terça-feira, 26 de junho de 2007

“A maldição de Vagner Love”


Eram meados de 2004 e Vagner Love se foi do Palmeiras. O atual camisa 9 da seleção brasileira na Copa América, após um ano e meio de grande desempenho no clube, foi vendido por uma bagatela ao CSKA Moscou. E deixou saudades. Em 77 jogos, anotou 48 gols, levando o Verdão de volta a primeira divisão. Mais que isso: foi um grande ídolo, coisa que, excetuando Marcos, a torcida não tinha desde que a Parmalat se foi.

De lá pra cá, após cerca de três anos e inúmeras tentativas, a lacuna segue aberta. Foram mais de vinte outros atacantes a passar pela função sem convencer jamais. A dificuldade em encontrar um camisa 9 é tida como um dos fatores principais para a baixa maré pela qual passa o time de Caio Júnior. O fenômeno negativo pode ser chamado de “A maldição de Vagner Love”.

* Fatos apenas de 2007:

1-) Alemão havia chegado e após um bom jogo contra o São Caetano, teve grave lesão em clássico diante do Corinthians. Só volta em 2008.

2-) Osmar nunca foi o centroavante dos sonhos do Palmeiras, tanto que já vivia sua segunda passagem pelo clube, após uma série de empréstimos. Tinha nove gols na temporada, quando também teve problema no joelho. Só volta em 2008.

3-) Cristiano chegou e imediatamente virou titular de Caio Júnior. O ex-paranista, entretanto, teve lesões e nunca jogou o mesmo futebol de 2006. Está totalmente desprestigiado.

4-) Alex Afonso vive sua terceira passagem no Palmeiras. Mais uma vez, só acumula críticas e piadas dos rivais.

5-) Florentín soava como uma válida aposta quando chegou ao Palmeiras. O centroavante paraguaio, entretanto não convenceu, e deixou o clube alegando muita pressão para trabalhar.

6-) Denis Marques foi o primeiro. Após ele, Alex Mineiro “chegou a colocar um pé no Parque Antártica”. Na última semana, Kleber teve tudo certo com o Palmeiras, mas optou por uma oferta maior do Santos. Todos negócios alinhavados pela direção, mas não concretizados por detalhes. Após lançar os garotos Luís e Max no último domingo, o treinador Caio Júnior contará com Rodrigão, reforço emergencial que parece incapaz de corresponder as expectativas deixadas desde a saída de Vagner Love.


* Os “amaldiçoados”

Em 2004: Osmar, Ricardinho, Renaldo, Adriano Chuva, Kahê, Alex Afonso, Thiago Gentil e Muñoz

Em 2005: Marcinho, Warley, Washington, Adriano Chuva, Gioino,Ricardinho e Thiago Gentil

Em 2006: Enílton, Neto Baiano, Cláudio, Muñoz, Roger Silva, Gioino, Washington e Alex Afonso

6 comentários:

Anônimo disse...

Falta de centroavantes não é um "privilégio" do Palmeiras (a exceção de Tuta do Grêmio, Aloísio do São Paulo e Souza do Flamengo (em péssima fase) é complicado encontrar um atacante de área, daquele que joga entre os atacantes. No Brasil, talvez Dodô seja uma exceção cada vez mais saliente.

Abraços e sucesso

Maurício disse...

Sobre o post, assino embaixo.

Agora, vejo ainda outra maldição: desde aquela derrota para o Vasco na final da Mercosul (se não me engano, a última final que o Palmeiras disputou), o Verdão começou a entregar jogos em casa. Penso eu que, principalmente no momento atual, isto se deve ao fato da cobrança que a torcida impõe ao time, esperando resultados e títulos que não vêm há tempos. Aí o nervosismo atrapalha e dá no que tem dado.

Abraços!

sonacanela.blogspot.com disse...

Wagner Love é um bom jogador?

Arthur Virgílio disse...

Meu deus, quantos jogadores. Acho que o grande problema é saber investir. Mais vale pagar um bom de 40, do que dois de vinte.

O que quero dizer, é que o Palmeiras contratou jogadores, no meu modo de ver, apenas medianos.Algumas opções do clube, como Osmar, Alex Afonso, Cláudio e Ricardinho, foram emprestados a outros clubes e também não renderam.

Anônimo disse...

Resultado de um trabalho de longo prazo da diretoria do Palmeiras de acabar com a imagem do clube. Hoje em dia, os jogadores preferem ir para outros times a ir para o Verdão. Vide Richarlyson e Kleber, somente dois exemplos.

André Augusto disse...

Ataque de risos...