quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Euro: Quem classifica?


Como no mês passado, publico aqui a atualização do texto especialmente feito para o Futebol Europeu/Trivela, traçando o panorama das Eliminatórias da Eurocopa.

"Reta final das Eliminatórias da Euro-08"

Ainda restam duas rodadas para, enfim, se conhecer todas as dezesseis seleções que disputarão a fase final da Eurocopa 2008. Nas partidas jogadas nos últimos dias, foram quatro as seleções a garantirem a classificação: Romênia, Alemanha, República Tcheca e a atual campeã Grécia.

Além das citadas, Áustria e Suíça, sedes da competição, também já estão asseguradas, restando então dez vagas em aberto para os últimos jogos em novembro. Há, ainda, países cuja classificação é mera formalidade, casos de Holanda, Espanha e Suécia, principalmente.

Para não te deixar por fora, a Trivela preparou mais um resumo de tudo que aconteceu nas duas últimas rodadas e, principalmente, das chances de classificação em cada um dos oito grupos das Eliminatórias da Eurocopa.

Grupo A, quem tem chances:

Polônia – 24 PG / 12 J de 14
Portugal – 23 PG / 12 J de 14
Finândia – 20 PG / 12 J de 14
Sérvia – 20 PG / 12 J de 14

Próximos jogos:

17/novembro
Sérvia x Cazaquistão
Finlândia x Azerbaijão
Portugal x Armênia
Polônia x Bélgica

21/novembro
Sérvia x Polônia
Portugal x Finlândia

Resultados ruins de sérvios e finlandeses, no sábado, deram uma mãozinha a Portugal, que não teve Felipão no banco, mas somou seis pontos na rodada dupla. Com três pontos de vantagem sobre seus dois perseguidores – estes citados nas linhas acima – os lusos têm, ainda, um jogo fácil contra a Armênia. Para finalizar, ainda recebe a Finlândia, em duelo, onde, teoricamente, só precisará de um simples empate, já com Scolari no banco.

Ebi Smolarek, no fim de semana, deu três pontos para a Polônia, que folgou na quarta-feira. Com três gols, ele manteve os poloneses em confortável situação, ainda líderes do Grupo A. Ainda assim, faltam dois jogos perigosos para disputar. Uma vitória, em casa, contra a Bélgica, elimina os riscos de visitar a Sérvia na última e decisiva rodada.

Grupo B, quem tem chances:
França – 25 PG / 11 J de 12
Escócia – 24 PG / 11 J de 12
Itália – 23 PG / 10 J de 12

Próximos jogos:
17/novembro
Lituânia x Ucrânia
Escócia x Itália
21/novembro
Itália x Ilhas Faroe
Ucrânia x França

Após uma contundente vitória sobre a Ucrânia dentro de casa, o pior e surpreendente ocorreu para a Escócia, tida como favorita no grupo B. A Geórgia, que já havia imposto alguma resistência aos italianos em jogo do fim de semana, venceu o time de Barry Fergunson e inverteu os papéis no grupo B. Onde, a França, tem apenas que fazer seu papel, na última rodada, frente aos já desinteressados ucranianos.

O principal duelo das últimas rodadas, porém, será no dia 17 de novembro. Nada além de três pontos interessa para a Escócia frente a Squadra Azzurra, principal beneficiada pela façanha da Geórgia, e com sobrevida declarada no grupo B.

Grupo C, quem tem chances:

Grécia – 25PG / 10J de 12
Noruega – 20PG / 10J de 12
Turquia – 18PG / 10J de 12

Próximos jogos:
17/novembro
Noruega x Turquia
Grécia x Malta

21/novembro
Malta x Noruega
Turquia x Bósnia
Hungria x Grécia

Um gol de Amanatidis, aos 79 minutos de jogo, selou a classificação da Grécia, em duelo frente aos turcos, que colheram em seus domínios um resultado horrível. Com a vaga garantida, a seleção de Otto Rehhagel conquista o direito de defender seu título europeu.

Aos turcos, só resta, agora, vencer a Noruega fora de casa, no dia 17 de novembro. Com apenas um empate, a seleção de John Arne Riise anestesia as chances da Turquia, seu único perseguidor no grupo C.

Grupo D, quem tem chances:

República Tcheca – 23PG / 10J de 12
Alemanha – 23PG / 10J de 12

Próximos jogos:

17/novembro
República Tcheca x Eslováquia
Alemanha x Chipre
País de Gales x Irlanda

21/novembro
Chipre x República Tcheca
Alemanha x País de Gales

Panorama fechado no grupo D, onde tchecos e alemães já definiram suas classificações. A Irlanda, que ainda aspirava alguma classificação, verá a Eurocopa 2008 de casa. Jogando em seus domínios, cedeu um ponto para o Nationalmannschaft, suficiente para a ratificação de uma das vagas.

Com uma surra em pleno Allianz Arena, a República Tcheca mostrou que segue um time hostil. Aniquilou os germânicos, assumindo assim a liderança da chave, e também se garantindo entre os dezesseis finalistas da Eurocopa.

Grupo E, quem tem chances:

Croácia – 26 PG / 10J de 12
Inglaterra – 23 PG / 11J de 12
Rússia – 21PG / 10J de 12

Próximos jogos:

17/novembro
Macedônia x Croácia
Israel x Rússia

21/novembro
Inglaterra x Croácia
Israel x Macedônia
Andorra x Rússia

Tudo parecia correr bem para a Inglaterra. Após somar nove pontos em seus últimos três jogos, o English Team vencia a Rússia e controlava a partida, fatal para suas pretensões de classificação. Pois, Roman Pavluchenko, em quatro minutos, fez os dois gols que aumentaram sensivelmente as chances de eliminação inglesa no grupo E.

Para classificar, a Inglaterra precisa que, em seus últimos jogos, Macedônia (11 pontos), Andorra (0 ponto) ou Israel (17 pontos), atrapalhem a vida de russos e/ou croatas. Além disso, precisará indispensavelmente vencer a consistente equipe da Croácia, já talvez classificada no dia 21 de novembro, para operar um milagre e jogar a Euro-08. Guus Hiddink tem boas chances de ampliar seu indiscutível currículo.

Grupo F, quem tem chances:

Suécia – 23PG / 10J de 12
Espanha – 22PG / 10J de 12
Dinamarca – 17PG / 10J de 12
Irlanda do Norte – 17PG / 10J de 12

Próximos jogos:

17/novembro
Espanha x Suécia
Irlanda do Norte x Dinamarca

21/novembro
Espanha x Irlanda do Norte
Dinamarca x Islândia
Suécia x Letônia

Suécia e Espanha - que venceu a Dinamarca fora de casa - fizeram bem os seus papéis e tornaram escassas as chances dos adversários no grupo F. Com dois jogos para fazer em seus domínios, a Fúria dificilmente não vencerá ao menos um, necessário para se garantir.

Com segura campanha durante todas as Eliminatórias e um recente histórico de resultados consistentes, a Suécia, líder, e anfitriã de um jogo contra a Letônia na rodada final, também dificilmente permitará um resultado adverso, o que deixa claro o panorama quase definido no grupo F. As classificações de suecos e espanhóis é mera formalidade.

Grupo G, quem tem chances:

Romênia – 26PG / 10J de 12
Holanda – 23PG / 10J de 12
Bulgária – 19PG / 10J de 12

Próximos jogos:

17/novembro
Bulgária x Romênia
Holanda x Luxemburgo

21/novembro
Bielorrússia x Holanda
Romênia x Albânia
Eslovênia x Bulgária

Um duelo em casa contra a Holanda era a situação propícia para a afirmação do time romeno, liderado por Adrian Mutu. Com a vitória e mais três pontos somados em Luxemburgo, a Romênia se colocou na ponta do grupo G, onde já é uma das classificadas.

Mesmo com o revés, a Holanda seguiu confortável após somar pontos contra a Eslovênia, em jogo não muito tenso. Basta também bater Luxemburgo, no dia 17, para a Orange enterrar as minúsculas chances da Bulgária. Panorama também selado por aqui.

2 comentários:

André Augusto disse...

Escócia e Inglaterra pisaram no tomate e a classificação está bem mais dificil...

Mto bacana o novo visual...parabéns!
Abraço!

Almir Moura disse...

Meus palpites:

A – Polônia e Portugal
B – Franca e Itália
C – Grécia* e Noruega
D – Alemanha* e Republica Tcheca*
E – Croácia e Inglaterra
F – Suécia e Espanha
G – Romênia* e Holanda

Não será fácil para italianos, ingleses e noruegueses, mas mesmo assim ainda fico com eles.

Por três motivos:

1º- A Itália dificilmente perderá da Escócia, mesmo jogando fora de casa. O escocesses assinaram sua sentença de morte ao perderem para a vice-lanterna na última rodada.

2º- Israel será um osso duríssimo para a Rússia. Por isso ainda acredito no English Team.

3º- A Turquia tem cometido alguns vacilos fatais, e com a força da torcida a Noruega saberá segurar ao mesmo um empatizinho no confronto entre as duas equipes, por isso aposto na eliminação turca.

p.s: O novo visual está aprovadíssimo. Ficou muito bom!


Abraços,
Almir Moura