quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Papo com Lucas Leiva


O blogueiro que vos escreve teve a honra de bater um papo com o selecionável Lucas Leiva, volante do Liverpool e também com expressiva trajetória com a camisa do Grêmio. Dotado de técnica, liderança e futebol combativo, foi também eleito Bola de Ouro da Revista Placar em 2006.

Neste trecho da entrevista que publico aqui, Lucas fala sobre a rápida adaptação que vai tendo na Inglaterra, onde, porém, as chances de jogar têm sido bem reduzidas neste início de temporada européia. De passagem, comenta também sobre as Olimpíadas, que na verdade foi o tema principal deste contato. O material, porém, estará na Revista Trivela de novembro.

Quando topou ir para o Liverpool, você tinha ciência de que as oportunidades iniciais seriam escassas?

Sinceramente não. Sabia que seria mais complicado, não jogaria tanto como no Gremio e precisaria me adaptar. Não imaginava mesmo que seria assim, mas tenho paciência e logo jogarei mais. O futebol inglês é completamente diferente, não só por ser mais rápido, mas também pelo estilo de jogo.
Como é brigar por posição com Gerrard, Mascherano, Sissoko e Xabi Alonso?

Não é fácil, não (risos). São grandes jogadores, com currículo excelente e muitos títulos. Estou tendo paciência, tendo chances aos poucos. Sou o mais jovem do plantel. Tenho treinado forte e tive algumas chances, além de outros jogos em que fiquei no banco.

O treinador também sempre conversa, diz que gosta de mim e do meu futebol. Aos poucos conquistarei meu espaço, estou adaptado e bem fisicamente. Mas fico ansioso sim, pois no Grêmio jogava todos os jogos do ano.

Você teme ter as oportunidades na seleção prejudicadas pelo baixo número de jogos que deve fazer essa temporada?

Creio que não, até porque o Dunga acompanha muito bem não só os jogos, mas o dia a dia de todos os jogadores que têm na cabeça. Se, de repente, eu estiver na lista de possíveis convocados, ele me conhece e não haverá problemas.

Como é teu contato com o Rafa Benítez e as principais diferenças no dia a dia em relação aos tempos de Grêmio?

O contato é muito bom. Ele conversa sempre comigo, diz que está feliz com meu futebol e minha adaptação. O idioma também não é problema e eu me viro bem, mesmo na vida particular. Já estou na rotina do clube, tenho tudo para crescer.

Você se assusta um pouco com a pressão monstruosa que existe em torno da medalha de ouro?

Não assusta. Naquele momento em disputávamos o Sul-Americano sub-20 e soubemos que valeria vaga em Pequim, foi uma notícia forte que recebemos, bem no meio da preparação. Veio isso e mudaram todos os papéis. A responsabilidade aumentou e éramos jogadores muito jovens.

Na verdade, estou trabalhando por essa vaga. Sei como será difícil, pois tem muita gente. Minha preocupação é conquistar uma vaga. Penso primeiro em conquistar esse espaço e ter uma oportunidade também durante as Eliminatórias.

7 comentários:

Unknown disse...

Tá aí um cara injustiçado no museu da seleção principal onde a média de idade dos volantes é elevadíssima pra quem diz estar preparando a seleção para as próximas copas.

Abraços!

http://pandegosepatuscos.blogspot.com

Almir Moura disse...

Muito boa a entrevista Dassler.

Tomara que ele engrene logo.

Abraços,

Marcelo Sant´Ana disse...

Eu gosto do futebol de Lucas.

Chega de volante burro!

De perpetuar a mediocridade.

Botas os meias em açao.

Abraço

http://www.blogdomarcelosantana.futebolbaiano.net

Leonardo Serafim disse...

Gosto muito do Lucas, mas pedir para ser titular na seleção é demais.Como sempre digo, o Mineiro desde que foi para a Europa deixou de ser bom? Torcedor é injusto.
Concordo que ele deve ser convocado, mas não para titular.

Anônimo disse...

O fato de ele não estar jogando prejudica sim.

Assim como Pato.

Mas isto na cabeça de Dunga.

Eu convocaria os dois.

* Dassler, começou o "Brasileirão dos Sonhos Real".

O primeiro jogo é entre Flamengo e Atlético-MG.

Conto contigo!

Abraços.

Leandro Silva disse...

Parabéns pelo novo visual do blog, ficou massa. Também acho que Lucas é um grande nome para a seleção, mas acho que se ele jogar por agora, enquanto ainda não tiver uma boa frequência de jogos no Liverpool, corre o risco de, em pouco tempo, as pessoas começarem a dizer que ele não é jogador de seleção. Para o futuro dele na seleção, é melhor que demore a ser titular da seleção principal.
Na seleção olímpica é unanimidade.
Diego (Renan), Rafinha, Breno, David Luiz, Marcelo; Lucas Leiva, Denilson (Danilo Rios), Diego Souza, Diego; Guilherme e Pato

Gerson Sicca disse...

Legal a entrevista. Acho q o lucas estoura em pouco tempo. É muito bom volante.