sexta-feira, 11 de maio de 2007

Brasileirão - 12/20 - Cruzeiro


[Apresento, de terça-feira até a próxima semana, textos sobre os clubes da Série A do Brasileirão. Alguns para o blag do Mauro Beting, outros para o Papo de Bola. Todos aqui no blog!].


Brasileirão - 12/20 - Cruzeiro

Iniciar o ano com Paulo Autuori – treinador vencedor da Libertadores 97 com o clube, contratar alguns bons jogadores e contar ainda com uma ótima base campeã da Copa São Paulo de Juniores eram fatores capazes de dar segurança ao torcedor cruzeirense quanto a 2007. Mesmo que com carências em alguns setores, especialmente lateral-esquerda, a sensação geral era de que a Raposa poderia ser enquadrada como uma das melhores equipes do país.

Bastaram dois clássicos contra o Atlético Mineiro. No primeiro, a derrota, ainda durante a primeira fase do Campeonato Mineiro, acendeu o sinal amarelo de que tudo não ia tão bem quanto podia parecer. Já no segundo, finalíssima do torneio, uma goleada acachapante de 4 a 0, demissão de Autuori e lesão grave no arqueiro Fábio. Vários jovens, em quem se depositava confiança a médio prazo, foram lançados rapidamente ao time titular. Enfim, um panorama incontestavelmente preocupante.

Mesmo com todo esse cenário negativo, a situação cruzeirense, claro, é reversível. O clube, em si, tem ótima estrutura e Dorival Júnior, contratado junto ao São Caetano, parece um nome com capacidade para armar um bom time. Para isso, precisará reverter o ambiente interno negativo e explorar ao máximo a qualidade que o elenco, individualmente, já mostrou ter. Sejam os garotos como Guilherme, seja os mais experientes como Ricardinho, Geovanni e Araújo, seja os recém-chegados Marcinho e Rômulo.

Se resistir à tradicional tentação de vender os principais jogadores no meio do ano, é possível que o Cruzeiro, com um eventual bom trabalho de Dorival Júnior, alce uma posição intermediária na tabela. Visto entretanto como uma incógnita, é possível dizer que o clube celeste, dependendo do otimismo de quem analise, possa brigar, tanto em cima, quanto embaixo. É esperar pra ver.

3 comentários:

Unknown disse...

O problema do Cruzeiro é que normalmente o time se desfaz no meio do campeonato.
Falta um volante defensivo para dar segurança no setor que só conta com Renan. O time celeste cota com 2 bons meias-volantes, Ricardinho e Léo Silva, tem bons meias e conta com atacantes que são, no mínimo, razoáveis.
Na zaga tem bons jovens e contam com bons valores nas laterias e no gol.
Realmente não sei bem qual o problema cruzeirense, mas quem terá que ajustar o time é o Dorival Júnior.
Não creio que seja muito díficil.

Braitner Moreira disse...

Problema do Cruzeiro: síndrome de Garfield. A estrutura é tão boa e a direção vende tão bem que os jogadores só chegam a BH pra conseguir boa vida.

Anônimo disse...

o problema do Cruzeiro é que boa parte dos "medalhões" estão na mira do torcedor... isso é ingrediente explosivo pra uma ruptura entre time e torcida... oq é uma pena...

a mlkada é boa, acho q o marcinho pode acertar o meio quando voltar, e espero, do fundo do meu coração, que o araújo marque gols em equipes grandes, nas horas mais importantes... pq, fazer gol em tupi, democrata, etc, até eu faço...

e se tiver comprometimento, tiver profissionalisma, oq faltou no periodo do autuori, é possivel q faça uma boa campanha...

jah me dou por satisfeito com uma vaga na libertadores...


abraço!