sábado, 16 de abril de 2011

A grande lição de Yaya Touré ao City


Contra o Manchester United, não havia um jogador de camisa azul com tantas conquistas quanto Yaya Touré. Você pode se lembrar de Mario Balotelli, mas o italiano era um mero reserva da Internazionale de Mourinho. Um caso bastante diferente do de Yaya, que incansavelmente ergueu sete taças em suas últimas duas temporadas de Barcelona. E que teve uma atuação primorosa, indiscutível e decisiva para que seu Manchester City desse um grito de independência ao bater o United neste sábado pelas semifinais da Copa da Inglaterra.

Nos Citizens, Yaya Touré não é mais aquele volante de posicionamento defensivo impecável, imposição física e primeiro passe correto. Joga perto do ataque, tem oito gols e sete assistências na temporada. É o meia armador de Roberto Mancini em um 4-2-3-1 que encorpa a faixa central defendida por Nigel De Jong e Gareth Barry. Ele chega sempre com força até a área, exatamente como quase abriu o marcador na etapa inicial, e da mesma forma como se aproveitou de vacilo de Carrick e avançou até o gol de Edwin Van der Sar com passadas largas e autoridade de campeão.

O goleiro holandês certamente esperava repetir Peter Schmeichel, que se despediu do futebol pelo mesmo United, há 12 anos, com uma Tríplice Coroa. Van der Sar agora vai atrás do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões, e a Copa da Inglaterra tem tudo para terminar nas mãos do City de Touré.

O marfinense, que conhece o caminho para as conquistas, ensina seus companheiros. A partidaça contra o United diante do maior público da história do dérbi mancuniano foi uma grande lição de Yaya Touré.

PS.: As sete taças de Yaya Touré no Barcelona: Mundial de Clubes 2009, Liga dos Campeões 2009, Supercopa Europeia 2009, Campeonato Espanhol 2009 e 2010, Copa do Rey 2009 e Supercopa Espanhola 2009

Melhor em campo: Yaya Touré
Melhor do Manchester United: Vidic
Pior em campo: Michael Carrick
Tática do Manchester City: 4-2-3-1
Tática do Manchester United: 4-2-3-1

Nenhum comentário: