segunda-feira, 5 de maio de 2008

O título do Palmeiras


O Palmeiras precisava de um troféu. Mais do que avançar de fase na Copa do Brasil, por mais que este torneio seja infinitamente mais importante que qualquer estadual, o Palmeiras precisava mesmo é gritar campeão. O palmeirense precisava e a direção palmeirense precisava. As quase 29 mil pessoas que foram ao Parque Antártica precisavam desse título.

O primeiro título Paulista desde 1996 veio, de certa forma, como já se pensava. Em janeiro, este blog apresentou as 20 equipes do Campeonato Paulista e, como fez muita gente, apontou o Palmeiras como candidato ao título. Na prática, mesmo que com percalços iniciais, o time de Vanderlei Luxemburgo decolou na hora certa, passou sua prova de fogo contra o São Paulo e aniquilou a valente Ponte Preta de Sérgio Guedes.

Agora, com a faixa de campeão no peito e a pressão sob controle, o Palmeiras tem tudo para conquistar mais objetivos na temporada. A chegada de Keirrison dará um enorme acréscimo de qualidade e jogadores como Diego Souza, Henrique e Kléber, têm tudo para render mais na Série A. Raposa velha quando o assunto é Campeonato Brasileiro, Vanderlei Luxemburgo sabe como poucos conquistar o maior número de pontos possíveis na competição. A vaga na Libertadores, que é o que daria na prática a Copa do Brasil, soa como uma meta natural para o Verdão a partir deste troféu.

Com a bola rolando, pouco foi preciso para comprovar a força superior da equipe da casa. É verdade que a Ponte Preta chamou o controle do jogo nos primeiros minutos, conseguiu alguns lances esporádicos e, com Elias e Renato, pressionou a defesa do Palmeiras. Bastou, porém, um fortuito lance de bola aérea para o castelo campineiro desabar.

Após abrir o placar, o Palmeiras deu show, inflou seu sofrido torcedor e viu Alex Mineiro assumir a artilharia na reta final. Valdívia, que esteve abaixo principalmente nos jogos de ida contra São Paulo e Ponte, levantou todos com um golaço. A festa só não foi completa pelas dezenas de torcedores feridos em confronto com a Polícia Militar.

Esse foi, neste 04 de abril de 2008, o título que o Palmeiras conquistou. O título que tanto precisava. E o título que tanto mereceu.

3 comentários:

Erich disse...

Na verdade é 4 de maio ... e não de Abril ....

Arthur Virgílio disse...

Palmeiras realmente mereceu o título, mas houve só um equivoco na data mesmo.

Leonardo Serafim disse...

O Palmeiras mereceu muito esse título. Foi melhor equipe da competição disparado. E voceê destacou muito bem a importancia do título. Com ele agora o time poderá entrar tranquilo pra disputa do nacional, que promete ser um dos melhores nesses ultimos anos. Inter, Pslmeiras, Cruzeiro, Flamengo?, Fluminense, São Paulo. Todos entram com boas chances