terça-feira, 1 de novembro de 2011

O novo Pedro que Guardiola encontrou na terceira divisão


Isaac Cuenca não estava entre as grandes promessas do Barcelona, mas é surpresa altamente positiva dos últimos três jogos: Granada, Mallorca e, nesta terça-feira, Viktoria Plzen. Lançado surpreendentemente por Pep Guardiola, ocupou a ponta direita com futebol disciplinado e de talento que, dentro de um time bem organizado e costumeiramente brilhante, apareceu. Cuenca fez o primeiro gol pelo Barça no sábado e, agora pela Liga dos Campeões, contribuiu com assistência.

A história da grande surpresa do Barça nas últimas semanas é muito similar a de Pedro, lugar de quem justamente Cuenca ocupa - Alexis Sánchez e Afellay completam o trio de atacantes lesionados. Fora dos planos de Luis Enrique para o time B na última temporada, Isaac foi cedido e teve destaque com o CE Sabadell, pequeno time catalão que atuou, e conseguiu acesso pela primeira vez em 18 anos, na terceira divisão espanhola. O retorno ao Barcelona era natural, mas as chances com Guardiola nem tanto.

Pedro Rodríguez, o mais operário dos titulares barcelonistas, também surgiu para o time principal de maneira surpreendente e em circunstâncias parecidas com Cuenca. Quando Guardiola dirigia o time B na terceira divisão, Pedro fez os gols que decretaram, com o UD Cassà, as duas únicas derrotas dos azuis-grenás que subiriam de divisão. Foi contratado mas, por não se impor, chegou a ter a dispensa definida por dirigentes. Pep disse não e, em 2009, levou Pedrito para o time de cima. Não saiu mais.

Issac Cuenca, 20 anos e titular em três jogos consecutivos, com gol e assistência, vai pelo mesmo caminho e cava seu espaço no elenco.

Nenhum comentário: