sexta-feira, 1 de junho de 2007

Bate papo com Ney Franco


Este blogueiro teve a honra de, nesta sexta-feira, entrevistar por telefone Ney Franco, treinador do Flamengo. Aqui, o melhor do papo que teve como principal assunto a jovem safra de grandes goleiros do país, da qual Ney é grande conhecedor.

Nos próximos dias, outros textos, novidades e papos sobre o assunto.

Dassler Marques: Você considera que os vários grandes goleiros surgindo são apenas fruto de uma boa fase ocasional ou há, de fato, méritos e razões pra isso?

Ney Franco: Acredito que não é por acaso. É conseqüência de muito trabalho na base, especialmente nos clubes maiores. Atualmente, em cada categoria há um profissional específico da área e, todos trabalhando em conjunto, têm feito surgir essa turma toda.

DM: Passar um bom tempo na reserva de outro nome experiente também faz bem? É o caso, por exemplo, do Renan, do Diego e do Diego Cavalieri.

NF: Faz sim. O mais jovem observa o titular, sobretudo em treinos e jogos, e absorve detalhes importantes, chega melhor mentalmente. Entretanto, com a saída de jogadores, os mais jovens cada dia mais são alçados cedo.

DM: Existem, de certa forma, avanços nos métodos de treinamento para os goleiros?

NF: Sim, sem dúvida. Os treinadores mesmo evoluíram. Os preparadores físicos são cada vez melhores, cada vez mais importantes. E os preparadores de goleiros vêm nesta esteira também. Trazem sempre novas metodologias, novos tipos de materiais. A atenção a eles hoje é, sem dúvida, muito maior.

DM: Você considera que a escola brasileira de goleiros possa ser influenciada por outros países?

NF: Não acredito. Os brasileiros possuem sua própria forma de trabalho.

DM: Observamos cada dia mais que os goleiros também estão preparados pra jogar com os pés. Isso é trabalhado também? De que forma?

NF: É uma preocupação sim, afinal a regra obrigou a isso. Hoje há todo um cuidado em inserir os goleiros em treinos de dois toques, na recreação e em outros trabalhos específicos. Domínio e boa reposição são fundamentais.

DM: Existe nos grandes clubes a restrição a goleiros baixos e/ou de pequena envergadura?

NF: Existe, sem dúvida. Entre um grande e um pequeno, mesmo que os dois sejam bons, a preferência é do mais alto. Em quase todos os clubes brasileiros há essa preocupação.

DM: É cedo para cravar o futuro dessa turma toda?

NF: Acho que não. Já podemos atestar a qualidade de nomes como o Bruno, o Diego Cavalieri, o Diego, Felipe e Júlio César (Botafogo). Claro, precisaram sempre ser aprimorados. Mas já vingaram, sem dúvida.

DM: Essa nova geração é ainda melhor à de Gomes, Helton, Fábio, Júlio César (Internazionale) e Doni, por exemplo?

NF: São duas grandes safras. Essa citada na pergunta também é excelente.

5 comentários:

André Rocha disse...

Opa! Bacana, Dassler! O Ney Franco foi muito objetivo e claro nas respostas. E é mais ou menos o que penso sobre o assunto. Eu fico imaginando até onde pode ir um goleiro de um potencial enorme sendo bem trabalhado desde a base e tendo equilíbrio psicológico e boa envergadura daqui a vinte anos. Não dá para comparar, por exemplo, o Valdir Peres de 82 com o Diego Cavalieri do Palmeiras. Os goleiros atuais são MUITO melhores! Abraço!

Thiago Barros disse...

boaaaaaaaa :)
fico feliz que tenha conseguido, cara
ficou muito legal o texto
abração

Anônimo disse...

Parabens primeiramente pelo blog que é de uma enorme qualidade, e foi um bela intrevista até porque sou Flamenguista fanatico, Ney Franco prova que além de ser um excelente treinador é uma pessoa objetiva, respondeu com exatidão e com clareza, e você com perguntas cirurgicas tirou tudo do profissional!Grande Abraço e aguardo a sua visita no meu blog também! http://pitacosdobodaum.zip.net

Anônimo disse...

ôoorra!

mas tah xike demais pô
huahuahuauhahu

parabéns!

Ney Franco é um cara mto humilde, sempre soube aguardar o momento certo de deixar o Ipatinga. Vai ficar um bom tempo na Gávea, pena que não foi aproveitado pelos Perrella's....


abração meu velho!

João Xavier disse...

Legal a entrevista, Dassler. Ney Franco tem sido uma grata surpresa pela clareza e simplicidade no raciocínio. Fala pouco, mas fala bem.


Muito bom o Blog, parabéns.