quinta-feira, 21 de maio de 2009

A melhor convocação da Era Dunga


O time de Dunga quase nunca jogou bem. Teve uma ou outra vitória expressiva, mas sempre com base nos erros adversários e contra-ataques, salvo provavelmente as vitórias sobre Itália e Portugal. Mas a lista do treinador para a Copa das Confederações e os jogos com Uruguai e Paraguai parece ser a melhor entre as 22 realizadas em três anos no cargo mais importante do país.

É a melhor pela coragem em entender que não dá para a seleção ser laboratório para Ronaldinho Gaúcho, que não tem espaço, atualmente, nem no Milan. E não ceder ao lobby precoce, sobretudo da imprensa, por Ronaldo. Também pela coragem em dar chances a Ramires e Victor, duas unanimidades de futebol e não de marketing. E por apostar em André Santos na posição mais problemática da amarelinha - embora o mais interessante fosse Fábio Aurélio. Há 3 anos o Corinthians não tinha um selecionável.

A sensação também é de que se repetirá a tendência de 2005, quando 13 dos 23 nomes levados por Parreira para a Copa das Confederações também foram para a Copa do Mundo. A concentração deve ser em definir uma forma tática e encontrar o padrão de jogo, pois a base está pronta e sobram poucos nomes em aberto - dois deles para a reserva de Júlio César, que não tem uma sombra confiável.

Por fim, uma constatação: o grupo da Copa de 2006 era velho demais - só sete jogadores seguem na lista de Dunga. Que os erros não se repitam desta vez.

Veja os mais chamados nas 22 listas da Era Dunga:

ROBINHO - 22
ELANO - 20
MAICON E GILBERTO SILVA - 19
DANIEL ALVES - 18
JÚLIO CÉSAR - 17
JOSUÉ E JUAN - 16
LÚCIO, DIEGO E JÚLIO BAPTISTA - 15

2 comentários:

André Augusto disse...

Eu concordo. Mas ainda acho que Gilberto Silva e Josué - desta vez jogando bem - ainda não deveriam ter tanto prestígio assim na Seleção. O Pierre ou o Criatian poderiam ser testados.

Chamaria o Fábio no lugar do Kléber tb. Mas no geral, foi uma boa lista.

Pedro Petrucci disse...

Diego, um dos mais convocados na Era Dunga, sumiu das últimas convocações.
Melhor que o Júlio Baptista ele é...