terça-feira, 16 de outubro de 2007

Futebol brasileiro

Publico hoje a coluna da semana no site da Trivela.
Para ler tudo, inclusive textos sobre o Náutico e o São Caetano, clique no link:
http://www.trivela.com/index.asp?Fuseaction=Futebol_Mundial_Pais&id_secao=17

"Campeonatos à parte"

Tem sido mesmo difícil achar argumentos para não apontar o São Paulo como iminente bicampeão brasileiro. As quedas de Vasco e Botafogo, aliás, minaram as emoções na disputa pelas vagas na Libertadores. Mas tem havido, nos últimos jogos, um fenômeno interessante e que traz atrativos consideráveis: todas as equipes que enfrentam os são-paulinos têm jogado verdadeiras decisões, pagando a partir disso os lucros ou prejuízos pelos resultados colhidos contra o líder do campeonato.

O primeiro a provar do veneno e, dos prós e contras da situação, foi o Botafogo. Tenso, o time de Cuca disputava a liderança do campeonato com o São Paulo. Em alta, definiu a vitória sobre o time de Muricy como a auto-afirmação que necessitava para ser mesmo decantado como o primeiro do Brasil. A derrota, a expulsão de Túlio e o que aconteceu de lá pra cá, ainda que tenham havido outros fatores – como o doping de Dodô e a trágica noite no Monumental de Nuñez – tornaram cinzento o horizonte botafoguense, de confiança jamais recuperada.

Quem também se abalou após perder do São Paulo foi o Vasco. Em São Januário, foi o time que mais envolveu a equipe de Muricy Ramalho no Brasileirão. Bolas na trave, pressão e chances desperdiçadas foram as marcas do jogo, porém vencido pelos líderes por 2 a 0. Até o início da partida, os cruzmaltinos eram quarto colocados. De lá pra cá, caíram vertiginosamente na classificação. Só a vitória contra o Botafogo melhorou as coisas. Antes, já eram 11º e tinham um aproveitamento de 6% desde a derrota fatídica.

Os jogos mais sintomáticos, porém, foram contra Flamengo e Corinthians. No Maracanã, o Fla recebeu mais de 60 mil torcedores, em noite onde o clima de decisão era notório. A disposição dos flamenguistas, de pretensões já mortas no torneio, foi incrível, assim como a segurança e a confiança adquirida após a vitória que colocou fim ao incrível período invicto do São Paulo. O Corinthians, de moral e auto-estima ínfimas, se engrandeceu e mudou completamente o astral após a vitória e o fim do tabu no clássico contra o São Paulo.

Vale, ainda, mencionar o duelo do Beira Rio. Contra o Internacional, os são-paulinos também foram sufocados e oprimidos pelo maior volume de jogo dos gaúchos, campeões do mundo, mas de campanha modesta e decepcionante no Campeonato Brasileiro. A atmosfera de final também esteve presente no estádio do Colorado, assim como a desilusão pela virada e conseqüente derrota puseram uma pá de areia nas pretensões do time de Abel Braga.

Estádios cheios, vibração excessiva, pressão adversária. Apenas algumas das situações que têm encontrado o São Paulo, que teve também jogo duro contra o Fluminense. Fatos que, se somados, contabilizam méritos para a façanha são-paulina. Ainda que falte alguém capaz de se aproveitar dos naturais pontos perdidos pelo time de Muricy Ramalho.

7 comentários:

Unknown disse...

O São Paulo será campeão brasileiro. Fato. Porém não por sua capacidade, mas sim pela incapacidade dos outros.

Mas claro, esta rivalidade criada, esta motivação acima do normal contra o time do momento faz tornar menos monótono um campeonato de pontos corridos definido no inicio do returno. É triste saber que até o fim do campeonato acho difícil ver mais que 40mil pessoas em um estádio.

Nada como ter final... nada.

Anônimo disse...

Não acho que o título do Sao Paulo vao ser por inccompetência dos outros clubes. Pode até ser um fator, mas o time é bom. Vai ser o mlhor campeão dede 2003.
Adicionei o link do blog la no mew.
Se tive um tempo passa la.

http://visaodeumcego.blogspot.com

Anônimo disse...

O próximo jogo do Cruzeiro é contra o São Paulo, no Morumbi.

Será que a Raposa vai caminhar ladeira abaixo se perder para o Tricolor?

Anônimo disse...

A Legião Tricolor, do Fluminense, organizou aquela grandiosa festa há uns dois meses atrás.

E de fato, toda partida contra o São Paulo tem sido uma decisão a parte.

Abraços Dassler

Anônimo disse...

O São Paulo mudou a história de muitos times na competição e mesmo tendo uma equipe que apresenta apenas um futebol de resultados, o time dirigido por Muricy será campeãp brasileiro.

Grande parte por seus méritos e uma outra grande fatia pela incompetência de seus adversários diretos.

Abraços....

Ricky_cord disse...

Qualquer campeão tem mérito e não é por os outros clubes não oferecerem réplica que deve ser desvalorizado.

Unknown disse...

Grande Dassler, muito boa sua análise sobre o meu queido Náutico, na Trivela.

É preciso salientar, também, que contra o Cruzeiro o Timbu esteve sem sete titulares. Cinco deles, sob ordens de Beto Fernandes, "forçaram" o terceiro amarelo diante do Juventude. Assim, não havia risco de perder jogadores para o decisivo confronto frente ao Corinthians, nos Aflitos.

Aliás, essa partida é esperada com grande ansiedade no Recife. O "jogo do ano", em que uma vitória será fundamental na briga contra o rebaixamento.

Abração!