi campeã por não ter adversários, mesmo. Mas é fato que o nível do campeonato italiano caiu muito com essa série de escândalos, embora ainda seja o sonho de muitos jogadores. Vejo com reservas a chegada da Juve à primeira divisão e, antes da abertura do mercado de transferências, vejo o Milan com boas possibilidades no ano que vem.

Abraço, poio!

Anônimo disse...

Ótimo texto.

E vale lembrar que o Celtic foi o campeão escocês rssa semana tb

Braitner Moreira disse...

buscou reforços com pedigree campeão, entre eles Grosso...

Só tem pedigree hehe