domingo, 27 de fevereiro de 2011

Corinthians e Santos e o clássico que já se reflete


Clássicos têm o poder de mudar totalmente a realidade de duas equipes. Casos, por exemplo, de Corinthians e Santos. Os times se pegaram há uma semana, no Pacaembu, e viviam momentos bem diferentes. A inesperada e convincente vitória da equipe de Tite se refletiu no sábado: os corintianos jogaram grande partida contra o Grêmio Prudente. Para Adílson Batista, o clima na Vila Belmiro é cada pior após o decepcionante empate com o São Bernardo.

Aos poucos, Tite encorpa a equipe que, vale lembrar, perdeu metade de seus titulares de 2010. Seu Corinthians joga em 4-2-3-1 e evolui na medida que Paulinho e Ralf se acertam defensivamente e também auxiliam a linha de armadores, que surpreendentemente encontrou em Morais uma solução ao menos paleativa. A estupenda média de Liedson (7 gols em 5 jogos) é outro grande fator para a evolução corintiana. Importante notar ainda o quanto cresce a equipe na medida que evolui fisicamente: Fábio Santos, Jorge Henrique e Dentinho estão em excelentes condições nesse sentido.

O Santos, pelo contrário, já perdeu totalmente o padrão de atuações que mostrava no início do ano. Adílson Batista, em que pese as críticas exageradas, não definiu o sistema do time, que enfrentou o São Bernardo em 4-2-2-2 - tática equivocada pela característica dos jogadores. O treinador também sofre pela má fase, técnica e física, de seus volantes e laterais, e continua relutando em descansar Neymar, que já realizou 10 jogos neste ano. Um resultado ruim contra o Cerro Porteño, quarta-feira, pode abreviar a passagem de Adílson. Será que ele come ovo de páscoa na Baixada Santista?

Crédito da foto: Ricardo Saibun / Flick BR Santos FC

Nenhum comentário: