quinta-feira, 26 de abril de 2007

Tomo a liberdade de publicar hoje esse texto primoroso feito pelo amigo jornalista Maurício Vargas, sempre presente por aqui. Maurício fala de Kaká, indiscutivelmente o melhor jogador da Liga dos Campeões até aqui, embora de modo geral, Cristiano Ronaldo ainda mereça o título de maior do mundo, ao menos por enquanto.

Queria falar mais alguma coisa, mas não precisa, o texto diz tudo.

__________________

--- À moda antiga ---
Por Maurício Vargas
http://jornalismoesporteclube.blogspot.com


Ricardo é daqueles homens à moda antiga. Todo dia, faz tudo sempre igual. Acorda, toma seu desjejum, abotoa o paletó impecavelmente passado a ferro e amarra os cadarços de seu sapato, impecavelmente lustrado. Dá um beijo na esposa e sai para outro dia de labuta.

O emprego de Ricardo é assaz diferente. Ele trabalha com corações, mas não é médico. Traz alegria, mas não é palhaço. Encanta, mas não é mágico. Ricardo é jogador de futebol. Mas vem de outro tempo, de quando se amarrava cachorro com lingüiça. É um daqueles homens à moda antiga.

É conhecido pelo apelido de "Kaká". Simples, como foram Vavá, Zito e Didi. Não fossem os tempos modernos, seria "Cacá", com "C" mesmo. O "K" vem do marKeting, que não entra em campo mas faz toda a diferença. Bom moço, querido da mídia, Ricardo só quer mesmo é jogar futebol. É daqueles homens à moda antiga.

Enquanto moribundos saudosistas reclamam que nada é como antigamente, Ricardo joga o futebol clássico. Torna o difícil, fácil. Joga ereto, de fraque, de terno, o mesmo que abotoa antes de sair de casa. O mesmo que veste em diversas propagandas espalhadas por toda Milão, a capital da moda. Tivesse o gol de ontem saído dos pés de Pelé ou Tostão, ninguém estranharia. Foi um gol à moda antiga.

Esqueçam a velocidade, fora com a correria sem propósito. Se o português Ronaldo é daqueles peladeiros indefectíveis, Ricardo é um gentleman. Faz os velhos sorrirem ao lembrarem de jogadas antigas. Suas jogadas, ainda que rápidas, passam em câmera lenta. Ele joga em preto e branco. É um jogador à moda antiga.

E que bom é lembrar dos tempos da bola de couro, da chuteira amaciada pelo garoto, dos tempos descompromissados de antigamente. Lembrar de um último suspiro de arte intransigente. Lembrar de Ricardo, um jogador à moda antiga.

2 comentários:

Anônimo disse...

testando...testando...hehehe consegui, Dassler.

o etxto é mto bem escrito, o mauricio é craque.

mas discordo um pouco da alcunha "jogador à moda antiga". pra mim Zidane tinha mais esse estilo.

kaka é jogador desses tempos modernos de correria e tecnica, uma adequando-se à outra.

enfim, valeu o texto!

Anônimo disse...

muito bom o texto!!!!!

o kaká vem jogando o fino da bola, merece ser um dos melhores do mundo já! talvez o melhor do brasil atualmente...


abração =]