segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pepe e a vantagem psicológica do Real Madrid


Pepe é um pitbull e cumpre ordens com extremo rigor. José Mourinho sabe disso e designou a ele um papel essencial para a estratégia madridista no Santiago Bernabéu. Repelir as investidas azuis-grenás à frente da área do Real Madrid e, por uma coincidência natural de posicionamento, seguir Lionel Messi a todo custo. Se esperava que Pepe pudesse tentar intimidar Messi e os outros barcelonistas na base da violência, como é seu habitual, mas o personagem do primeiro clássico em 18 dias fez justamente o contrário.

Pepe jogou com enorme personalidade e até com uma dose de lealdade, a ponto de Mourinho perceber a queda do seu time quando passou o luso-brasileiro para a defesa (após a expulsão de Albiol) e desguarneceu a proteção à frente da área, ponto chave para anestesiar o poder de fogo do Barça. Quando o treinador reorganiza o time, com Arbeloa na lateral, Sergio Ramos na zaga e Pepe novamente de volante, o Real joga como protagonista, recupera bolas com mais facilidade e encontra o empate em pênalti duvidoso.

Quando seu time perdia por 1 a 0, Mourinho certamente pensava em utilizar os primeiros 45 minutos como uma lição de que o Real poderia enfrentar o Barcelona. O empate conseguido com personalidade nos minutos finais dá ainda mais força para os merengues no jogo psicológico, tão importante nos clássicos. O favoritismo ainda é todo do Barça - coisa de 65% a 75% - mas os madridistas já não temem levar outra goleada como os 5 a 0 do primeiro turno. Devem agradecer muito a Pepe.

Melhor em campo: Pepe
Melhor do Barcelona: Lionel Messi
Pior em campo: Albiol
Tática do Real Madrid: 4-1-4-1
Tática do Barcelona: 4-3-3

Desenho tático reproduzido com perfeição no blog Olho Tático. Veja Pepe na proteção à área do Real

Um comentário:

Rafael Zito disse...

E para a final da Copa do Rei, Mourinho deve tirar Benzema e colocar Ozil, liberando Cristiano Ronaldo.

Aguardo pra ver se o técnico português colocará Cristiano Ronaldo centralizado no ataque e Ozil pelo lado direito ou se o alemão ficará por dentro com Ronaldo pela direita.

O fato é q Pepe fez uma excelente partida e as marcações individuais de Xabi Alonso em Xavi e de Khedira em Iniesta minimizaram o poder ofensivo da equipe da catalunha.