sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Primeiros acertos


Mano Menezes chegou ao Corinthians falando grosso e com a convicção e a serenidade que lhe marcaram durante os quase três anos no Grêmio. Ainda que o salário possa ter pesado - e pesou - em sua escolha, a identificação com o projeto de recolocar os corintianos no topo e a projeção que isso pode trazer aos envolvidos foi algo ponderado por Mano. Vale lembrar que em 1998, Vanderlei Luxemburgo atingiu a seleção brasileira através do clube, algo que se repetiu quatro anos depois, com o retorno de Carlos Alberto Parreira.

Além de opiniões seguras e ponderadas, o novo treinador acerta em cheio ao brecar, segundo conta a Folha de São Paulo desta sexta-feira, algumas negociações em andamento comandadas pela diretoria. Vale lembrar, instantaneamente, da trágica planificação de elenco feita em 2004 por Rivellino e Andrés Sanchez, então diretores do clube. O pacotão com 14 jogadores montado às vésperas do Paulistão, por pouco, não valeu rebaixamento no âmbito estadual - Grafite, com dois gols para o São Paulo contra o Juventus, salvou a equipe já comandada por Osvaldo de Oliveira do rebaixamento.

Andrés e a equipe que está no comando do clube, antes de definir o treinador para 2008, já tinha negócios concluídos: Lima e Rafinha. Embora o primeiro esteja à altura da Série B e o segundo, dada a ótima performance na Copinha desse ano, pareça uma aposta válida, certamente a opinião de Mano Menezes deveria ser ouvida antes de pôr o preto no branco. Ponderado, o técnico preferiu não descartar os reforços trazidos sem o seu crivo, algo que outros colegas de profissão talvez não fizessem.

Mano Menezes, porém, age bem ao solicitar sua participação na montagem do elenco para 2008. Alguns nomes alinhavados, como Douglas e Ricardo Bóvio, talvez não estejam adequados ao que sugerem as circunstâncias corintianas. Aliás, a volta de Coelho, além do interesse nas permanências de Felipe, Betão e Finazzi, acertadamente, construem um bom horizonte para que se mantenha o que funcionava bem durante a campanha do rebaixamento.

A permanência de Finazzi, aliás, reproduz um discurso diferente do que havia sido dito por Mário Gobbi na última quinta-feira. O novo diretor, cria de Nesi Curi, equivocadamente descartou os serviços do atacante, artilheiro da equipe na Série A. Mano Menezes, como se vê, dá passos seguros e sabe onde pisa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a contratação do Mano irà dar certo. Ele tinha perdido os estimulos no Sul e nada melhor que um Grandissimo Clube para satisfazer a ambição que ele tem.E' mesmo de ambição que o Corinthians precisa. Na minha opinião a famosa garra do Timão sumiu desde que chegou o "dinheiro facil". Agora tem tudo para se purificar. Jà no meu blog, comentando o fim do Brasileirão, o destaque foi a caida dos Mosqueteiros.
Abraço
hhtp://futbolandia.ilcannocchiale.it

Anônimo disse...

esse ano vai ser uma incógnita pro corinthians.. jogando na segunda divisão e com uma finança falida e publicamente declarada, acredito que o corinthians vai ter muita dificuldade para trazer reforços de nome e lançar pratas da casa por emergência mais uma vez pode acabar comprometendo a campanha do time.. vamos ver o q vai dar!!


abração dassler

André Augusto disse...

A contratação do Mano foi acertada. Vamos ver se os reforços colaboram para que ele faça bom trabalho no Timão.

A permanencia de Felipe e Finazzi deve ser o início de uma boa montagem do elenco alvinegro. Abraço!

Gerson Sicca disse...

O esquema de jogo do mano menezes depende de um jogador fixo na área. Finazzi é bem o estilo. Mano já teve sucesso com jogadores piores na posição.