terça-feira, 30 de outubro de 2007

Ouro olímpico em risco

Publico, aqui, texto originalmente do Olheiros.

Para ler a coluna completa, acesse o link:
http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=39


"Olhem para Pequim"

Júlio César, Breno, Alex Silva (Rafinha), Juan e Marcelo; Denílson e Lucas; Diego, Kaká e Anderson; Alexandre Pato. Timaço, não? Pois, sabe quantas vezes todos jogaram juntos? Nenhuma. Sabe qual o técnico desse time? Não tem. Sabe se irão três nomes mais experientes? Não, ninguém sabe.

A menos de um ano para os Jogos Olímpicos de Pequim, não há, além dos nomes, nada que represente algum planejamento para o “título que o Brasil não tem”. A única iniciativa, ao que parece, foram algumas convocações pontuais de jovens para o time principal. Casos, por exemplo, de Jô, Gladstone, Denílson e outros selecionáveis.

Ainda que se haja alguma tendência por Dunga, não parece nítida qualquer segurança em torno do nome do treinador do time principal. Segundo se comentam nos corredores, Ricardo Teixeira teme uma exposição excessiva, muito pela pressão natural que haverá pelo ouro olímpico. Um nome inexperiente como o capitão do tetra, de repente, pode não ter jogo de cintura suficiente para administrar os problemas que aparecerão.

Aliás, se falava sobre o anúncio oficial, provavelmente favorável a Dunga, após a Copa América. Ainda que tenha vencido, o treinador não convenceu ninguém. Nem mesmo Ricardo Teixeira, que aparentemente optou por aguardar alguns meses. O cartola, aliás, está bem mais preocupado com a Copa de 2014, o que, claro, relega o projeto Pequim para segundo ou terceiro plano. Já que, as Eliminatórias, são prioridade.

Mesmo que possa se questionar o que faria um treinador, sem tempo de reunir jogadores, é inevitável definir sua escolha como um primeiro passo importantíssimo. Além de materializar a preocupação com Pequim, o comandante escolhido já traçaria planejamentos, falaria com jogadores e até, de repente, negociaria liberações para o fim do primeiro semestre de 2008, época em que a preparação deve ser intensificada.

Vale lembrar que, ao contrário das últimas oportunidades, desta vez não houve torneio Pré-Olímpico, tendo servido o Sul-Americano Sub-20 como classificatório para os Jogos de Pequim. Este time, responsável por garantir o Brasil, é simplesmente outro do que irá em busca do ouro, denotando assim a estaca zero da preparação brasileira.

Talento, naturalmente, o Brasil terá outra vez. A safra de atletas é excepcional e poder contar com Kaká, já adepto do desejo pelo ouro, é maravilhoso. Porém, ao contrário de outros países fortes e com preparação caminhando, os brasileiros estarão em desvantagem, fruto de um descaso desnecessário e de passagem livre pela grande imprensa, incapaz de questionar o que já foi, ou não, feito pela seleção sub-23.

Em caso de derrota, será rodado um filme repetido: lamento por não conquistar o “título que o Brasil não tem”. Por ora, fechemos os olhos.

8 comentários:

Unknown disse...

E que seleção, hein! Me arrisco a dizer que se bem treinada poderia render mais frutos que a principal.
2008 é amanhã, 2010 tá aí, 2014 então...

Arthur Virgílio disse...

Acho que Teixeira deveria dar uma oportunidade para o grupo Olheiros montar a seleção e buscar esse caneco inédito

Dassler Marques disse...

Hahahaha

Arthur,
Eu ficaria feliz em ser o Observador Técnico

André Augusto disse...

tem de haver um técnico exclusivo para a seleção olímpica, além de preparação e amistosos planejados decentemente.

Abraço!

Jefferson Nogueira disse...

só espero realmente que não seja o Dunga o técnico desse time.Vai que ele leve o Doni...

Ricky_cord disse...

Gladstone está a ser um fiasco na sua passagem pelo Sporting, de Portugal. Bem que já me tinhama avisado que era bastante fraquinho...

Leonardo Serafim disse...

tem o felipe e o sobis tb copm idade olimpica

Gerson Sicca disse...

dassler, baita post. Bom mesmo. Eu não sei aonde a CBF está com a cabeça. Planjeamento zero para a Olimpíada. O Brasil pode ter Pato, Lucas, Kaká e Robinho, fácil, fácil.
Não é questão da CBF priorizar isso ou aquilo. Deve ter um setor do futebol pensando só na olimpíada e outro na principal.
e acho q tu não irias gostar de ser observador técnico da CBF. Ficar aturando indicação de empresário o dia todo e telefonema do ricardo teixeira para meter uma pressão não deve ser barbada.
Abraço