domingo, 21 de outubro de 2007

Descendo a ladeira..


A vida corintiana ficou ainda mais complicada após a rodada deste domingo. Nos Aflitos, jogo equilibrado e com melhores momentos alternados de Corinthians e Náutico, que teve, porém, mais chances claras de gol, quase todas barradas por Felipe. Com a derrota, o time de Nelsinho Baptista completa a sexta rodada consecutiva entre os quatro últimos. Terá, mais seis jogos, para remontar a escalada e tentar ultrapassar Náutico, Internacional, Goiás ou Atlético Mineiro. Todos venceram, neste domingo, o que é o mais preocupante para os corintianos.

Inicialmente, Roberto Fernandes foi à campo de 4-2-1-3, apostando na velocidade de Felipe e Marcelinho como ponteiros. Ferreira, espetado entre os zagueiros, cumpria o papel que tem sido de Beto Acosta. Apostando na tendência que marcou o clássico contra o São Paulo, o treinador corintiano jogou com o mesmo desenho tático e mesmo time titular, apenas trocando Héverton por Lulinha, merecidamente titular após bons momentos contra o Internacional.

Após um primeiro tempo truncado, mas de maior inspiração dos alvirrubros, Nelsinho fez uma alteração aparentemente boa. Sacou Iran, que como quase sempre jogava mal. A entrada de Bruno Bonfim transformou Fábio Ferreira e Carlão em laterais, tendo então uma linha de quatro defensores e um pouco mais de companhia para Finazzi. O isolamento do camisa nove corintiano, aliás, tem sido o crônico problema do Corinthians, que toca bem a bola, tem uma defesa segura, mas simplesmente não cria chances de gol.

Com uma torcida vibrante e especialmente motivado, o Náutico seguia em busca pela vitória, algo que já vinha conseguindo sobre todos os seus adversários pelo rebaixamento, como Atlético Paranaense, América, Juventude e Goiás. Vencer esses times vai se mostrando vital para que o alvirrubro recupere os muitos pontos perdidos no início do campeonato. Priorizá-los é um dos vários méritos de Roberto Fernandes.

Sufocando o Corinthians nos instantes finais de jogo, o Náutico se valeu de uma atitude primária de Aílton, dos mais experientes entre os corintianos. Sem necessidade, o meia empurrou Sidny em jogada de bola áerea, dentro da área, dando a Geraldo a oportunidade para bater Felipe e selar a vitória dos pernambucanos. A quinta consecutiva nos Aflitos.

Ao Corinthians, resta somar de dez a doze pontos em dezoito possíveis [Figueirense (casa), Flamengo (fora), Atlético Paranaense (casa), Goiás (fora), Vasco (casa) e Grêmio (fora)]. Uma tarefa inglória para Nelsinho Baptista. Uma missão possível, mas quase impossível.

3 comentários:

Gerson Sicca disse...

Acho q com dez não escapa.Pois o Goiás já tem quarenta e um. Mas, tudo é possível.
O Nelsinho Baptista, pra mi, é treinador de time de granja. Não gosto dele. E como é q ele diz depois do jogo que a partida foi lá e cá? Q partida ele assistiu?
O Felipe é um monstro no gol. Logo, logo o dunga vai ter alguém pra convocar q jogue aqui no Brasil. A não ser q ele prefira o DOni(!?!?!?!).
E como o Corinthians é o time das páginas policiais, o rosinei, q já tinha rescindido o contrato, agora está desaparecido. A mulher dele até registrou ocorrência.

Futeblogpe: disse...

É Dasslão, acho que o Corinthians vai precisar de mais 4 vitórias, até porque tem apenas 9 no campeonato - contra 12 dos principais adversários diretos - e esse é o primeiro critério de desempate.

Uma tarefa complicadíssima. Primeiro pela tabela, que não ajuda, e, sobretudo, pela falta de qualidade técnica do time em alguns setores.

A defesa, pelo menos, melhorou bastante de uns jogos pra cá. Ontem, o Timão atuou na maior parte do jogo com uma linha de 4 na defesa, composta por Fábio Ferreira, Zelão, Betão e Carlão. Mas as mudanças de Nelsinho fizeram o time terminar o jogo praticamente num 3-4-3.

Tudo bem que o gol saiu de um penalty infantil do Aílton, mas achei desnecessária essa "exposição", quando o empate não era um resultado desastroso. O Náutico cresceu na segunda etapa, e poderia ter aberto o placar bem antes, não fossem as intervenções milagrosas do ótimo goleiro Felipe.

Abração

Anônimo disse...

Há algumas poucas rodadas, não considerava que o Corinthians era candidato à queda. A queda do Goiás vinha sendo tão acentuada que não via outro candidato à Série B que não o time goiano. Porém, igualou de novo. E, como igualou e o Corinthians encontra-se atrás na tabela, a situação de Felipe e companhia é perigosa. Ainda dá para escapar. Mas está cada vez mais difícil.