domingo, 28 de outubro de 2007

E a hora é de Juande Ramos


O que todos esperavam, enfim, aconteceu: Juande Ramos, após duas temporadas vindouras à frente do Sevilla, foi confirmado como treinador do Tottenham. Emergente na carreira, Ramos será, na esteira de Rafa Benítez, o segundo espanhol entre os principais clubes ingleses.

Como não poderia deixar de ser, Juande Ramos chegou em White Hart Lane elogiando o coeso e equilibrado elenco do Tottenham. Para um treinador ascendente, como é o caso do espanhol, não haveria melhor oportunidade para se afirmar na cada dia mais cotada Premier League.

Na Andaluzia, Juande Ramos deixará pra trás um trabalho excepcional, no qual suscedeu o não menos capaz Joaquín Caparrós, hoje fazendo o que pode no Athletic Bilbao. Em duas temporadas e alguns meses mais de Sevilla, foram duas Copas da Uefa, uma Copa do Rey, uma Supercopa da Espanha e outra da Europa.

Jogos como contra o Middlesbrough, pela final da Uefa, e contra o Barcelona, pela disputa da penúltima Supercopa Européia, ficaram marcados como duas das exibições mais contundentes no futebol europeu dos últimos anos. Além disso, Ramos sai do Sevilla com a sensação do dever cumprido, onde bem soube catalisar e projetar jogadores jovens e/ou emergentes, montando sempre times coesos, intensos e ofensivos. Exatamente do que precisa o Tottenham.

Já o Sevilla, com a efetivação de Manolo Jiménez, tratou de amenizar a perda que é claramente sensível. Por mais que o novo técnico viesse fazendo boas campanhas com o time B e tenha identidade com os rojiblancos, Juande Ramos ainda era o nome capaz para dar o salto definitivo para a estabilização dos sevillistas entre os times de ponta da Europa.

A intenção dos dirigentes do Tottenham, segundo se diz, é tirar Gustavo Poyet, auxiliar técnico do Leeds United, para formar com Juande Ramos a nova comissão técnica dos Spurs. O ex-meia uruguaio, de larga trajetória pavimentada no futebol inglês, pode ser útil para que Ramos faça uma transição positiva e rápida de duas concepções bem diferentes de jogo.

Em White Hart Lane, o novo treinador encontrará um elenco sem expressões individuais - como Fàbregas, Cristiano Ronaldo ou Drogba – mas com vários bons jogadores e clara margem para evolução. Se tiver liberdade para trabalhar, o que parece ter, Juande Ramos certamente poderá elevar o status do Tottenham, que tem batido na trave na tentativa de disputar a Liga dos Campeões. É a hora de Ramos.

Um comentário:

Vinicius Grissi disse...

Realmente uma boa contratação do Totenham. Um técnico que já provou do que é capaz.