quinta-feira, 14 de maio de 2009

Muito mais do que vida ou morte


São ocasiões como o duelo entre Barcelona e Athletic Bilbao, nesta quarta-feira, em final da Copa do Rey, que revelam que o futebol, como diz a célebre frase, não é questão de vida ou morte, mas muito mais que isso. Bascos e catalães mediram forças no Mestalla e atmosfera propiciada por blaugranas e rojiblancos foi bastante peculiar: misturados e abarrotados na casa do...Valencia.

Alguns fatos davam a sensação do que o Athletic esperava para a partida: mais de 30 mil bascos viajaram até o Mestalla, outros tantos se amontoaram por Bilbao para acompanhar o jogo em telões. No fim de semana, só os reservas entraram em campo e 18 mil fanáticos prestigiaram o treino dos titulares no San Mamés.

Quando a bola rolou, a intensidade dos bascos e o gol inicial dava o tom de que o jogo poderia ser complicado para o Barça, novamente com a zaga remendada. Mas havia Daniel Alves, Messi e, especialmente Xavi em campo. Regidos pelo maestro da camisa 6, os catalães mostraram todo seu repertório ofensivo, movimentação, marcação adiantada e a magia de uma equipe que já está na história com a virtual dobradinha caseira.

O confronto com o Manchester United, em Roma, será o jogo da temporada. Mas culés e bilbaínos deram um show no Mestalla. Que noite!

Nenhum comentário: