sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A hora de Jol


Um time que investe cerca de 70 milhões de euros apenas para compor o elenco, não pode, de forma nenhuma, brigar contra o rebaixamento. Foi basicamente pensado nisso que, nesta última quinta-feira, foi oficializada a saída de Martin Jol do Tottenham.

Surpreendentemente, os Spurs são o segundo expressivo clube da Premier League a trocar de treinador em apenas dez rodadas. Antes de Jol, o Chelsea já havia dispensado Jose Mourinho e admitido Avram Grant. Além destes, o Bolton também trocou Sammy Lee por Gary Megson.

Julgar a passagem de Martin Jol como ruim é, acima de tudo, uma grande injustiça. Embora sua saída – segundo se diz, em comum acordo – tenha sido correta, pois seu trabalho parecia estagnado e sem margem para uma reação, o treinador holandês fez do Tottenham, por duas vezes consecutivas, o quinto colocado da Premier League. Algo que, desde a implantação do torneio, em 1992, o clube não havia conseguido. Apenas em 1989/90, há 17 anos, os Spurs fizeram uma campanha melhor: foram 3º colocados.

Durante estes anos todos, o Tottenham sempre se manteve em posições insignificantes, ainda que tenha contado com jogadores importantes como Jürgen Klinsmann. Em quinze temporadas, a metade de cima da classificação final só viu os Spurs em cinco oportunidades. Martin Jol é um dos responsáveis por recolocar o clube do norte londrino entre os principais da cena britãnica.

Mas, ao contrário de outros expressivos treinadores da Premier League, o trabalho de Martin Jol teve um prazo de validade muito curto. Sua saída de White Hart Lane se deu em menos de quatro temporadas, passado o período em que supriu como ex-auxiliar o espaço deixado pelo francês Jacques Santini, de esquecível passagem pelo Tottenham.

Parece nítida a condição que o elenco atual do Tottenham tem para ser, pelo menos, a quinta força da Premier League. Com jogadores experientes como Robbie Keane, Dimitar Berbatov e Jermaine Jenas, o elenco dos Spurs também tem margem de crescimento, dada a enorme safra de jovens atletas colhidos em outros clubes europeus. Gareth Bale, Darren Bent, Younes Kaboul, Tom Huddlestone e Michael Dawson compõem o primeiro escalão da lista.

A instabilidade de Jol não é um fato recente e mantê-lo no cargo com certa insistência mostrou-se um equívoco. Prova disso foram as sondagens a Jose Mourinho e David Moyes, além do real convite feito ao sevillista Juande Ramos, com quem especula-se até que haja um acordo para a próxima temporada. Além disso, comenta-se que o treinador holandês não teve participação nas ações dos Spurs na última janela de transferências, algo impensável no formato dos clubes ingleses.

O fato é que o Tottenham, atual, tem bala para pensar maior. Martin Jol, cujo aproveitamento de pontos em White Hart Lane foi de 45%, deixa o clube na 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento da Premier League. Entre seus resultados na temporada, acrescente uma derrota de virada para o Arsenal no clássico londrino, um empate sofrido no final frente ao Liverpool, outra derrota contra o Manchester United e mais outra frente ao Newcastle. Era, mesmo, a hora de Jol.

7 comentários:

Anônimo disse...

Dassler....

Na Europa os treinadores tem prazo de validade maior do que no Brasil. Mas, muitas vezes chegam a estar no comando de situações insustentáveis e nessa hora é mesmo melhor sair.

ABraços...

http://comabolacheia.zip.net

Marcus Alves disse...

A permanência do Jol nos Spurs era insustentável. E não é de hoje.

Desde a pré-temporada, aliás, quando ele pediu a diretoria alguns nomes, para a lateral-esquerda, sobretudo, e não foi atendido. Recebendo, porém, uma gama de garotos que, como se sabe, precisariam se adaptar ao ambiente do clube.

Abs!

Unknown disse...

Um time totalmente reformulado precisa de um técnico novo? Não creio. Aliás, sou contra. Porém, neste caso, se fazia necessário.
Só não podem comprar o Lulinha, como se especula. Deixem o menino quieto!

Abraços!

Vinicius Grissi disse...

Com o que tem hoje, o Totenham merece mais. Mas estou impressionado como os times ingleses estão demitindo. Está parecendo o Brasil.

Muito interessante seu blog...

Leonardo Serafim disse...

Os Spurs fizeram o certo, mesmo com o bom passado de Jol. Caso ele continuasse situação poderia ser pior. Sou contra a demissões de tecnicos, mas nesse momento pode dar um noo ânimo ao time.

To montando as seleções dos estados. Passa lá no blog se tiver tempo e ajuda a monta o time de São Paulo.

Henrique Moretti disse...

se o Tottenham começar, a partir de agora, a cumprir algumas das expectativas que se feizeram em torno da equipe quando começou a Premier League, o campeonato só tem a ganhar.
Lembrando que outras equipes que investiram bem e já na pré-temporada apareciam como candidatas a subir o nível do "bolo" da competição estão correspondendo (dentro de suas possibilidades, é claro): casos de Newcastle, West Ham e Manchester City.

André Augusto disse...

Um time com a grana que foi investida naum podia estar no rebaixamento. Acho que será uma chance de ouro para Juande. Boto fé nele!

Abraço!