sábado, 12 de maio de 2007

Brasileirão - 16/20 - Vasco


[Apresento, de terça-feira até a próxima semana, textos sobre os clubes da Série A do Brasileirão. Alguns para o blag do Mauro Beting, outros para o Papo de Bola. Todos aqui no blog!].

Brasileirão - 16/20 - Vasco

O marketing negativo que Celso Roth desenvolveu na carreira é impressionante. A ascendência gaúcha - em alguns lugares vistas com ressalvas, a cara de bravo, alguns trabalhos ruins e a alta rotatividade fizeram com que o treinador, que tem pontos positivos, fosse sempre contestado com famosos coros de “Burroth”. Não que seja um Telê Santana, mas com o elenco que terá em mãos, é difícil que Roth consiga reverter a imagem de incompetente.

Quando 2006 terminou, era unanimidade que o Vasco, mesmo batendo na trave no Brasileirão e na Copa do Brasil, tinha um time forte. Com a chegada do novo ano, entretanto, as coisas pioraram. Andrade, referência da cabeça-de-área, saiu do clube para jogar no...Braga! Jean, importante no ataque, foi para o...Corinthians! Diego, ótimo no apoio e perseguido pela torcida, se transferiu para o...Goiás! Não há dúvidas de que a equipe de São Januário deveria ter se esforçado para manter o trio. Então, deu no que deu.

Em meio ao oba-oba por Romário, o clube conseguiu apagar em três meses, quase dois anos de bom trabalho de Renato Gaúcho. O treinador, que claramente já havia perdido a mão, também foi embora. Por isso, será necessário construir tudo do zero novamente. Roth imagina um meio-campo forte e jogando em linha, possivelmente à inglesa. Para empregar essa filosofia, teve um bom tempo de preparação propiciado pelas eliminações da equipe.

Mesmo assim, é difícil de imaginar que haja, internamente, expectativa por grandes resultados no Brasileirão. Entre as exceções, Leandro Amaral, incrivelmente, tem jogado um belo futebol. No mais, Morais e Renato, têm potencial, mas estão devendo. Se Roth tiver o tempo que Renato Gaúcho teve, é possível que consiga posições intermediárias. Entretanto, nem mesmo assim seria difícil de imaginar a equipe brigando no fim da tabela. É complicado fazer previsões negativas para um clube grande, mas no caso vascaíno, é inevitável.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu amigo, gostei muito do teu blog. Ja vim ca varias vezes mas hoje pela primeira vez comento. Estes textos sobre as equipas do Brasileirão estao mto bons, da pra ter uma ideia como vai o campeonato a quem esta longe, como eu. Dava-te a ideia de falares tambem um pouco sobre a Serie B, afinal está la a Lusa e o Criciumas, que sao duas equipas que gosto bastante.
Quanto a Serie A, vendo muito a distancia parece-me que o Santos, Sao Paulo e Fla sao os principais candidatos ao titulo..mas o brasileirao é uma caixinha de surpresas. Eu pessoalmente gostava de ver como campeao o gremio ou o vasco, mas parece-me bastante improvavel.
Um grande abraço e parabens pelo trabalho!