sábado, 13 de setembro de 2008

Boa largada


Momentos de irregularidade não são aceitos no competitivo futebol inglês da atualidade. E foram oscilações, justamente, que privaram o Liverpool de brigar pelo título que não conquista desde 1990 e se transformou no maior objetivo de sua torcida. Aparentemente, Rafa Benítez e seus comandados perceberam que precisariam de muita concentração para brigar de igual para igual com Chelsea e Manchester United na parte mais alta da tabela.

Neste sábado, o Liverpool deu uma grande demonstração de força ao bater, de virada, o Manchester United por 2-1. Em Anfield Road, os Reds não venciam os rivais desde 2001, e Gerrard e Fernando Torres ainda puderam descansar para a estréia na Liga dos Campeões, na próxima semana.

Rafa Benítez abdicou do 4-2-3-1 característico da temporada passada, utilizando Mascherano e Xabi Alonso como volantes, mais fixos, e Benayoun e o estreante Riera - ex-Espanyol - pelas bandas. Kuyt e o recém-contratado Robbie Keane compunham uma dupla de ataque respeitável.

Alex Ferguson foi ousado: plantou Rooney como meia pela direita e deslocou, Anderson, como um raro externo-esquerdo. Tudo para encaixar Berbatov, de 38 milhões de euros, ao lado de Tevez no ataque. E justamente em jogada do búlgaro, pela linha de fundo na direita, que Carlitos concluiu, pondo em dúvidas a vitória do Liverpool em Anfield.

Com personalidade, os Reds foram ao ataque, trocando passes, utilizando os lados do campo e pondo pressão sobre os zagueiros visitantes - Ferdinand e Vidic. O volume de jogo do Liverpool era sensivelmente maior e ainda contou com vacilo de Van der Sar, oferecendo o empate aos anfitriões.

Mais seguro após o intervalo, o Liverpool conseguiu a virada, em jogada de persistência de Kuyt e Mascherano. A vitória mantém os Reds na disputa pelo título. Ao menos a largada da temporada diz que sim.

2 comentários:

Anônimo disse...

A maior prova do crescimento e fortalecimento da Liga Inglesa é o Liverpool. Nos últimos quatro anos, os Reds chegaram a duas finais da Champions League e venceram uma, e estão na fila da Premier League desde 1990.

Melhor campeonato do mundo, disparado (ainda que o brasileirão seja o mais "competitivo" de todos, na minha opinião)...

Arthur Virgílio disse...

Não entendi porque Ferguson começou com Giggs no banco. O gales entrou no segundo tempo e melhorou o poder de fogo do Manchester.

O Liverpool contratou bons reforços e pode finalmente ser campeão inglês novamente.