quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mais David, menos Golias


A Copa da Liga Inglesa definitivamente desafia a lógica do futebol. Em só uma semana, foram 12 gols em Arsenal 7 x 5 Reading e outros nove gols em Chelsea 5 x 4 Manchester United. Quem forçar a memória pode se lembrar de 2007, quando um Júlio Baptista em má fase marcou quatro vezes em Arsenal 6 x 3 Liverpool. Apesar dos gols em profusão, David Luiz não precisava tornar as coisas tão emocionantes assim para os torcedores do Chelsea.

Titular absoluto da Seleção, David comete erro primário em saída de bola ao tentar o drible em sua intermediária defensiva e permitir gol a Chicharito Hernández. Um erro de jogador sub-13. O que pode e deve preocupar Roberto Di Matteo e Mano Menezes é a insistência do bom zagueiro revelado pelo Vitória nesse tipo de jogada. Muito técnico com a bola e bem articulado nas entrevistas, David Luiz parece confiar em si próprio mais do que deveria. A ponto de questionar os jornalistas que nunca jogaram futebol e que, segundo ele, não poderiam criticá-lo.

Gary Neville, que jogou por duas décadas no Manchester United, bem definiu David Luiz: “ele parece controlado por uma criança de 10 anos jogando Playstation”. Mesmo com 25 anos e algumas temporadas na Europa, David não sabe potencializar seu talento ao tomar as decisões erradas nas horas erradas. Dá o bote quando deve cercar, se antecipa quando precisa recuar e, principalmente, joga como camisa 10 em momentos em que só precisa aliviar. As falhas com o Chelsea, diga-se, são mais constantes que na seleção.

A confiança que domina David Luiz em excesso, por sinal, já foi observada por vários treinadores que trabalharam com o vascaíno Dedé, seu reserva imediato mas que teve uma temporada de muitos problemas. Leandro Castán, ainda que um patamar abaixo dos dois citados, é outro com boa qualidade para a saída de bola e que teve poucos erros nesse fundamento em um ano e meio como titular do Corinthians. Mano deve acompanhar sua progressão no futebol italiano com um olhar atento.

Nenhum comentário: