terça-feira, 24 de abril de 2007

Manchester United (Ing) x Milan (Ita)

★ PREVIEWS – LIGA DOS CAMPEÕES
1/2 Manchester United (Ing) x Milan (Ita)

O choque entre duas diferentes e produtivas concepções de futebol é o que mais motiva público e crítica para o confronto semifinal entre Manchester United e Milan, além evidentemente da tradição das equipes. O cenário favorável para os Red Devils, reforçado pelos ótimos resultados recentes, soa como perfeito para que a traiçoeira equipe de Carlo Ancelotti atinja sua terceira final em quatro edições da Liga dos Campeões.

De um lado, estará a intensidade máxima do Manchester United, característica essencial da equipe dirigida por Alex Ferguson. Marcação sufocante à frente, deslocamentos rápidos pelos lados, busca total pelo jogo ofensivo, rotação de elenco e a magia de Cristiano Ronaldo. Alguns dos pontos que têm feito da equipe inglesa a principal favorita ao título, não só da Liga dos Campeões, mas das três frentes onde ainda batalham Ronaldo e companhia.

Diante disso, virá a campo o sempre criticado Milan, cujos resultados nos últimos anos credenciam a proposta de jogo de Carlo Ancelotti. Eficiente na defesa – só tomou um gol fora de casa na competição, os rossoneri baseiam suas ações ofensivas no aproveitamento em finalizações, fundamento que Kaká, principal valor individual da competição, domina com sobras. Se os milaneses balançarem as redes, será difícil vazar a defesa liderada por Dida, mas que já conta com Maldini e Nesta, dois monstros sagrados, a todo vapor para mais uma conquista internacional.

______________________

★ Manchester United em: “Alívios e coincidências”

Com a penca de desfalques que tem para montar a defesa, é bem provável que Sir Alex Ferguson tenha agradecido por ter logo o Milan pela frente. Tudo bem, pode ser um exagero, mas o pouco apego que o time de Carlo Ancelotti tem em atacar irá favorecer um Manchester United que não terá Vidic, Gary Neville, Silvestre, Rio Ferdinand e talvez até Evra. Inteligente que é Ferguson tratou de ressaltar a confiança que tem em reservas como O’Shea e Brown, além de elogiar – com méritos, é claro – o grandioso Van der Sar.

Se tem problemas na primeira linha, o Manchester United vem com praticamente força total do meio pra frente, ao menos entre os titulares (Saha, Park e Richardson também são problemas). E caso a superstição entre em campo, os Red Devils se lembrarão que em 1999, ano da épica tríplice coroa, também havia dois clubes italianos pelo caminho na Liga dos Campeões. E como agora, nas quartas e semifinais, embora naquele caso, fossem Internazionale e Juventus, respectivamente.

O interessante é que em 99, só quando o Manchester United bateu a Internazionale é que todos se deram conta das características e da grandeza do time liderado por Alex Ferguson. Jogava muito pelos lados do campo, mas sem tanta verticalidade como hoje. David Beckham era essencial para as jogadas aéreas, regularmente bem concluídas pelos mortais Andy Cole e Dwight Yorke.

Oito anos depois, se nota que a implacável goleada de 7 a 1 sobre a Roma, também nas quartas-de-finais, fez o mundo inteiro se voltar para o futebol intenso que pratica o Manchester United de Cristiano Ronaldo. Mais que isso: fez pesar um favoritismo enorme, um favoritismo do tamanho da história de um Ryan Giggs, ou da fibra de um Wayne Rooney, talvez até do dinamismo de um Paul Scholes. Um favoritismo que mostrarão se podem administrar, mas que hoje, é intransferível.

Time provável: Van der Sar, Fletcher (Evra), O’Shea, Brown e Heinze; C. Ronaldo, Scholes, Carrick e Giggs; Rooney e Alan Smith.
Artilheiro: Louis Saha – 4 gols
Títulos na LC: 02 (68 e 99)

______________________

★ Milan em: “Franco-atirador”

É difícil imaginar que uma equipe da grandeza rossonera entre em campo e assuma uma postura passiva, justamente em uma semifinal européia, mas é bem possível que ocorra. Há alguns fatores que reforçam a tese: o primeiro é que o primeiro jogo será em Old Trafford, onde nem o mais ingênuo dos analistas pode imaginar que o Milan force o jogo, ainda que haja uma série de desfalques na defesa inglesa. Até porque fora de casa, a formação italiana só sofreu um gol em toda a Liga dos Campeões.

O segundo fator, bastante preponderante, é a inércia dos avantes milanistas, talvez perturbados pela forma que Ronaldo exibe no âmbito doméstico. Não ter o Fenômeno à disposição representa um peso considerável para Ancelotti, em especial em uma fase aguda como essa. Sem poder confiar em Inzaghi, Gilardino e Ricardo Oliveira, o treinador do Milan opta por liberar Kaká - jogador que dificilmente se posiciona como atacante, e lançar mão do multiuso Ambrosini.

Por fim, o sucesso que obviamente o Milan mostrou diante do Bayern no jogo de volta. Atuação mais segura dos italianos na Liga dos Campeões, provou a liga que todos os setores do desenho tático adquiriram. Nesta e Maldini, recuperados, fizeram um jogo primoroso, sem sustos. Seedorf, melhor em campo, pareceu conceber melhor a função de compor as ações ofensivas do time, tal qual quer Carlo Ancelotti. Oddo, contratado em janeiro, já ataca e defende com a eficácia dos tempos de Lazio.

Jogar como franco-atirador não reduz a força do Milan, clube de melhor desempenho nesta década de Liga dos Campeões. Ancelotti parece ter encontrado a mistura perfeita entre o pragmatismo e a eficiência, pois joga com ênfase na defesa e é letal quando vai à frente. Todos estes componentes, somados a maturidade de jogadores rodados, faz com que o Milan, mesmo que jogue passivamente, não seja encarado como um azarão. Bem longe disso.

Time provável: Dida, Oddo, Nesta, Maldini e Jankulovski; Gattuso, Pirlo, Ambrosini; Kaká e Seedorf; Gilardino (Inzaghi).

Artilheiro: Kaká – 7 gols
Títulos na Liga dos Campeões: 06 (63, 69, 89, 90, 94 e 2003)

4 comentários:

Juliana Loreto disse...

texto pequeeenooo!
hauauhahaha


(L)³³³³


=*******

Maurício disse...

Putz, vo fala o quê? Sempre sensacionais teus textos de preview, tanto que leio mesmo depois do jogo ter acontecido!

Você escreve bem...já pensou em ser jornalista? heauaehauhe

Abraço poio!

obs.: E deu Manchester...NOS DETALHES, como diria um em cada dois comentaristas haha

Anônimo disse...

ótimo jogo, muito bom de se assistir os 3 melhores jogadores do mundo hj em uma partida da champions league!!!

abração dassler

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado