quarta-feira, 4 de abril de 2007

Duelos da Liga dos Campeões: Roma x Manchester Utd

★ PREVIEWS – LIGA DOS CAMPEÕES- 4/4
Roma x Manchester United

O casamento entre equilíbrio tático e bom futebol são características naturais de Roma e Manchester United, adversários no duelo aparentemente mais esperado das quartas-de-finais desta Liga dos Campeões. Vivendo momentos especiais, ambas as equipes estão em voga no futebol europeu, em particular pela fase pessoal de Cristiano Ronaldo e Francesco Totti, dois entre os top five do momento, para não ir mais além.Pelo lado romanista, a impotência para duelar com a Internazionale pela ponta no terreno doméstico não frustra em nada a equipe chefiada por Luciano Spalletti, hoje a maior revelação entre os treinadores do cenário mundial.

Em Old Trafford, a sensação é de que o atual elenco tem potencial para repetir a tríplice coroa de 1999, embora a perda de jogadores importantes possa prejudicar o bom trabalho de rotação do elenco desenvolvido por Sir Alex Ferguson. Ingredientes que fazem deste um confronto de muitas emoções.

_______________

★ Roma em: “Tudo novo”

Considere a inexperiência de Luciano Spalletti na Liga dos Campeões. Acrescente aí o fato de que dos titulares romanistas, apenas Chivu, Totti e Panucci têm experiência relevante na competição, onde a própria Roma não coleciona muitas páginas de sucesso – jogou só quatro edições. Pense também que a equipe supera suas expectativas para a temporada e que há poucos meses vivia uma crise financeira terrível e sem precedentes. Ainda dá pra se argumentar que a eliminação sobre o Lyon foi uma pequena zebra.

Mesmo assim, com tudo isso, é impossível ver esse time como um franco-atirador. A segurança com que a Roma vence partidas é impressionante e valoriza o trabalho de Spalletti, não só do ponto de vista tático, mas também técnico, psicológico, e até mesmo na formação do elenco. A soma destes valores resulta em uma daquelas equipes que chegam de mansinho e podem ir até a final, tal qual foram Arsenal e Liverpool nas temporadas recentes.

Para enfraquecer a tese há essa relação de argumentos do penúltimo parágrafo, e um momento do Manchester United que não pode ser desprezado. Spalletti certamente tem a consciência de que precisa desacelerar o jogo no meio-campo e apostar na velocidade de seus ponteiros, Mancini e Taddei, além de evidentemente Francesco Totti, um daqueles jogadores que não podem encerrar a carreira sem vencer uma Liga dos Campeões.

Time provável: Doni, Cassetti, Mexés, Ferrari e Panucci; De Rossi e Chivu (Pizarro); Mancini, Perrotta e Taddei; Totti.

Artilheiro: Totti – 4 gols
Posição na Serie A: 2º
Fase de grupos: 2º Roma – 10 pontos
Títulos na Liga dos Campeões: -

______________________

★ Manchester United em: “Velocidade máxima”

Não costuma demorar muito. Geralmente, ou em uma retomada de bola já no campo do adversário, ou em um contra-ataque bem tramado, o Manchester United chega em velocidade e toques simples na cara do gol. Essa intensidade, somada a uma capacidade de não deixar os oponentes sequer pensar em jogar, faz do time que tem o maior jogador do mundo na atualidade o favorito para vencer esta Liga dos Campeões.

Contudo, os problemas existem. Alex Ferguson tem sérias dificuldades para armar uma defesa confiável, isso porque perdeu três dos quatro titulares da linha defensiva: Vidic, Gary Neville e Evra, possivelmente substituídos por Brown, O’Shea e Heinze, respectivamente. Mais à frente, Park é outra dor de cabeça, embora não atue com extrema regularidade.

A queda de adversários de respeito, como Lyon, Barcelona e Internazionale, redobra o favoritismo dos Red Devils, que por falar nisso, parecem capazes de carregar o fardo, já que o respaldo de Ferguson é considerável. Tido por muitos como um aposentado em potencial, o treinador mais vitorioso da história do futebol inglês mostrou a capacidade viva em formar um plantel elogiável dentro de um projeto que evolui dia após dia. É do amadurecimento de garotos como Ronaldo, e do rejuvenescimento de gigantes como Scholes e Giggs que vem a história deste Manchester United.

Time provável: Van der Sar, O’Shea, Brown, Rio Ferdinand e Heinze; Ronaldo, Carrick, Scholes e Giggs; Rooney e Saha (Richardson).

Artilheiro: Saha – 4 gols
Posição na Premier League: 1º
Fase de grupos: 1º Manchester United - 12 pontos
Títulos na Liga dos Campeões: - 02 (68 e 99)

4 comentários:

Juliana Loreto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Loreto disse...

é na roma q tem o cacete?? heuhauhahuuhahua

apaguei o de cima pq saiu errado..nao sei c ta aparecendo aí...

te amoooooo!


=*****

Anônimo disse...

Manchester vai penar, porém acho que ganha apertado!!!!!

Unknown disse...

Como disse na FE, acho que hoje, devido aos muitos desfalques na defesa e aos substitutos - apenas o Heinze está à altura do titular - deverá dar Roma, pois os seus desfalques são 'menos' importantes.
Faty jogando no lugar do Pizarro e sem precisar mexer nos 4 da frente seria uma opção viável. Panucci no lugar do Tonetto faz com que o time fique um pouco mais defensivo, porém nada que atrapalhe o rendimento.
Abraço Dassler. ;]]

Ps.: Ótimos textos sobre a UCL! ;)