segunda-feira, 23 de abril de 2007

Finalista moral



O primeiro registro que se tem da expressão "campeão moral" veio da Copa de 1978. Na ocasião, o Brasil de Cláudio Coutinho ficou de fora da final, mesmo tendo campanha irretocável, e àquele momento, foi prejudicado por uma suposta armação entre argentinos e peruanos, reforçada por uma atuação bizarra do goleirão Quiroga, seis vezes vazado pelos hermanos. Desde então, "campeão moral" tem sido utilizado nas mais diversas circunstâncias do mundo da bola.

Um golzinho contra o Santos e o Bragantino teria chegado àquela que seria, como em 2004, a final caipira, ou então, dos times pequenos dentro do Paulistão. Quando faltavam 15 minutos para terminar a partida, era o time de Vanderlei Luxemburgo quem buscava o jogo, mesmo que classificado pelo placar do momento, pois sentia que estava devendo. Por ironia do destino, só mesmo no finzinho é que os franco-atiradores da tarde se deram conta de que era a hora de fazer um gol, o que para a equipe de Marcelo Veiga foi um detalhe durante quase todas as duas partidas.

Entretanto, se analisarmos o sucesso com que cada uma das equipes conseguiu impor sua proposta de jogo, diremos que o Bragantino, com toda sua inferioridade técnica, sai do duelo como um finalista moral, embora eliminado. Aos santistas, brilhantes durante toda a fase anterior - o que é absolutamente indiscutível - fica a lição de que precisará fazer mais frente ao extasiado São Caetano.

7 comentários:

Juliana Loreto disse...

te amoooooo amor

Maurício disse...

Vai precisar fazer MUITO mais, até porque se o São Caetano não marca tão forte quanto o Bragantino, é muito mais competente no que faz de melhor: os contra-ataques.

Na semana passada, Luxemburgo disse que o time teria que jogar com mais calma, mas não foi o que aconteceu novamente. Se o time se lançar à frente como fez no segundo tempo de ontem, vai dar chances para o Azulão. Que já mostrou que sabe aproveitá-las.

Anônimo disse...

Dassler, meu amigo, o Bragantino chegou longe, levou 50% da renda e ainda vai vender meio time. Tá bom demais.

Anônimo disse...

Se o Santos jogar igual jogou ontem ta ferrado. Isso se o São Caetano jogar igual jogou sabádo...

Anônimo disse...

se campeão moral realmente importasse, o rubinho era o cara mais feliz do mundo, de tanto a ferrari inventar desculpas pras marmeladas que ela fazia com ele... hauahau

mas pow, torci muito pelo bragantino, queria ver uma final nada convencional.. pena que não aconteceu, mas o são caetano pra mim é favorito contra o santos...

abração mlk

Henrique Yoshimoto disse...

aposto na vitória do Azulão se o Santos continuar jogando no piloto-automático...
mas com o Luxa no banco, nunca se sabe, né? =D

e parabéns pelo blog, Dassler!

sempre ótimos textos =]

continue assim ^^

abraço!

Thiago Barros disse...

Bragantino tinha que ter ganho =/
Parabéns pelo trabalho, Dassler!