domingo, 1 de abril de 2007

Duelos da Liga dos Campeões: Bayern x Milan

Como geralmente faço, apresento textos preliminares com as expectativas para os duelos eliminatórios da Liga dos Campeões. Para iniciar, Bayern e Milan.

_______________

★ PREVIEWS – LIGA DOS CAMPEÕES- 1/4

Milan (Ita) x Bayern (Ale)

Quando dez títulos da Liga dos Campeões entram em campo, o espetáculo certamente está garantido. Bayern e Milan, dois dos maiores gigantes do Velho Continente, se defrontarão por um lugar entre os quatro melhores times da Europa. Neste caso, a vantagem de definir a classificação em casa pende para o time alemão, que por outro lado, terá na lembrança a temporada passada quando, no San Siro, acabou eliminado nas oitavas-de-finais, em um sonoro 4 a 1.

Mesmo que distantes do momento ideal no âmbito doméstico– hoje, ambos estariam de fora da próxima Liga dos Campeões – Bayern e Milan têm demonstrado competência no cenário europeu, terreno em que o componente da tradição sempre se mostra relevante. Carlo Ancelotti e Ottmar Hitzfeld, treinadores de larga bagagem, têm no currículo o título continental, outro aspecto que transforma o vencedor do confronto em um favorito em potencial para o título.

★ Milan em: “Mais do mesmo”

Se as coincidências significam algo, o Milan certamente deve se animar por ter pela frente o Bayern de Munique neste duelo de quartas-de-finais. Há explicação: sempre que deixam os bávaros pelo caminho, os milaneses sagram-se campeões, com exceção da última temporada, quando perderam para o Barcelona nas semifinais, mas haviam eliminado os alemães nas oitavas. A máxima aconteceu em 67-68, 89-90 e 2002-2003.

Mais uma vez, como tem sido nos últimos dois anos, Carlo Ancelotti deve irritar seus inúmeros críticos com uma formação cautelosa, mas que em muitos momentos se mostra eficiente, já que nas últimas seis edições o Milan se colocou entre os oito finalistas. Diante de uma equipe tradicional e perigosa, é bem possível que Ancelotti mantenha a estrutura tática que tem utilizado nos jogos mais importantes, em especial porque Ronaldo, hoje o principal atacante milanês, não pode atuar pela Liga dos Campeões.

Nesta e Kaladze, que estiveram muito bem na temporada passada, formarão a dupla de zaga titular, até porque Maldini tem problemas físicos. Um meio-campo competitivo deve ser composto por Brocchi – ou Ambrosini, além de Gattuso, sobretudo para explorar a qualidade técnica de Andrea Pirlo e deixar Kaká, o melhor jogador da competição até aqui, livre para decidir.

Time provável: Dida, Oddo, Nesta, Kaladze e Jankulovski; Pirlo, Gattuso, Brocchi (Ricardo Oliveira) e Seedorf; Kaká e Gilardino.

Artilheiro: Kaká – 6 gols
Posição na Serie A: 5º
Fase de grupos: 1º Milan – 10 pontos
Títulos na Liga dos Campeões: 6 (63, 69, 89, 90, 94 e 2003)

_________

★ Bayern em: “O efeito Hitzfeld “

As vibrações positivas que representam para o Bayern entrar no gramado do San Siro, precisarão se mostrar efetivamente úteis. O estádio onde os bávaros venceram seu último título europeu, em 2001, após 37 anos sem conquistas, é o local do primeiro duelo desta fase. É também onde a equipe alemã viveu seu melhor momento nessa temporada, ao vencer a Internazionale. E para sair com um resultado bom, o Bayern de Munique precisará se esforçar para superar as importantes ausências de Van Bommel e Oliver Kahn na jornada de ida.

Ainda que com dificuldades, a confiança que tem norteado o horizonte bávaro nas últimas semanas será um componente a ser pesado. Isto porque, desde a chegada de Ottmar Hitzfeld, surpreendentemente de volta ao clube, os bons resultados novamente estiveram em Munique. Resultados significativos como a classificação sobre o Real Madrid, e a vitória sobre o líder Schalke 04 na Bundesliga, mostram que Hitzfeld, que há alguns dias renovou o contrato, tem mesmo uma sintonia com o Bayern. Sintonia, aliás, que tem também com a Liga dos Campeões, vencida com os bávaros em 2001 e com o Borussia Dortmund em 1997.

Taticamente, é provável que o treinador mantenha a espinha dorsal dos duelos contra o Real Madrid, onde utilizou Salihamidzic e Schweinsteiger pelos extremos do meio-campo. Sem Van Bommel para o primeiro jogo, Hitzfeld deve naturalmente optar por Ottl, uma opção mais cautelosa, como pede a ocasião. O bom momento de Lukas Podolski também deve ser exaltado, ao passo que ter Claudio Pizarro – artilheiro da equipe na competição – como reserva, também representa uma ótima opção.

Time provável: Kahn (Rensing), Sagnol, Lúcio, Van Buyten e Lahm; Salihamidzic, Hargreaves, Van Bommel (Ottl) e Schweinsteiger; Podolski e Makaay.

Artilheiro: Pizarro – 4 gols
Posição na Bundesliga: 4º
Fase de grupos: 1º Bayern - 12 pontos
Títulos na Liga dos Campeões: 04 (74, 75, 76 e 2001)

3 comentários:

Anônimo disse...

acredito que o milan hoje seja um time melhor organizado taticamente pra defender do que pra atacar. O KaKá vem se destacando devido à escassez de um bom atacante no elenco e vem correspondendo... Já o Bayern de Munique tem peças muito boas em todas as posições, joga muito à base de toques rápidos e contra-ataques, com o schweinsteiger e o van bommel pressionando toda hora na intermediária do time adversário. Pra mim, o Bayern vai levar a melhor!

Unknown disse...

Será um jogo muito pegado no meio-campo, pois ambos os times devem ir com jogadores mais marcadores.
O Milan deve se classificar, me um jogo muitoo difícil, resultado apertado, no sufoco mesmo.
A genialidade de Kaká irá decidir e o brasileiro dará mais um passo para a artilharia na competição!
Abraço Dassler. ;]

Juliana Loreto disse...

amoo³³
fim.