quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Shakhtar faz jogo modelo para Corinthians enfrentar Chelsea


No sábado, Geraldo Delamore, auxiliar de Tite, aproveitou a folga por Londres e foi seguir de perto a vitória do Chelsea sobre o Tottenham, por 4 a 2, em White Hart Lane. Se Delamore pudesse, também deveria ter ido até a Donbass Arena de Donetsk,  nesta terça-feira. Foi lá que o Shakhtar provou viver grande fase, fez 2 a 1 sobre o atual campeão europeu e deixou lições importantes para o Corinthians enfrentar o Chelsea em uma possível (ou provável) final do Mundial de Clubes em dezembro. 

A mais importante das percepções foi de que o estilo de jogo, a formatação tática e algumas peculiaridades do time ucraniano têm muito a ver com o Corinthians de Tite. Apesar de vencer por 2 a 1, o Shakhtar Donetsk teve amplo domínio, merecia placar mais dilatado e se impôs a ponto de escancarar deficiências do Chelsea remodelado pelo treinador italiano Roberto Di Matteo. Explorar essas fragilidades  dos ingleses é um ponto a ser incluído nas estratégias do técnico corintiano. 


A começar pela instabilidade de David Luiz e Terry, que compõem o miolo de zaga de maneira pouco segura, em especial pela proteção deficiente da segunda linha. Desenhado em um 4-2-3-1, o Chelsea não tem em Lampard e Mikel dois volantes de boa pegada e a recomposição de Hazard, Mata e Oscar (geralmente dois deles jogam com Ramires) é pouco combativa. Adiante de todos está Fernando Torres, que está distante de recuperar a boa forma depois da saída de Drogba para a China. Raramente consegue criar e mais atrapalha que ajuda. 

Líder do Campeonato Inglês, o Chelsea está longe de ser um bicho papão como foi o Barcelona para o Santos há um ano. Evidente que os Blues têm um meio-campo tecnicamente muito qualificado, elenco extremamente competitivo e ainda Petr Cech em seus melhores dias, entre outras virtudes. Mas o Shakhtar, por sua vez, dominou por completo com uma imposição comum aos jogos do Corinthians no título invicto da Copa Libertadores. 

Também posicionado em 4-2-3-1, o líder do Campeonato Ucraniano (21 vitórias seguidas) e de seu grupo na Liga dos Campeões (com Chelsea e Juventus) joga com impressionante poder de compactação na defesa e no ataque, tem uma linha defensiva estável e muita disposição para o desarme e a chegada à frente em velocidade. Willian, formado no Parque São Jorge, é o dono do time. Fernandinho e Hübschmann, os volantes, funcionam de forma idêntica a Paulinho-Ralf. No segundo gol contra os ingleses, o volante brasileiro do Shakhtar rouba a bola no meio, tabela e aparece na área para concluir. Um gol com a cara de Paulinho e de Corinthians. 


O Corinthians tem mais seis jogos até sua viagem para o Mundial de Clubes e questões importantes a definir sobre como irá se formatar no último terço do campo. Desde a Libertadores, Tite utilizou diversas estratégias e jogadores, mas apenas Danilo e Emerson parecem titulares - ainda assim, podem jogar em dois ou três setores diferentes. Dar uma boa olhada em Shakhtar x Chelsea certamente será importante para o treinador corintiano. 


Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu gostaria de ver um jogo de futebol: Corinthians vs Chelsea. Eu acho que vai ganhar, porque o Corinthians tem melhores jogadores. Eu sou de Barcelona, ​​mas eu acho que um dos melhores do mundo é o Corinthians. Apesar de não ter recursos para como outros clubes europeus de futebol, o Corinthians compra muito bons jogadores de futebol . Também pagam um serviço de saúde como unimed bh.