quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Que gelada hein, Renato?


O acerto entre Renato Gaúcho e Vasco parece melhor negócio para o clube que para o treinador, que aparentemente parte para um retrocesso em sua outrora emergente carreira. Ao Gigante da Colina, uma grande solução, com um técnico competente, apropriado para a situação e principalmente capaz de projetar um trabalho sólido para 2009.

Nos últimos tempos da gestão Eurico, apenas bons treinadores como Celso Roth e principalmente Renato Gaúcho conseguiram resultados razoáveis em São Januário. Com figurões como Tita, Valdir Espinoza, Alfredo Sampaio e Dário Lourenço, por exemplo, o Vasco nunca foi além das últimas posições, provando a fragilidade do trabalho realizado pelos cartolas cruzmaltinos.

Em sua longa passagem anterior pelo Vasco - de julho de 2005 até abril de 2007, Renato conseguiu algumas boas façanhas, como o vice-campeonato da Copa do Brasil e o sexto lugar no Brasileiro, ambos na temporada 2006. Nunca, porém, levantou uma taça, nem foi tratado como treinador de ponta. No Fluminense, quando se preparava para vencer a Libertadores, Renato Gaúcho tinha uma renovação de contrato orçada em impressionantes 500 mil reais mensais, atingindo então um status que não teve em São Januário.

Em sua volta ao Vasco, Renato não terá como dar um grande salto em sua carreira. Com paciência, no início de 2009, certamente receberia bons convites, começaria um trabalho do zero e sem responsabilidades imediatas. Aparentemente, o Gaúcho preferiu topar o desafio e seguir no Rio de Janeiro - cujas fronteiras nunca foram rompidas pelo treinador Renato.

Nenhum comentário: